Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 26/09/2017. | Atualizado em 22/05/2018


Por que algumas pessoas se colocam como verdadeiras máquinas de produtividade? É possível ter sucesso sem acordar às 5 da manhã? Descubra no post de hoje!

Eu sou um aficcionado por life hacks e dicas de produtividade e crescimento pessoal. Adoro testar métodos que leio diariamente em livros e na internet.

Evidentemente, nem todos funcionam. Outros, inclusive, podem não ter a menor relação com o seu estilo de vida.

Acordar às 5 da manhã, fazer exercícios físicos diversas vezes ao longo do dia, ter uma alimentação ultra saudável, ter feito dezenas de coisas antes mesmo de começar a trabalhar etc.

A impressão que fica é a de que você nunca será bem-sucedido enquanto não adotar todos esses hábitos. No entanto, a verdade é que nenhum deles fará você uma pessoa de sucesso. Entenda o porquê agora.

Mas antes de seguir com a leitura, saiba que é possível ser mais produtivo! Reunimos todos os editores do blog da Comunidade para fazer uma live com as melhores dicas para aumentar sua produtividade!

E que tal vê-la até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e comece a produzir mais em menos tempo! Esse hack inclusive foi uma das dicas do Dimitri!


Materiais e leituras recomendados no webinar:
Quer aprender rápido? Descubra agora como dominar qualquer assunto!
Freelancer produtivo: por que ele sai na frente dos demais?
103 Ferramentas e Aplicativos para produtores de conteúdo
Saiba como aumentar a produtividade trabalhando em casa em 8 passos
Ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo
5 atividades para fazer nos 5 minutos de intervalo de freela
Quadro de Produtividade Comunidade Rock Content e Runrun.it
Planner 2018 gratuito para imprimir
[Kit] Checklists de freelancing e produção de conteúdo
[Ferramenta] Playlist de Produtividade
Hacks de Produtividade por E-mail!

De onde o sucesso não vem?

Você pode ler uma infinidade de posts todos os dias, seguir todos os influencers da internet, replicar todas as frases motivacionais que circulam… não importa. Nada disso vai te transformar em uma pessoa de sucesso.

Sabe por que? Simplesmente porque o sucesso não tem receita.

Muitas vezes, acreditar excessivamente em conteúdos dessa natureza podem criar um incrível senso de urgência na sua vida, além de fazer você pensar que está fazendo tudo errado.

Hacks de produtividade vão te ajudar muito, mas nenhum deles vai transformar você em uma máquina.

Inclusive, os próprios blogueiros “produtivos” sabem disso. Sim, eles são ótimos em escrever sobre produtividade, mas quer dizer que nunca se atrasam? Que não se sentem cansados? Ou não têm imprevistos?

É evidente que sim. E é sobre isso que vamos falar agora.

Quem são as pessoas produtivas e bem-sucedidas?

Essa resposta é simples: pessoas bem-sucedidas são aquelas que trabalham duro, agarram oportunidades na hora certa e acreditam no que fazem. Nesse caminho, até a própria sorte é uma variável.

Quando você se lança em um projeto, milhares de barreiras aparecem e os críticos surgem de todos os lados. Saber lidar com isso independe do horário que você dormiu ou acordou, muito menos se você já fez exercícios físicos hoje.

Steve Jobs — um empreendedor emblemático e extrememente influente mesmo após sua morte —, afirmava que usar LSD para trabalhar foi uma das coisas mais importantes que ele já fez. Estar sob influência de drogas e em uma constante viagem psicodélica, para ele, foi uma grande fonte de criatividade.

Ok, mas isso não funciona para 99,9% das pessoas. Muito provavelmente será uma péssima ideia para você.

Aí eu te pergunto: Steve Jobs estava acordando às 5AM? Organizando a própria agenda com precisão de minutos? Correndo maratonas?

Não parece.

Em tese, desenvolver habilidades e conhecer truques para um dia mais produtivo te ajudam a alcançar um objetivo, mas não são etapas obrigatórias na estrada do sucesso. Muitas pessoas são organizadas e produtivas em níveis extremos em consequência do seu estilo de vida, não por causa dele.

E os “blogueiros da produtividade” sabem disso. Muitas vezes, eles mesmos não praticam o que falam, mas ainda sim se colocam como bons exemplos. Isso é bem chato.

A verdade é que conteúdos inspiracionais atraem mais cliques e leituras. Então, se você quer fazer a sua audiência decolar, a melhor forma é vender um sonho, fazê-lo parecer simples. Enquanto isso, a pessoa que escreveu esse conteúdo é alguém como eu e você, por mais inspiradora que seja.

E se a minha história não for de sucesso e inspiração?

A resposta vai depender, mas vou contar um pouco sobre a minha própria.

Eu também me sinto totalmente impotente nas noites de domingo. E, por mais que eu tenha algum tempo livre, dificilmente consigo fazer algo que preste em horários como esse.

Por mais saudável que seja, cozinhar meus próprios alimentos pode ser algo enfadonho e direto troco isso por lanches rápidos e prontos. Muitas vezes fora de hora.

Acordar cedo? Muito bom, mas às vezes é impossível. E, se faço isso todos os dias, é porque tenho compromissos com outras pessoas e não porque estou focado em elevar meu bem-estar ao último nível.

Gosto muito de trabalhar, e passo boa parte do meu dia fazendo isso. Contudo, quase sempre não me sinto um uma máquina de produzir. Nesse quesito, eu me daria uma nota 6 ou 7 em 10 na maior parte das vezes.

Ah, e mesmo gostando de trabalhar, diversas tarefas do meu dia são absolutamente chatas. Não vejo a menor graça em realizá-las, exceto pelo fato de que elas são parte de uma coisa maior (que me recompensará no futuro).

Entre diversas outras coisas: às vezes fico insatisfeito com minha aparência, leio menos do que deveria, deixo os exercícios físicos de lado e cometo muitas outras falhas — mesmo naquilo que sou bom!

Será que ninguém hoje pode admitir que errar é parte de ser humano?

Qual é o ideal de sucesso?

Sucesso é fazer aquilo que você gosta mais do que desgosta. Ou seja, encontrar uma forma de trabalhar que te dê muitos momentos de alegria, mais do que insatisfação.

Um dos autores em que mais me baseio para falar sobre isso é Aristóteles. Para ele, a felicidade é um momento, algo que gostaríamos que durasse muito tempo. Fora isso, a insatisfação e o incômodo são estados naturais do ser humano!

Exatamente. Felicidade é um estado temporário, o qual você não gostaria que acabasse, mas ao mesmo tempo só tem sentido se for finito.

Você não terá sucesso se não tiver momentos de satisfação e felicidade várias vezes no seu dia. E o sacrifício está em desempenhar várias atividades chatas para chegar nesse nível.

Ter sucesso não é ser como o Tim Ferriss, que ensina a trabalhar somente quatro horas por semana — tampouco é ser como o Steve Jobs, um guru não muito saudável.

Ter sucesso é descobrir um meio de fazer o que você quer com boas doses de felicidade ao longo do dia. Não tem nada a ver com o que idealizamos ao ler um título inspirador de um post.

Por isso, um “tempero secreto” que temos na Rock Content é reconhecer isso. É aceitar o fato de que todo mundo erra. Mesmo as pessoas mais inspiradoras aqui dentro compartilham isso conosco — e tratamos de repassar para leitores como você.

É uma forma de fazer uma conexão honesta com o público! 🙂

Então, não deixe life hacks e posts de produtividade guiarem o seu comportamento, eles podem ser apenas um clickbait. Em vez disso, seja você.

E aí, qual é a sua opinião sobre blogs e blogueiros que só falam sobre isso? Como você faz para filtrar as informações úteis das idealizações bobas? Conta para a gente nos comentários ou, se quiser receber conteúdos honestos sobre produtividade, assine a nossa newsletter!

Até a próxima! 🙂

Posts populares com esse assunto