Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 18/01/2019. | Atualizado em 28/03/2019


Toda semana, elegemos um freela para escrever para a gente com pauta livre. Assim, conhecemos melhor a nossa Comunidade e você também. Essa é a história da Katiuscia Couto!

Recém-formada em jornalismo, cinco anos de empresa, um pedido de demissão. Assim começa a minha história como freelancer.

Não preciso nem dizer o quanto fui julgada pelo meu ‘ato de coragem’, o quanto de olhares de “ela não sabe o que está fazendo” eu enfrentei, mas ou eu vivia e realizava o sonho de uma empresa, ou o meu.

Trabalhei por cinco anos em uma empresa no setor comercial, não tive experiência no jornalismo e tive muito medo de jogar meu diploma fora por me acomodar nos benefícios da CLT. Foi então que mesmo sem planejamento, há um ano, pedi demissão (não faça isso em casa).

A vida é assim mesmo, cheia de surpresas e o meu ciclo encerrou antes do meu planejamento. Eu já estava arquitetando um plano com o objetivo de pedir demissão, porém estava prestes a sofrer crises de ansiedade e algumas mudanças na gestão da empresa me fizeram antecipar o pedido.

Então se você quer entender melhor minha jornada e como escapei do desemprego ao me tornar minha própria chefe, continue a leitura e saiba como não tornar isso o fim do mundo.

Faça uma reserva de emergência

Seja qual for a sua condição, demissão por parte da empresa ou pedido de demissão, faça uma reserva de emergência com a sua rescisão.

Quite todos os seus boletos, reduza as contas desnecessárias, negocie as contas fixas — assim também diminui os gastos — já que a vida de freela é aprender a não ter salário fixo e isso vai ser fundamental para sua nova realidade.

Nathalia Arcuri, a musa das finanças no Youtube, recomendaria que você fizesse uma reserva de emergência de pelo menos seis meses, assim teria tempo de se organizar com os jobs sem sofrer quando não tiver clientes.

Nota do editor:
Fizemos uma parceria com a Nathalia Arcuri e o Me Poupe! Confira a nossa Planilha de Controle de Gastos Mensais e assuma de vez o controle financeiro de sua vida. 😉

Planilha de Controle de Gastos MensaisPowered by Rock Convert

Tenha um planejamento de carreira

Saber o que vai fazer e onde quer chegar é fundamental para que não perca o foco e veja resultado no seu trabalho. Como freelancer pode escolher ser redatora, por exemplo, e trabalhar com empresas, como a Rock Content, que contratam pessoas a fim de gerar conteúdo em texto.

Lembre-se de que, a partir de agora, você vai ser todos os setores de uma empresa. Por isso, manter o foco em uma especialidade vai trazer mais resultados do que atirar para todos os lados. É importante também evitar pensar em só em conseguir dinheiro.

Seja o melhor que você puder naquilo que faz e para isso faça todos os dias. Tenha metas e objetivos na sua nova carreira e não descanse até alcançar. Você pode!

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

Tenha uma rotina

Trabalhar em casa exige muita força de vontade e disciplina. É preciso mudar o seu pensamento e encarar sua mesa e seu computador como um local de trabalho, mesmo que ele esteja alocado no seu quarto, por exemplo.

Determinar horários para começar e encerrar seu expediente também é importante, assim consegue cumprir com seus prazos e não deixa coisa acumulada tendo que trabalhar até tarde.

No início eu tinha horário de começar e não tinha de terminar. Hoje já consigo eliminar boa parte das distrações (celular, atender à família ou fazer mais de uma coisa junto) e encerro meu expediente cedo.

Por trabalhar em casa você vai querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo e pode acabar confundindo os serviços domésticos com seu trabalho, por exemplo. Por isso, avise a família que enquanto está trabalhando não vai poder dar atenção a eles e nem fazer qualquer coisa que não seja seu trabalho, como se estivesse fora mesmo.

Com o tempo e repetindo isso sempre, acabará acostumando. Assim, os barulhos externos que antes eram difíceis para sua concentração passarão despercebidos.

Estude sempre

O Marketing Digital está em constante mudança. Todos os dias alguma plataforma sofre alterações e você precisa estar informada disso.

Além do mais, para se diferenciar dos demais redatores do mercado você precisa ter uma escrita excelente e entender o mercado de produção de conteúdo.

Você pode aprender de graça com especialistas da área ou com livros, o importante é dedicar alguns minutos dos seu tempo, todos os dias, para se atualizar, até porque lendo você também se torna um redator melhor.

Com quem aprendi:

Banner para os cursos da Universidade Rock Content

Tenha um planejamento financeiro

Como eu disse, depois de pedir demissão de um emprego CLT e passar a atuar como freelancer, você será todos os setores de uma empresa — e isso inclui o financeiro. Por isso, saber lidar com o dinheiro vai ser essencial para que você construa sua carreira de freelancer.

Seus gastos são fixos, mas sua receita não. É preciso aprender a lidar com essa instabilidade o quanto antes. E aqui vai uma dica de como aprender de forma prática: assista aos vídeos da Nathalia Arcuri no Youtube, ela tem o maior canal de finanças, o Me poupe! e playlist especial para autônomos.

Indicação de leitura!
Coluna da Nathalia Arcuri no Comunidade:
👉 Como cobrar mais caro pelo serviço de freela e autônomo (e receber em dia)!

Seja resiliente

A vida de autônomo é feita de altos e baixos já que não é sempre que você vai ter clientes fixos. Acredite: o quanto antes você souber lidar com essa situação será melhor.

É preciso entender que ciclos se encerram e com seus clientes também vai ser assim. Aprenda com cada um deles, dê o seu melhor para construir uma relação de trabalho longa, mas se chegar ao fim tudo bem, o próximo vai ser melhor.

No começo eu ficava muito chateada, hoje consigo ver com outros olhos e agradeço por cada um que passou pelo meu caminho. Afinal, todos foram essenciais para a construção da minha experiência.

Além disso, não se acomode, não deixe seu planejamento financeiro de lado, busque sempre ser melhor e conseguir melhores clientes. Seja produtivo e comprometido com suas tarefas para garantir resultados.

Faça networking

Ainda vai ouvir muito de networking por aí e vai precisar realmente dele. Se relacionar com outros freelancers ou redatores é essencial para a construção da sua marca. Sim, você é a sua marca a partir de agora.

Muitas indicações partem de contatos que faz com essas pessoas, sejam virtuais ou não. Por isso, mantenha seu perfil profissional no Linkedin atualizado e use a rede para mostrar as suas especialidades. Eu produzo conteúdos por lá e já consegui boas oportunidades.

Além disso, participe de grupos no Facebook e troque experiências. Às vezes, dá até para conseguir algum trabalho por lá. A Rock Content tem um grupo exclusivo dos freelancers da plataforma, por exemplo.

Ter planejamento, uma rotina produtiva e persistente vai ajudar você a construir uma carreira como autônomo em tempo integral antes mesmo do que imagina. Trabalhei todos os dias a fim de adquirir experiência e, automaticamente, mais ganhei mais oportunidades. Você também consegue.

Quer fazer parte dessa comunidade e começar sua carreira de freelancer hoje mesmo? Faça seu cadastro agora.

Katiuscia Couto

Katiuscia Couto

Jornalista, redatora freelancer e  profissional de marketing.

Essa foi a história da Katiuscia!
Você tem alguma história de vida como freelancer que gostaria de compartilhar com a gente? Confira o form abaixo.

powered by Typeform

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *