mindset criativo

Mindset criativo: como estimular e manter o seu?

Mindset criativo é um tipo de mentalidade que inclui ter a habilidade de criar novas soluções diante de um mesmo problema, é possibilitar insights valiosos — sendo que o mais importante é saber empregá-los em atitudes inovadoras.

Por que algumas pessoas chegam tão longe em sua trajetória profissional, enquanto outras permanecem com a carreira estagnada? Existe alguma fórmula secreta ou elas seriam simplesmente predestinadas ao sucesso? Podemos levantar várias hipóteses para essa questão, e uma delas é o mindset criativo.

Para conquistar resultados diferentes, é necessário mudar alguma coisa no percurso, e é isso que fazem as pessoas com mentalidade progressiva. Ficou confuso com esses termos? Então, o que você acha de acompanhar este post até o final, entender o que é mindset criativo e descobrir como ele pode ser estimulado? Vamos lá!

Qual a origem desse conceito?

Antes de relacionar o mindset ao processo criativo, você deve compreender o que significa esse conceito. O termo quer dizer “mentalidade” e é utilizado para descrever um modelo de pensamento, ou seja, engloba um conjunto de atitudes mentais que direcionam nossas ideias e comportamentos.

Essa configuração do modo de pensar pode ser a porta para o sucesso, tanto na vida pessoal quanto na esfera profissional. Isso quer dizer que basta alimentar pensamentos construtivos que as coisas boas acontecem, certo? Calma! Não é tão simples assim.

O pensar é a base para suas ações. Mas, para ver resultados, você precisa direcionar os esforços no rumo dos seus objetivos. Uma ideia só ganha funcionalidade se vier acompanhada de atitudes estratégicas.

E de onde surgiu o conceito de mindset? Essa filosofia foi desenvolvida por Carol S. Dweck — psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Depois de muitos estudos sobre o tema, ela observou que parte das pessoas apresenta uma mentalidade fixa, enquanto outras sustentam um modelo mental progressivo. Vamos entender melhor esse contraste!

Em resumo, indivíduos com mindset fixo colocam limitação em seus caminhos. Eles são mais resistentes a mudanças e novidades, não acreditam em sua capacidade de desenvolver novas potencialidades e apresentam um posicionamento inclinado ao pessimismo.

Pessoas com mentalidade progressiva, por sua vez, acreditam que podem sempre melhorar seus pontos fracos e alcançar um potencial maior em si mesmas. Elas assumem a responsabilidade pelas escolhas que fazem e não atribuem suas falhas aos outros ou às circunstâncias.

Se você se identificou mais com o modelo mental progressivo, ótimo! Mas, assim como o seu humor, a mentalidade não está imune às oscilações. O mindset pode sofrer alterações de acordo com os momentos que enfrentamos.

O que é um mindset criativo?

Mindset criativo é um tipo de mentalidade que inclui ter a habilidade de criar novas soluções diante de um mesmo problema, é possibilitar insights valiosos — sendo que o mais importante é saber empregá-los em atitudes inovadoras.

A pergunta agora é: por que o mindset progressivo pode levar ao sucesso? A pessoa com esse modelo de pensamento não é bloqueada pelos obstáculos. Ela inventa alguma forma de driblá-los ou modificá-los em prol de seus objetivos.

Só que na prática não é tão simples assim. Mesmo que você já tenha reflexos de uma mente criativa, é preciso muito estímulo para que o seu pensar se transforme em agir. Quer saber como isso é possível? Veja a seguir!

Quais os segredos para estimular a mentalidade progressiva?

Na verdade, não existe segredo. É questão de treino e mudança de postura. Modificar um padrão mental é algo que não pode ser feito de um dia para o outro. Requer a desconstrução de crenças limitantes e a reformulação da sua forma de ver o mundo. Conheça algumas práticas que podem ajudar!

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é a melhor forma de identificar os seus bloqueios e avaliar estratégias de enfrentamento para derrubá-los. Da mesma forma, a prática de conhecer a si mesmo permite que você tenha consciência dos seus pontos fortes e saiba explorá-los de maneira inteligente.

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Marketing Pessoal: o que é, sua importância e 14 dicas para o sucesso
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

Saia da rotina

Mantenha-se aberto a situações novas e diversifique suas experiências. A verdade é que temos sempre o “não” na ponta da língua e fazer objeção a uma ideia que nos tire da zona de conforto se tornou uma reação quase automática.

O problema é que isso mantém nossa mente condicionada aos mesmos estímulos e dificulta a criatividade. Então, faça o teste de enxergar possibilidades além do habitual.

Qualifique-se

A palavra de ordem é aprendizado contínuo! Ninguém tem tanto conhecimento a ponto de não precisar aprender nada novo. Especialmente se você tem um plano de carreira e sabe exatamente aonde quer chegar, busque certificações de qualidade e específicas e desenvolva competências para melhorar o seu perfil.

Ah! Não tem tempo? Pare com as objeções automáticas! Acabamos de falar sobre isso. Pense de modo criativo, contorne as barreiras e encontre soluções. Se o seu problema é rotina atribulada e você precisa fazer um curso superior, por exemplo, experimente uma graduação a distância.

Esqueça as limitações

Pense positivo! É uma frase clichê, mas é o ponto de partida para um comportamento realizador. O pessimismo fará você supervalorizar as limitações. Por isso, em vez de focar na dificuldade, avalie os ganhos que você pode ter ao agir de maneira diferente.

Como no exemplo acima, sobre fazer um curso a distância, anule o argumento da falta de disponibilidade. Por outro lado, avalie o quanto você vai evoluir, já que além do conhecimento técnico é necessário aprimorar uma série de habilidades para cursar uma faculdade online, como autonomia, responsabilidade, gestão de tempo, entre outras.

Enxergue além do óbvio

Adote um olhar mais abrangente, tente analisar as situações por diferentes ângulos e, se necessário, seja flexível para mudar de opinião. A criatividade aparece quando você abre a mente para dar um novo sentido às coisas que o rodeiam. Sendo assim, para contestar o óbvio, não se conforme com respostas involuntárias. Sempre reflita se não existem caminhos diferentes para chegar ao mesmo resultado.

Como o processo criativo pode levar você a uma carreira de sucesso?

Além de a criatividade ser uma característica valorizada pelos empregadores, o mindset progressivo ainda garante uma tríade indispensável para o sucesso: positividade, que gera motivação, mas que só tem efeito se caminhar lado a lado com a disciplina.

O caráter resiliente e essa vontade incessante de aprender coisas novas — traços típicos de quem tem mentalidade criativa — são pontos que fazem toda a diferença na atuação de um profissional. E diante de tantos desafios do mercado de trabalho, sai em vantagem aquele que demonstra um potencial que não pode ser descrito no currículo.

Agora é com você! Estimule o seu mindset criativo e explore suas melhores ideias, seja para empreenderem algo novo seja para se destacar no mercado. Você pode se surpreender com a sua própria capacidade de realização.

E que tal assumir essa postura construtiva agora mesmo e disseminar as boas práticas da mentalidade progressiva? Basta compartilhar este post nas suas redes sociais e motivar mais pessoas!

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do Blog da UCL.

Roda da VidaPowered by Rock Convert