Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 13/06/2018. | Atualizado em 16/04/2019


Entenda o que é método científico e como aplicá-los em diversas áreas!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Geralmente, é durante a universidade que temos nosso primeiro contato com o método científico tradicional.

Logo no primeiro período essa costuma ser uma das disciplinas obrigatórias para orientar o estudante na realização de pesquisas acadêmicas e começar a prepará-lo para seu Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC.

Entretanto, mesmo que o método científico costume estar relacionado à educação formal ele não é exclusivo dela.

É o método científico que nos ajuda a determinar a validade de novas ideias e por isso ele é utilizado por cientistas para testar suas teorias. Mesmo em textos para a web o método científico pode ser uma abordagem interessante, especialmente quando produzimos conteúdo altamente especializado.

Entenda melhor o conceito e descubra como fazer sua aplicação no artigo de hoje!

O que é método científico?

O método científico é a principal abordagem para a construção de conhecimento, especialmente nos meios acadêmicos. Trata-se de uma metodologia desenhada para a obtenção de respostas a diversas disciplinas, que podem ser científicas ou não.

Nos negócios o método científico também é utilizado e o objetivo é o mesmo de quando ele aparece no contexto da universidade: chegar a respostas lógicas e eliminar a subjetividade.

Ainda que o método científico seja uma maneira formalizada de se produzir conhecimento não há necessariamente uma lista de passos a se seguir para utilizá-lo. A documentação do método científico, mesmo que não linear, é um dos pontos imprescindíveis para validar uma relação de causa e efeito.

Geralmente, porém, o método científico segue um ciclo que funciona mais ou menos assim:

  • é feita uma observação;
  • propõe-se uma pergunta;
  • coletam-se informações;
  • cria-se uma hipótese;
  • define-se um experimento para validar essa hipótese;
  • analisa-se o resultado dessa experimentação;
  • traça-se uma conclusão; e
  • com base nela define-se se é necessário pesquisar novas hipóteses.
Preparamos um compilado de conteúdos para te ajudar nos trabalhos acadêmicos! 📚
Aprenda de vez como fazer citação de 5 formas diferentes
Monografia: da escolha do tema à redação do texto
Referência bibliográfica da ABNT: qual é o padrão?
Como fazer uma introdução perfeita: o guia definitivo
Como fazer uma conclusão perfeita!
Textos Argumentativos: veja como trabalhar seus argumentos da melhor maneira
Como fazer uma resenha: o passo a passo definitivo para uma resenha perfeita
Descubra como fazer um resumo de qualidade em 7 passos

Quais os benefícios do método científico?

Os benefícios do método científico são muitos e, por isso, ele é universal. Podemos, todavia, elencar dois deles como motivos para priorizar o método científico no contexto acadêmico.

O primeiro deles é a falseabilidade ou a refutabilidade. No método científico é fácil prever o comportamento de uma teoria ou hipótese e, portanto, verificar se ela é verdadeira deixa de ser um desafio tão grande. Usando observações controladas o método científico permite identificar rapidamente o que procede ou não dentro de uma pesquisa.

A segunda vantagem é que o método é padronizado, ou seja, ele pode ser reproduzido por qualquer pessoa que deseje testar a mesma hipótese. Isso faz com que ele seja o ideal no ambiente acadêmico, pois oferece o framework ideal para ser verificado por professores e outros pesquisadores a fim de determinar a autenticidade de um artigo ou estudo.

Quando utilizar o método científico?

O ideal é que ao realizar uma pesquisa acadêmica o método científico seja utilizado. Ou seja, que ele tenha papel importante na produção de artigos, exercícios de iniciação científica, documentações de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso, além de teses e dissertações.

O método científico coloca o autor como um observador de fenômenos e não um agente deles, portanto elimina a pessoalidade que poderia prejudicar os resultados de um estudo.

Como aplicar o método científico?

Aplicar o método científico não é complicado. Agora que você já conhece o conceito, sabe defini-lo e pode entender como ele opera basta seguir os passos abaixo para começar a utilizar o método científico na sua escrita.

1. Observe

Todo o método científico parte da observação, ou seja começa quando percebemos um problema. A observação é o único aspecto subjetivo do método científico, já que é determinada pelos nossos interesses.

2. Pesquise

Para se propor a uma investigação científica é preciso dedicar tempo à pesquisa. Conhecer as fontes de conhecimento sobre um determinado tema vai ajudá-lo a descartar hipóteses erradas antes de iniciar a confecção de um projeto e a criar com ineditismo.

Ao fazer um artigo você precisará também de arsenal teórico para conseguir definir bem o tema e o âmbito da sua produção acadêmica, portanto, pesquisar os nomes e ideias mais relevantes é fundamental.

3. Formule uma hipótese

Antes de começar a escrever um artigo, tese ou TCC será preciso formular uma hipótese. A hipótese, na linguagem científica, é uma explicação possível para aquilo que se observou.

Quando Newton percebeu que deveria existir uma força que atraia os corpos em direção ao núcleo da Terra ele descreveu a Teoria da Gravidade para explicar como essa força se comporta e é observada pelos seres humanos.

Da mesma forma ao verificar qualquer problema podemos traçar hipóteses. Se um animal não quer se alimentar pode ser que ele esteja doente ou tenha comido recentemente. Testar essas hipóteses é o que se faz ao longo do método científico, porém é preciso determiná-las antes de começar.

4. Defina a metodologia

Há várias maneiras de se comprovar a veracidade de um fenômeno. Todas elas são metodologias de pesquisa e precisam ser definidas em um artigo acadêmico para orientar quem o lê de como o estudo foi conduzido. As metodologias precisam ser normatizadas, ou seja, passíveis de se reproduzir desde que as orientações sejam seguidas.

5. Teste sua hipótese

Para que a metodologia científica seja utilizada da maneira correta é preciso seguir a estratégia de pesquisa e observar resultados, tirando conclusões a respeito da hipótese estabelecida. Testar uma hipótese pode ser realizar uma pesquisa com um grupo foco ou um experimento em que condições estabelecidas (como o uso de um material específico) são respeitadas.

6. Avalie e analise as descobertas

Testar uma hipótese é coletar dados sobre como ela se comporta no mundo real, ou seja, acompanhar seu desenvolvimento e tirar conclusões a seu respeito. Nem sempre será possível atestar a validade de uma hipótese e isso significa que é preciso estudar novamente o problema. Quando os dados confirmam uma hipótese, todavia, chegamos a uma conclusão que pode ser atestada como factual.

E aí, acha que entendeu o método científico? Quer continuar melhorando a forma como produz materiais para a internet e entender como essa ferramenta pode ajudar? Baixe agora mesmo o Guia de Produção de Conteúdo para a web 2.0!

Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto