Por Rita

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content.

Publicado em 15/10/2014. | Atualizado em 16/06/2017


Powered by Rock ConvertSe você desde criança gosta de ler, sempre se interessou mais pelas matérias das famigeradas áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, e ainda é curioso, entra na internet para ler sobre o índice de inflação do ano e, quando vê, já está lendo sobre as pinturas rupestres nas cavernas de um país […]

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Se você desde criança gosta de ler, sempre se interessou mais pelas matérias das famigeradas áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, e ainda é curioso, entra na internet para ler sobre o índice de inflação do ano e, quando vê, já está lendo sobre as pinturas rupestres nas cavernas de um país distante, com certeza já deve ter pensado em como usar todo esse excelente perfil para ganhar dinheiro.

Acontece que pessoas assim geralmente escrevem bem, justamente pela alta carga de leitura que têm. E a arte de escrever bem é uma habilidade cada vez mais rara de ser encontrada. Portanto, se você faz parte deste seleto grupo, confira nosso post de hoje e veja algumas razões para empenhar todo esse conhecimento e habilidade para se tornar um redator web e usar sua personalidade a seu favor.

Pratique e melhore suas habilidades — e seja pago por isso!

Algumas habilidades humanas, principalmente as artísticas — como a aptidão para o desenho ou para a pintura —, muitas vezes são vistas como dons, e aqueles que as apresentam recebem até uma certa aura de “abençoados”. Mas o que acontece é que a habilidade é construída dia a dia, a partir da afinidade com a atividade e, principalmente, do trabalho duro de sua prática. Com a escrita não é diferente.

E não é como andar de bicicleta: sem a prática, a habilidade mingua. No próprio decorrer da construção de um artigo, você aprende táticas e técnicas que serão usadas e aprimoradas na construção do próximo texto, fazendo com que cada uma de suas produções represente um avanço da sua capacidade de escrever. E o melhor: ao fazer tudo isso enquanto é um redator web, você ainda ganha uns trocados.

Saiba concatenar as suas ideais

Além de melhorar as suas ideias, ao começar a escrever para web você também aprende a expor e ligar melhor as suas ideias — e olha, vamos te contar um segredinho: isso é algo tão ou até mais importante do que saber escrever bem, viu?!

Ao contrário do que muita gente pensa, um bom texto, seja ele para um post ou para um livro, não é uma história blocada, com vários palavras e parágrafos jogadas aleatoriamente na tela. Não mesmo! O bom conteúdo é aquele que liga diferentes temas e diferentes ideias de uma forma tão coesa e simples que o leitor nem percebe quando salta de um parágrafo para outro.

E essa é apenas uma das coisas que você pode ganhar ao se tornar um redator web. Você também pode aprender sobre vários assuntos e ainda ganhar uma graninha para isso. Veja só.

Aprenda sobre vários assuntos — e seja pago para isso!

A construção de bons textos, coerentes, coesos, e que atinjam seus objetivos, é uma tarefa que exige pesquisa — tanto de língua, afinal, não nascemos sabendo todas as regras da língua escrita, quanto do próprio tema de cada obra. É necessário sempre verificar informações, ir atrás de conhecimento, buscar novidades, enfim, debruçar-se sobre o que o seu leitor — e, consequentemente, você — quer saber. Por isso, ao escrever, principalmente para a web, você ganha a oportunidade de aprender ainda mais.

E vamos falar a verdade: quantas horas do seu dia você já passa na internet, vendo coisas que, para começo de conversa, nem sabia que existiam? Seja assistindo a vídeos, lendo posts com conteúdo aparentemente inútil ou pesquisando para o seu TCC, você gosta de obter conhecimento. Isso é fato. A diferença é que, sendo um redator web, você vai usar toda essa cultura e ainda ser pago para adquiri-la — e de quebra, ainda aprender um pouco mais sobre marketing digital.

Descubra como funciona o marketing digital

Pode até parecer estranho, mas saiba que, para escrever bem para a web não basta apenas escrever bem. Pareceu estranho? Não se preocupe, isso vai fazer sentido.

O fato é que o redator que estiver realmente afim de entrar nesse mundo também precisa entender (ou pelo menos aprender) a respeito do marketing digital, que é a ferramenta que move tudo isso. Mas será que é difícil aprender isso?

Que nada! Tanto a Rock Content quanto o Hubspot são alguns dos grandes nomes do marketing digital que disponibilizam conteúdo e certificados de Inbound Marketing gratuitamente para os interessados em saber mais sobre esse tema. Algo que, diga-se de passagem, vai se tornar cada vez mais importante no mercado da web, então, é melhor se preparar desde já.

Ganhe dinheiro com o que você gosta de fazer 

Não sei se já mencionei antes, mas, ao se tornar um redator web, você é pago para fazer o que você, se chegou a essa altura do texto, realmente gosta de fazer! Não é fenomenal?

Ganhar dinheiro fazendo o que realmente gosta é uma meta e um desafio para muita gente, mas para você, que escreve bem, pode estar a um clique do seu alcance. Basta ter vontade e curiosidade de procurar as oportunidades e se dedicar a elas, para, enfim, colher o louro merecido.

Ah, e claro, ser bastante profissional.

Aqueles que são mais profissionais com certeza vão se dar bem

É, a gente sabe que todo mundo quer tentar uma vaga dessa de redator web, afinal, quem não gostaria de ganhar uma grana trabalhando de casa, certo? Mas para que isso funcione é bom ter em mente que até os profissionais freelancer ainda precisam ser profissionais para manter a sua carreira.

Atraso nas entregas? Textos mal escritos? Conteúdo sem pesquisa? Falta de CTA nos textos? Certeza com “s”? Nada disso pode acontecer na vida de quem resolve viver de freela e escrever para a web. Portanto, antes de começar a arriscar suas fichas nesse meio, saiba que o trabalho existe, mas nem por isso ele é fácil.

Então, curtiu as nossas dicas? Pois se, depois de ler este texto, você não tem mais dúvidas e quer começar a escrever para a internet o quanto antes, faça o seu cadastro na Plataforma Rock Content agora mesmo. Continue atento aos nossos posts e curta nossa página no Facebook para receber mais dicas sobre como se tornar um redator web.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *