retrospectiva 2018 webinars

Retrospectiva 2018: 10 melhores Community Posts e Colunas Freelas

Confira depoimentos e histórias de freelancers para inspirar seu ano novo. Selecionamos os melhores Community Posts e Colunas Freela de 2018!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

O blog da Comunidade passou por muitas mudanças em 2018. Resolvemos dar outra cara ao blog, o objetivo era trazer mais temas que impactam diretamente na rotina da nossa comunidade.

Então, começamos pela parte que mais dominamos: produzir conteúdos e transformamos o blog em um portal muito mais interessante para nosso público.

Mas isso não é momento de jabá para o blog, e sim para nossos freelancers e produtores de conteúdos!

Eles são responsáveis por produzir grande parte dos conteúdos que divulgamos aqui e são importantíssimos para agregar conhecimento, experiências e vivências que só eles têm.

Chegou a hora de escolher os melhores posts que fizemos esse ano focados totalmente nos freelancers. Selecionei quais foram os Community Posts mais acessados e as Colunas Freelas que bombaram!

Melhores Community Posts

Antes de qualquer, Community Posts surgem a partir de uma postagem no grupo da Comunidade no Facebook. Nós escolhemos um tema e pedimos opiniões, depoimentos, dicas, entre outras milhares de opções. Depois selecionamos os melhores comentários e juntamos tudo em um só post no blog com direito a muitos gifs e imagens.

1. A hora do pesadelo freelancer: 18 histórias de terror e medos de quem se arrisca nessa carreira

Em clima de Halloween, pedimos depoimentos para nossos freelancers sobre histórias que dariam um belo conto de terror.

Os depoimentos são realmente assustadores para quem é profissional independente e sabe que a vida de freelancer não é pesadelo, mas tem momentos de apavorar qualquer um.

De prazo fantasma e a lenda da tarefa que seria moleza até o pânico no home office, esses foram alguns dos comentários que recebemos lá. Vale a pena conferir!

2. Dia dos Namorados: lições sobre como a vida amorosa pode combinar com a vida de freela

Passando de histórias de terror para depoimentos românticos, o dia dos namorados também foi tema de um dos Community Posts.

Descobrimos que a vida de freelancer combina demais com a rotina de um casal e que o suporte para a carreira é tudo nessas horas. Conhecemos histórias de casais que curtem a vida de freela juntos, de mozão que fica esperando tarefas para o outro e de freelas que mantém um relacionamento a distância com ajuda da vida de freelancer.

3. 13 dicas da nossa Comunidade de Freelancers para superar o bloqueio criativo

Sabe aquela tarefa que parece que nunca vai acabar ou aquele dia em que é simplesmente impossível ficar por mais de 10 minutos sentado na cadeira?

Na maioria das situações, o grande culpado é o bloqueio criativo. Afinal, não ter criatividade suficiente para produzir é incompatível com a vida de produtores de conteúdos e freelancers que trabalham com a imaginação.

Pedimos ajuda para a comunidade e as respostas não podiam ser melhores.

Arrumar a casa, lavar louça, passear com o cachorro, escutar música triste, ler em inglês ou outro idioma, deixar o prazo apertar para sentir adrenalina no finalzinho, conversar com plantas e até mesmo andar de ônibus são algumas das saídas para deixar de procrastinar e pegar pesado na produção.

4. #OrgulhoNerd: 15 lições de carreira que aprendemos com nossos filmes geeks favoritos

Em maio, não perdemos a chance de comemorar o dia do Orgulho Nerd ou Orgulho Geek. Para os Mochileiros da Galáxia, 25 de maio é o dia do objeto mais valoroso de todo o universo — a toalha.

Partimos do seguinte questionamento: quais ensinamentos de carreira — e, por que não, de vida? — eles gostariam de partilhar com os demais membros de nossa Comunidade.

5. Pós-graduação e Vida de Freelancer: pode dar certo?

Quando o assunto é carreira, uma base com mais de 70 mil profissionais pode ajudar com qualquer dúvida. Perguntamos ao freelancers quais tinham sido suas experiências com cursos de pós-graduação e o resultado foi mais um Community Post.

Escutamos várias histórias de profissionais que aproveitaram muito a pós e de outros que não indicam, e também várias dicas para quem quer se especializar e se desenvolver profissionalmente.

mão segurando livros

Melhores Colunas Freelas

Outra novidade em 2018 foi a Coluna Freela, um espaço reservado para freelancers de qualquer modalidade falarem do que querem. O combinado foi lançar uma Coluna Freela toda sexta-feira.

Quer contar a sua história no blog da Comunidade Rock Content? Conheça e entenda como funciona a Coluna Freela, o espaço exclusivo para a nossa base de freelancers.

1. De cliente a freelancer: como a Rock Content transforma vidas

Uma das primeiras colunas que lançamos —e que conquistou toda a equipe — foi a da Silvia Seco. A Silvia é publicitária e conheceu a Rock Content em seu antigo trabalho. Sim, ela era cliente da Rock e com a parceria entre as empresas, teve a oportunidade de conhecer mais sobre marketing digital e produção de conteúdo.

Entre diversos acontecimentos que ela conta no post, ela optou por escutar seu próprio chamado e ter experiência como profissional independente, e a Rock estava lá para apresentar a vida como freelancer.

Confira o depoimento completo aqui!

2. Como a vida de freelancer me tornou uma profissional melhor

A Orquidea Martins é redatora freelancer em tempo integral e está super satisfeita com a vida de freelancer e o rumo que sua carreira tomou. Ela comenta que atingiu o tão prestigiado nível do Nirvana profissional — e não poderia ter definição melhor.

A história não tá tão simples assim e foi realmente uma saga para atingir o desenvolvimento que ela tem hoje. Confira aqui!

3. Sou de exatas e nunca gostei de escrever: será que posso ser um bom produtor de conteúdo?

Profissionais de Marketing formados em Engenharia (e outros cursos de exatas ou biológicas) não é novidade. Dimitri, o editor-chefe do blog da Comunidade, formado em Engenharia Elétrica, está aí para provar que mudar de carreira não é impossível.

Com o Gabriel Nascimento, o processo foi mais ou menos o mesmo.

Leitor assíduo desde sempre, ele não gostava tanto de escrever, mas encontrou na produção de conteúdo e na Rock uma oportunidade de desenvolver uma nova carreira. Inclusive, atualmente, ele trabalha como Analista de Marketing.

O Gabriel ainda participou com a gente de dois webinars que continuam disponíveis para você conferir: um que fez parte da Imersão Freelancer e outro acompanhado de outros dois freelancers de nossa base, onde contaram vários segredos sobre como viver de freela! Vale a pena conferir!

Produtores de conteúdo

4. Como conceitos do universo corporativo podem te ajudar no trabalho de freelancer

A Julyana Andrade é especialista em Logística e inovou no tema e decidiu abordar os principais conceitos que podem ser úteis para os freelancers.

Kanban, Kaizen e Matriz BCG foram alguns deles. Apesar dos nomes um pouquinho complicados, os conceitos podem ser interessantes para a rotina e a organização de cada um.

Se quiser entender o que cada um significa e conhecer mais, é só conferir o post!

5. De estudante de MBA a Nômade Digital: como entrei no mundo freelancer enquanto vivia na Espanha

Ser nômade digital é o sonho de qualquer um. Viajar por aí, conhecer países e culturas diferentes, além de atuar com algo prazeroso como a produção de conteúdo está na lista de desejos de muitos freelas.

Mas como alcançar isso?

A Micaela Redondo é arquiteta e especialista em Gestão de Projetos, mas escreveu a Coluna Freela em Portugal e viajou a Europa como nômade digital. Entenda como isso foi possível!

O que achou desses conteúdos? Deixe seu comentário!

Para aprender mais sobre vida de freelancer, escrita e produção de conteúdo, confira a ementa da Imersão Freelancer e garanta seu acesso gratuito a mais de 10 horas de videoaulas que te ensinarão a ter sucesso na carreira autônoma! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freela