Coluna Freela

O que fazer enquanto espera: um miniguia para o freela ansioso

Toda semana, elegemos um freela para escrever para a gente com pauta livre. Assim, conhecemos melhor a nossa Comunidade e você também. Essa é a história da Samantha Panzini!

Você é freela e tem ataques de ansiedade naqueles momentos em que as tarefas cismam em não aparecer? Ou fez uma candidatura na plataforma da Rock Content e está roendo as unhas esperando a resposta? Então, preste atenção, porque este post é para você!


Estamos vivendo em uma época em que tudo acontece muito rápido e o resultado disso é uma constante necessidade de gratificação (ou resposta) imediata. Nos últimos dias, acompanhando os comentários na nossa comunidade de freelas, percebi que aqueles dias com menos trabalho têm gerado muita ansiedade, principalmente nos Rocking Freelas mais novos.

Por isso, resolvi contar aqui um pouco da minha experiência como freela ansiosa e compartilhar algumas dicas marotas que ensinam a usar o tempo livre a favor da sua carreira. Continue comigo!

“I’ve been there”!

Eu gosto muito dessa expressão em inglês utilizada para expressar empatia com o sentimento de outra pessoa. Porque, para mim, “I’ve been there” é mais que um simples “eu te entendo”, e está mais para “cara, tamo junto!”.

E realmente estamos! Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa e, quando enviei minha primeira candidatura para redatora freelancer da Rock, eu conferi meu e-mail a cada dois minutos até receber a resposta.

Mas, gente, a Rock Content tem a maior comunidade de freelancers de Produção de Conteúdo da América Latina e recebe milhares de candidaturas todos os dias. Então, nem preciso dizer que o tão aguardado “Parabéns! Sua candidatura foi aprovada!” chegou bem no limite do prazo, né? Quando eu já estava arrancando os cabelos com pinça…

Como eu era nova no Marketing de Conteúdo e não conhecia ninguém que já tivesse trabalhado com a Rock, pensei que já teriam várias tarefas disponíveis. Contudo, como em qualquer novo trabalho, você não começa a todo vapor, o motor vai aquecendo com o tempo.

Depois de alguns dias gastando o F5 do meu notebook, e quase desanimando, resolvi dedicar um tempo para conhecer melhor a Comunidade de Freelancers Rock Content do Facebook (ela é supersecreta e aberta somente aos freelas da Rock). Minha vida mudou!


Você não está só!

Se tem uma coisa que posso dizer, sem sombra de dúvida, sobre os Rock Freelas é que somos muito unidos! Mal cheguei na comunidade e fui imediatamente acolhida pelos mais experientes, que me explicaram que a quantidade de tarefas aumenta com o tempo — se eu fizer por merecer também, claro — e, principalmente, me deram muitas dicas de como aproveitar melhor esses períodos “ociosos”.

Hoje sei também que, mesmo participando de diversos projetos, esses gaps podem acontecer, por diversos motivos, como nos intervalos dos calendários editoriais do projeto ou nas férias coletivas do cliente, por exemplo. Então, nada de desespero.

Ocupe e valorize seu tempo!

Agora, você lembra que eu falei sobre a união dos Rock Freelas (isso dá nome de escola de samba)? Então! Para ajudar os mais aflitos, vou compartilhar aqui as principais dicas que recebi nos primeiros meses para aproveitar melhor o tempo ocioso (e não enlouquecer). Vamos lá!

1. Coloque a casa em ordem

Pegue a vassoura, o balde…calma, calma, é brincadeira! A dica não é fazer faxina nas horas vagas (só se quiser). Mas essa é uma boa hora para organizar seu trabalho.

Afinal, não ter ninguém controlando seu trabalho pode ser ótimo ou pode ser uma catástrofe. E como freela, muitas vezes não conseguimos manter nossos controles financeiros e de produção em dia.

Então, aproveite esse tempo para se organizar. A Rock Content oferece diversas ferramentas gratuitas para esse fim como, por exemplo, a Planilha de Controle Financeiro para Freelancers, em que você controla sua evolução financeira mês a mês e o Planner 2019.

Não há problema nenhum se preferir utilizar outros tipos de controle, como planilhas próprias, post-its, bloquinhos de notas ou papel de pão. O importante é não deixar de fazer a gestão de suas tarefas e de seu planejamento financeiro.

2. Procure o que aprender

Como minha avó já dizia: “mente vazia, oficina do tinhoso” (e não é o bonitão daquela série). Então, trate de ocupar essa cabecinha ansiosa! E nada melhor para isso do que adquirir mais conhecimento.


Para trabalhar com Produção de Conteúdo é imprescindível estar sempre atualizado. E não é difícil encontrar na internet conteúdos de qualidade, oferecidos gratuitamente. Você já fez todos os cursos incríveis da Universidade Rock Content?

Além disso, você estará se aperfeiçoando profissionalmente para produzir conteúdos cada vez melhores e, consequentemente, ter maior visibilidade e chances de receber convites para novos projetos.

3. Exercite corpo e mente

Não precisa virar rato de academia ou correr uma maratona, mas é uma boa oportunidade para criar aquela rotina de exercícios físicos que estava protelando a tempos. Meia hora de caminhada não mata ninguém, e pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e para sua produção (mas isso rende assunto para outro post).

Você pode até burlar o exercício físico, mas jamais deixe de exercitar sua mente criativa! Não é porque não tem tarefa que você não vai escrever. Aproveite e coloque no papel (ou na tela) aquelas suas ideias incríveis, crie artigos para o LinkedIn, escreva para um blog pessoal ou conte sua história no Coluna Freela.

4. Aumente suas chances

Você já viu quantas oportunidades para freelancers a Rock Content oferece? Na plataforma é possível se candidatar para diversas modalidades e/ou especialidades. E não tem muito segredo, quanto mais candidaturas aprovadas, maior a chance de novos projetos e mais tarefas.

Portanto, use o tempo livre para tentar outras modalidades (se já tiver aprovação em redação, que tal aplicar em revisão?) ou novas especialidades. A propósito, não tenha medo de escrever para diversos assuntos! Aprender coisas novas todos os dias é uma das melhores características da produção de conteúdo. Apenas evite temas que realmente não conhece.


5. Chegue mais e participe

Assim que o freela é aprovado na Rock recebe um convite para participar da nossa comunidade (supersecreta) do Facebook. Quando receber o seu (ou se já tiver recebido), não deixe entrar e participar.

Por lá você encontrará não somente os freelas sensacionais, mas também os analistas da Rock, que são extremamente acessíveis (e uns amores!). É um ótimo canal para entender melhor todos os processos, receber dicas, tirar dúvidas, ver e ser visto!

Eu sei que parte da ansiedade que sentimos quando o trabalho não aparece é por causa daqueles papéis, mais conhecidos como boletos, que não param de chegar. Mas, eu garanto, por experiência própria, que com essas dicas, foco e dedicação, esses períodos ociosos serão cada vez mais raros.

Enquanto isso, lá no blog da Comunidade você encontra vários artigos incríveis com alternativas para ganhar dinheiro como freela. E você, que ainda não é um Rock Freela, não perca mais tempo e junte-se a nossa fantástica comunidade!

Samantha Panzini

Samantha Panzini

Redatora freelancer de conteúdo para blogs e mídias sociais.

Essa foi a história da Samantha!
Você tem alguma história de vida como freelancer que gostaria de compartilhar com a gente? Confira o form abaixo.

powered by Typeform