Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 01/11/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Métricas são mecanismos usados para medir alguns parâmetros e não existe Marketing Digital sem elas, não é mesmo? Leia o post e saiba mais sobre as métricas mais relevantes.

Métricas de marketing digital são valores usados por profissionais da área para mensurar o progresso e a performance de suas iniciativas dentro de um determinado período de tempo.

Como times de marketing digital usam inúmeros recursos para promover seus serviços e produtos, é comum que administrar os resultados seja algo difícil e dispendioso. Mas, com algumas métricas e KPIs específicas fica mais fácil determinar metas e objetivos e medir a performance baseado nesses valores.

Métricas de marketing digital são especialmente relevantes para justificar investimentos na área e apresentar para o seu cliente um estado de como vão suas iniciativas.

Porém, a importância delas já é algo com que você deve estar familiarizado, mesmo que seja um iniciante na área. O difícil mesmo é compreender quais são as métricas fundamentais a se seguir para obter resultados grandiosos no seu dia a dia. Por isso, preparamos esta lista.

Aqui selecionamos o que há de mais importante para a mensuração bem-sucedida do marketing digital e mostramos a importância de cada uma delas.

Taxa de conversão

Umas das métricas mais importantes do marketing digital é a taxa total de conversões ou, em outras palavras, o número de pessoas que aceitou uma oferta. É relevante compreender esse número porque ele dá a você uma dimensão do sucesso das suas campanhas e da lucratividade dos seus esforços de marketing em geral.

Em outros posts aqui da Comunidade, nós já discutimos o que exatamente é uma conversão e como ela pode variar dependendo dos objetivos comerciais do seu cliente, mas uma coisa é certa: ela sempre significa uma vitória para a equipe de marketing. Com uma ferramenta como o Google Analytics, por exemplo, medir essa taxa é algo simples e pode ser feito com a criação de Goals, ou objetivos, que avaliam o progresso de um usuário em seu website.

Um número baixo de conversões pode significar que os seus esforços de marketing estão falhando por diversos motivos. Talvez, o seu site tenha um design ruim, suas ofertas não sejam atraentes o suficiente ou os seus visitantes não estejam interessados naquilo que você tem a vender. Analisar isso é tão importante para o sucesso da sua companhia quanto quantificar boas performances.

Índices de engajamento

O que é o índice de engajamento? É a taxa que indica o quanto as pessoas interagem com o conteúdo que você publica na internet. Trata-se de medir a capacidade que uma marca tem de gerar assunto e criar conversas. É, portanto, uma das métricas de marketing fundamentais.

Pense no funcionamento de boa parte das redes sociais, como o Twitter e o Facebook. A intenção e o objetivo ali é que o conteúdo gere reações do público, que podem ser novas postagens, curtidas, retweets ou compartilhamentos. Cada uma dessas formas de interagir é benéfica para a sua empresa de um jeito específico e você deve traçar em sua estratégia o que prefere ver como resposta de seus usuários desde o início.

Seus índices de engajamento devem refletir ou superar as expectativas e assim podem ser considerados bons números.

ROI

O ROI, ou retorno sobre investimento, é o fator mais pertinente de uma campanha de marketing porque determina sua lucratividade. Um ROI positivo significa uma campanha de marketing eficiente enquanto ROIs zerados ou negativos são um mau sinal para o seu negócio.

Calcular o ROI é simples e pode ser feito com o auxílio de ferramentas como a ROI calculator.

Custo por aquisição ou CPA

O custo por aquisição é quanto a sua empresa gasta por uma ação específica do usuário, que pode ser a compra de um produto ou o preenchimento de um formulário. Tudo vai depender dos objetivos da sua campanha em particular.

O custo por aquisição deve ser acompanhado de perto porque, embora esse tipo de publicidade seja menos arriscada para o anunciante, ela ainda oferece possíveis desafios se os seus conteúdos não forem bem direcionados para o público certo. Por isso, verificar de perto como anda o custo por aquisição vai determinar os ajustes a serem feitos em sua estratégia.

Custo por lead

O custo por lead é outra métrica que vale a pena acompanhar porque indica o quanto o seu cliente está gastando para conquistar novos clientes. Ao contrário das demais métricas listadas aqui, o custo por lead não é generalista, ou seja, deve levar em consideração o canal de aquisição e o tipo de iniciativa que levou o lead a considerar a sua empresa como uma opção. Por isso, essa é uma métrica avançada, para quem já tem mais experiência com a medição de campanhas de marketing.

Custo por aquisição de cliente ou CAC

O custo por aquisição de cliente também pode ser um fator determinante na maneira como uma empresa se comporta online e, portanto, precisa ser constantemente observado. Quando se está nos primeiros estágios do crescimento de uma empresa ou campanha, esses valores são particularmente importantes porque determinam quanto dinheiro o seu negócio está gastando para conquistar novos consumidores.

Quanto mais caro for o investimento necessário para adicionar ao seu portfólio um novo cliente, menos eficiente é o seu marketing. O ideal é baixar o CAC o máximo possível, mantendo altas as taxas de conversão.

Churn

Por último, todo negócio deve sempre estar atento ao churn ou a taxa de pessoas que param de pagar por seus produtos depois de um determinado tempo. Essa é uma das métricas de marketing para a qual devem estar atentos, em especial, as empresas que vendem serviços online e softwares. Quanto maior a taxa de churn, maior o índice de pessoas que desistiram de seus serviços e os motivos podem ser vários, mas há sempre algo que a sua empresa pode fazer para mudar isso.

Essas não são as únicas métricas de marketing que existem, mas são um bom começo para quem precisa dar um pontapé inicial na mensuração de suas iniciativas. Ao longo do seu trabalho, você conhecerá muitas outras e criará sua própria metodologia, que incluirá tantas métricas quanto achar necessário.

Algumas das principais métricas de marketing que acompanhamos diariamente, como as taxas de conversão, são fortemente influenciadas pelo SEO. Se você aprender a otimizar seu conteúdo, verificar suas métricas e mandar bem em vários aspectos da produção de conteúdo, este e-book certamente vai te ajudar. Confira!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

 

Posts populares com esse assunto