Por Nara Porto

Redatora especialista em Gestão de Pessoas, Negócios e Trabalho Remoto.

Publicado em 31/07/2019. | Atualizado em 25/07/2019


Nicho de mercado representa uma fatia de um determinado segmento. Dentro desse grupo, existem pessoas com necessidades e interesses em comum. Enquanto o segmento envolve um público maior, o nicho de mercado seleciona um grupo específico.

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

A chave para aumentar seu valor como freelancer está em se concentrar num mercado específico. Primeiro, porque é mais fácil vender para os mesmos clientes e, segundo, você diminui a concorrência ao oferecer um serviço único. Esse diferencial competitivo vai colocar você no topo do mercado.

Mas, calma. Saber como encontrar um nicho de mercado também é algo sério, caso contrário, você pode perder tempo e dinheiro. Essa escolha envolve um mix de paixão, potencialidade e rentabilidade — em outras palavras, você precisa gostar do que faz, ser bom na área e descobrir pessoas interessadas em contratar o serviço.

Se tudo isso pareceu interessante, você está no conteúdo certo porque, neste guia, vamos explicar como essa estratégia pode aumentar seu faturamento e o que fazer para escolher o seu nicho perfeito. 

Vamos começar?

Qual é o significado de nicho de mercado?

O nicho de mercado representa uma fatia de um determinado segmento. Dentro desse grupo, existem pessoas com necessidades e interesses em comum. Ao contrário do que alguns possam pensar, segmento e nicho são duas coisas diferentes, pois, enquanto o primeiro envolve um público maior, o segundo seleciona um grupo específico.

Por exemplo, vamos pensar num consultor de finanças. O mercado financeiro é o setor que este profissional atua e pode ser dividido em diversos segmentos, como crédito, câmbio e mercado monetário. Mas, ainda que todas as áreas sejam relacionadas às transações financeiras, as necessidades de cada uma podem ser distintas.

Então, dentro do segmento de crédito, este consultor percebe que tem potencial para atuar no ramo de recuperação de créditos, porque tem um vasto know-how com estratégias para reduzir a inadimplência. Ou seja, ele encontrou um grupo de pessoas que têm necessidades em comum dentro do mesmo segmento. Isso é nicho de mercado.

Então, eu te pergunto: se você precisa resolver a inadimplência de um negócio, qual profissional encheria mais seus olhos? Aquele generalista ou o que é expert no que você precisa? Essa escolha fará toda a diferença para a sua captação de clientes e explicaremos melhor sobre isso agora.

Por que ser um freelancer de nicho é importante?

O maior problema em ser um profissional amplo é que você não se aprofunda em nenhuma área. Então, seus resultados se tornam superficiais. Sabe quando você contrata um serviço que, ao final, tem a sensação de que poderia ter feito sozinho? É esse o sentimento que os clientes têm quando recebem o resultado de um serviço básico e comum. 

Em contrapartida, um profissional de nicho tem visão aprofundada na área. Por conhecer a fundo o tema, ele entra num ciclo de repetição das mesmas atividades e assuntos. Sua curva de aprendizagem fica maior e leva mais tempo para esquecer o que aprendeu até que tudo se torne tão fixo na sua mente como andar de bicicleta. 

Entendendo os benefícios

Focar numa área permite que você concentre todos os seus esforços em uma única direção. Você passa a entender cada vez mais as necessidades dos clientes e desenvolve softs skills diferenciadas de outros freelancers. Isso aumenta a sua credibilidade no mercado e reduz a concorrência, já que se torna um profissional difícil de encontrar.

Aliás, ser um freelancer raro também pode crescer o valor do seu contrato. Por exemplo, se você é um redator do nicho de direito, o cliente pode precisar de outros tipos de serviços dessa área, como social posts e textos para landing pages. Afinal, não é fácil encontrar um profissional que tenha vivência na área de produção de conteúdo, inbound marketing e ainda saiba sobre legislação.

Percebe como isso pode aumentar o seu faturamento com clientes já existentes? E, com um custo menor, porque já foram prospectados. Facilitaria muito o seu trabalho, concorda? 

Como encontrar um nicho de mercado?

A escolha do nicho requer muita pesquisa. Você precisa encontrar o cliente dos sonhos que está em uma área que você gosta e tem problemas e necessidades que sabe como resolvê-los. Isso exige esforço para um profundo autoconhecimento e pesquisa de mercado.

Porém, se tudo ainda parece confuso, não se preocupe. Basta seguir o passo a passo a seguir.

Conheça o seu perfil profissional 

Se você pensa que o perfil profissional é apenas uma parte utilizada no currículo, está enganado. Essa descrição representa o conjunto das suas competências e resume quais são seus conhecimentos técnicos, habilidades e comportamentos. Essas informações são essenciais para você descobrir um nicho de mercado relacionado a quem você é. 

Conhecimento técnico

Para começar, faça uma lista dos seus conhecimentos específicos. Eles podem ser identificados em situações como:

  • histórico profissional;
  • faculdades e especializações;
  • serviços voluntários;
  • cursos;
  • workshops.

É importante que você se concentre de fato no que aprendeu, pois de nada adianta ter conquistado um certificado se não absorveu o assunto. Filtre tudo isso ao listar seus conhecimentos técnicos.

Habilidades 

Suas habilidades estão relacionadas aos seus talentos e embora algumas pessoas pensem que são um dom, saiba que toda habilidade pode ser desenvolvida. Por isso, a resposta para descobrir essas aptidões está nas atividades que você é bom em fazer. Então, relembre seus melhores momentos profissionais e procure pontos fortes em comum

Peça também para outras pessoas te ajudarem nisso, porque outro olhar pode identificar capacidades que você ainda desconhecia. As perguntas abaixo podem colaborar.

  • Quais assuntos mais chamam a sua atenção?
  • Que tipos de tarefas você faz por prazer?
  • Quais são as atividades que você se destaca porque faz bem feito enquanto outros encontram dificuldades?

Comportamento

As atitudes que você tem em relação às situações do dia a dia também dizem qual o tipo de profissional você é. Por exemplo, ainda que você seja um jornalista com baita experiência em transformação digital, se não for curioso sobre as tendências de mercado e as profissões do futuro, pode encontrar sérios problemas para se manter atualizado e escrever sobre inovação. 

Isso significa que o seu perfil comportamental também vai influenciar nos resultados de qualquer área que for atuar, então, é melhor descobrir essas características antes de definir um nicho de mercado. Assim, você não corre o risco de escolher errado e se frustrar depois. 

Descubra os problemas e necessidades do mercado

Depois que você criou uma lista com todos os seus pontos positivos, é hora de fazer um panorama sobre o mercado para descobrir a área ideal para você. Então, suas pesquisas precisam ser direcionadas a definir quais serão os seguintes critérios de segmento:

  • localização geográfica;
  • características demográficas, como classe social e profissão;
  • estilo de vida;
  • comportamento em relação ao serviço que você oferece.

Ao fazer essa pesquisa, você conseguirá definir seu público-alvo e isso vai direcionar bastante o alcance das suas propostas. Mas, para descobrir qual o nicho de mercado em potencial, você pode utilizar o Google, já que ele é o maior site de buscas da internet. Veja!

Buscador do Google

Faça pesquisas no Google para buscar palavras-chave relacionadas a sua área. Isso vale tanto para os tópicos mais amplos, como “redatores”, como também para os assuntos mais aprofundados, por exemplo, “redator jornalista” ou “redator especialista em tecnologia”. Assim, vai descobrir o quanto as pessoas falam sobre isso na internet e se existe um mercado interessado em contratar esse tipo de serviço. 

Planejador de palavras-chave

Você já deve saber que as pesquisas de palavras-chave para SEO fornecem dados demonstrativos sobre o nível de procura para cada assunto. Agora, o que talvez você ainda não saiba é que elas também podem ajudar você a definir seu nicho de mercado. 

Por exemplo, enquanto este artigo era escrito, pesquisamos sobre a palavra “redator”. Olha alguns resultados:

  • redação publicitária: 100 a 1 mil buscas mensais;
  • contratar redator freelancer: 10 a 100 mil buscas mensais.

Google News

Experimente utilizar as mesmas palavras-chave no site da Google News. Você vai encontrar reportagens e dados atualizados sobre o nicho de mercado que está estudando. Procure por questionamentos e pesquisas que indicam a necessidade de um profissional específico para resolver os problemas. Reúna tudo o que chamou sua atenção para partirmos para o próximo passo.

Junte todas as ideias possíveis

Depois desse turbilhão de ideias, sua cabeça estará fervendo. É a hora de listar todas as opções possíveis para descobrir qual é a ideal. E a melhor forma de perceber isso é pelo brainstorming.

Essa técnica é muito utilizada para descobrir soluções por um debate em grupo. No entanto, também pode ser usada individualmente, já que o conceito é estimular a geração de ideias criativas. Para funcionar, você precisa:

  • listar muitas ideias;
  • fugir dos modelos tradicionais;
  • escrever tudo o que pensar;
  • interagir entre uma sugestão e outra;
  • manter as ideias realistas.

Como encontrar a ideia final?

Anote todas as sugestões que vieram a sua cabeça durante as suas pesquisas. Além disso, nada impede que você peça ajuda a outras pessoas para aumentar o leque de ideias. Procure por mercados pouco explorados e risque da lista as ideias que não se aplicam a sua realidade.

Nesta etapa, você já conseguirá definir o seu nicho de mercado, mas nada impede que vá além e encontre o seu oceano azul

Pesquise a concorrência

Você já deve ter procurado por um produto ou serviço que não encontrou no mercado, certo? Tente lembrar como foi a sensação. Muito provavelmente teve que improvisar ou colocar a mão na massa.

Analisar seus concorrentes é a melhor maneira de descobrir qual é a carência de um público-alvo específico dentro do mesmo nicho de mercado. Isso vai garantir que a sua proposta seja única, porque se tornará um profissional altamente qualificado em meio a multidão. Então, acompanhe como fazer isso.

Colete informações

Descubra o perfil dos profissionais que se destacam no mesmo nicho de mercado e identifique como eles atraem os clientes. Algumas dicas de locais:

Powered by Rock Convert

O objetivo é analisar a qualidade do serviço que seus concorrentes oferecem. Os comentários e depoimentos que as pessoas fazem no trabalho desses profissionais também podem fornecer informações importantes, tanto como pontos fortes quanto críticos. Portanto, fique ligado para anotar tudo o que for relevante. 

Analise a competição

Agora, é o momento de você estudar sobre tudo que identificou dos seus concorrentes e encontrar a resposta para a seguinte pergunta: como vai competir com esses profissionais?

Para descobrir isso, perceba quais são as necessidades do mercado que ainda não estão sendo atendidas. Com esse estudo, você descobrirá uma fatia do nicho de mercado que se sente insatisfeita, porque a oferta existente não supre as suas necessidades. Assim, é possível descobrir uma vantagem competitiva sobre a concorrência

Porém, lembra-se da primeira etapa em que falamos sobre perfil profissional? Depois disso, vai precisar cruzar essa descoberta com as suas competências. Por esse motivo, precisamos falar sobre core business.

Defina seu core business

Core business é a definição da parte central de um negócio, ou seja, sua principal competência que precisa ser trabalhada com prioridade. Quando você descobre isso, consegue oferecer um serviço diferenciado com base nos pontos fortes do seu perfil profissional, tornando uma missão difícil para seus concorrentes imitarem.

Então, agora que você descobriu como encontrar um nicho de mercado rentável, precisa identificar o que pode fazer de melhor dentro dele. 

Finalmente, descobrindo o ponto estratégico do seu nicho de mercado

Para descobrir seu core business, sua solução precisa focar em:

  • fornecer benefícios para os clientes;
  • oferecer um atrativo que os concorrentes terão dificuldade de imitar;
  • encontrar um detalhe que pode ser ofertado para todo o seu nicho.

Sendo assim, faça uma lista com todas as suas aptidões que devem ser utilizadas como diferencial estratégico no seu negócio. Por fim, descubra outras vantagens que você pode oferecer e que ainda não estão sendo exploradas pelos concorrentes — como suas habilidades e valores pessoais. Com base nessas respostas, você encontrará o detalhe que fará toda a diferença na sua oferta!

Depois de descobrir a sua estratégia de atuação, lembre-se de que ela será seu maior trunfo. Então, concentre todos os seus esforços nela. Mantenha-se atualizado com tendências, métodos e tudo o que for necessário para estar sempre pronto a atender seus clientes da maneira que eles precisam. Afinal, você será procurado porque é o único que pode ajudá-los.

Ao definir o nicho de mercado, você se posiciona como um profissional diferenciado e isso é ótimo para a sua marca pessoal, pois ganha destaque entre os concorrentes e supre as necessidades de um público-alvo específico. Além disso, também melhora a divulgação do seu trabalho porque ganha autoridade no mercado. Então, invista nesse detalhe e faça a diferença entre os outros freelancers.

Já que estamos falando sobre ser um profissional qualificado, que tal se juntar aos mais de 60 mil freelancers especialistas com oportunidades de trabalho todos os dias? Então, entre agora para o nosso banco de talentos!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *