Por Maira Araujo

Publicado em 21/02/2018. | Atualizado em 07/05/2020


Confira quais são as funcionalidades da nova Plataforma da Rock Content!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Se você chegou até aqui, é porque é nosso freelancer e precisa entender um pouco melhor como atuar na nossa nova Plataforma, a Rock Studio, certo? Maravilha! Este conteúdo é tudo o que você precisa saber para começar a produzir por lá.

Como estamos em fase de transição, escrevemos este post com orientações gerais sobre o uso dela, esclarecendo algumas dúvidas recorrentes. Vamos juntos?

Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato com o nosso time de Suporte — comunidade@rockcontent.com — ou conferir a Nossa Central de Ajuda, OK?

Primeiros passos

Quando receber o convite para a RockStudio (Plataforma nova da Rock), faça o login e complete seu cadastro incluindo seus dados bancários para a realização dos pagamentos na aba “Minha Conta”.

Não é possível acessar outras abas enquanto esses dados não forem preenchidos. O convite “expira” em algumas horas, mas, caso isso aconteça, é só clicar em “esqueci minha senha” para recuperar seu login por meio do seu e-mail.

Na aba “Convites”, ficam listados os projetos para os quais você foi convidado(a). Clique em “aceitar” para começar a ter acesso às tarefas. Na RockStudio, você só terá acesso às tarefas dos projetos em que faz parte do time de freelas, beleza?

Gerenciando suas tarefas

Na aba “Tarefas”, você conseguirá visualizar as tarefas de acordo com os status em que se encontram nas etapas de produção, dividindo-se entre: disponíveis, em andamento, feitas, em ajuste e aprovadas.

Na Rock Studio, você pode controlar as suas tarefas em diferentes tipos de visualizações: kanban, lista e calendário, respectivamente nesta ordem na imagem abaixo.

Portanto, se quiser ver todas as tarefas em uma única lista, selecione o ícone ao lado do padrão — que é o de kanban —, no canto superior direito da página. Para visualizar o calendário, clique no próximo ícone. Lá você encontra as datas de entrega de suas tarefas.

Para pegar uma tarefa, basta clicar na tarefa e depois em “pegar tarefa”.

Para visualizar os links de referência e os atributos do conteúdo (CTA, palavra-chave e estágio do final), desça a barra de rolagem até o final. Na lateral direita da página, você encontra os direcionamentos, nas abas “Ideia” e “Considerações gerais”, e as informações da persona logo embaixo.

Quando tiver terminado, clique em “finalizar etapa” para entregá-la. O botão “finalizar edição” serve para você salvar o conteúdo já produzido antes de entregar, de fato.

E atenção revisores(as)! Vocês conseguem marcar trechos do texto e fazer comentários sobre eles. É só selecionar a passagem e clicar na setinha que aparece.

Se quiser abandonar uma tarefa, em hipótese alguma clique em “finalizar etapa”. Peça ao moderador para removê-lo da tarefa. Mas lembre-se de que essa prática não é muito adequada, ok?

Os pedidos de ajustes serão feitos por meio dos comentários. Sendo assim, é preciso ficar de olho para caso o(a) cliente e/ou o(a) revisor(a) comente solicitando ajustes.

O texto continua editável (basta clicar no botão “editar”), portanto você não precisa esperar o Analista ou qualquer outra pessoa reenviá-lo para você.

Assim que se deparar com um pedido de ajustes, faça o quanto antes. Quando terminar, não se esqueça de dar um ok para o moderador e/ou o cliente, comentando na tarefa para confirmar que as alterações foram realizadas. 😉

Transitando entre as abas

Para conseguir identificar as demandas mais facilmente, você pode usar filtros que especificam o tipo de conteúdo trabalhado, o valor mínimo das tarefas e o prazo.

Para fazer comentários ou visualizá-los, clique no ícone de bate-papo, entre a bússola e o clipe, no canto superior direito da página.

Vale reforçar que, na Rock Studio, você vai encontrar as tarefas de pautas disponíveis na aba “Pedidos”. Para pegar a tarefa de pedido de ideia, portanto, você precisa clicar no botão verde “Ver pedido”, à direita da sua tela.

Entendendo regras e prazos

Na RockStudio, os prazos são variáveis e contados em dias corridos, não mais em dias úteis, como era na RC1 (Plataforma antiga). Caso precise de mais tempo para entregar um conteúdo, basta deixar um comentário marcando o moderador (se digitar “@”, aparecem os nomes de todas as pessoas envolvidas naquele projeto) ou enviar um e-mail.

Fiquem de olho também nos conteúdos que têm social posts e não deixem de preencher os campos correspondentes (que ficam logo abaixo dos “atributos do conteúdo”), observando sempre o limite mínimo e máximo de caracteres. Caso entregue uma chamada fora desse limite, isso poderá ocasionar um pedido de ajuste.

Além disso, as Plataformas não serão integradas e, até que todos os clientes sejam migrados para a RockStudio, trabalharemos de maneira paralela nas duas. Os pagamentos também serão feitos separadamente e o limite de uma não interfere no da outra.

Na aba “Pagamentos”, dentro de “Minha Conta”, você consegue visualizar seu saldo e seus pedidos de resgate.

Com relação ao número mínimo e máximo de palavras de cada post, continuam valendo as mesmas regras da RC1:

MínimoMáximo
250350
500700
10001400
15002100
20002200
30003300

Por fim, sabemos que toda mudança gera um pouco de insegurança e ansiedade, mas fique tranquilo que estaremos sempre aqui para apoiar você no que for preciso.

A Plataforma deve passar ainda por algumas alterações até chegar no formato ideal (ou mais próximo disso). Podem ter certeza de que estamos trabalhando muito para que a RockStudio seja a melhor possível para nossos clientes e freelancers. <3

Quando houver novidades, vamos informar você. Da mesma forma, fique à vontade para sugerir melhorias, combinado? Contamos com você nessa nova fase!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *