uma nuvem de download em bancos de imagem gratuitosgramática normativa essa afirmação é incorreta?

">

Os 11 melhores bancos de imagem gratuitos para salvar nos favoritos!

Bancos de imagem gratuitos vão fazer você economizar tempo e (principalmente) dinheiro ao criar posts incríveis. Hoje, diversos depósitos têm opções prontas para uso comercial. Conheça-as!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Se você trabalha com design e marketing, provavelmente tem que procurar imagens para ilustrar os mais diversos conteúdos, certo?

O conteúdo visual é parte fundamental de uma estratégia de Marketing. Você sabia que 90% da informação enviada para o cérebro é visual?

Seja para ilustrar um blog post, diagramar um ebook ou montar um site — dentre várias outras funções —, as imagens são parte essencial do conteúdo.

Por isso, é sempre importante encontrar imagens que, além de bonitas, sejam visualmente agradáveis, conversem com o texto e com a proposta do negócio e melhorem a experiência do usuário.

Mas onde — e como — encontrar imagens assim?

Bom, existem diversos bancos de imagens. O problema é que eles costumam ser pagos e nem sempre está no orçamento arcar com o valor.

A boa notícia é que existem diversos bancos de imagem gratuitos com excelente conteúdo visual. E o melhor de tudo: muitos deles têm imagens licenciadas pelo Creative Commons 0, o que significa que são livres para uso pessoal e comercial sem a necessidade de atribuição de créditos.

Quer saber quais são esses bancos e como encontrar imagens incríveis neles?

Neste post, trouxemos para você os 11 melhores bancos de imagem gratuitos para salvar nos favoritos.

Confira!

1. Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens com design limpo e intuitivo. A característica principal não é a quantidade das imagens, mas a qualidade. São imagens bem produzidas e com uma proposta mais “fora do padrão”.

A busca de imagens se dá de forma fácil, por meio de palavras-chave, e a partir dela o site dá sugestões de galerias relacionadas. Além disso, é possível explorar diversas coleções, além de selecionar as fotos mais recentes (na seção “New”).

2. Pic Jumbo

O Pic Jumbo foi feito a partir da iniciativa do fotógrafo Viktor Hanacek, com a ideia de fornecer fotos de alta qualidade para serem usadas por designers no mundo todo.

Como todas as fotos são do próprio fundador, você pode identificar uma certa identidade que permeia os trabalhos.

A busca pode ser feita através das palavras-chave ou pelas categorias do site.

3. Pixabay

O Pixabay é um banco com uma grande quantidade de imagens de vários estilos.

Uma possibilidade bem interessante que o site oferece é a otimização da busca com o uso de filtros. Assim, além de digitar a palavra-chave, você pode aplicar filtros diferentes para achar uma imagem mais próxima ao resultado desejado, como o tipo de imagem (Foto, Vídeo, Vetor ou Ilustração), a orientação e a paleta de cores.

4. Kaboom Pics

O Kaboom é outro banco de imagens de altíssima qualidade. Nele você vai encontrar fotos bonitas, modernas e bem produzidas.

Uma coisa legal é que, além das imagens, você pode procurar os ensaios fotográficos e encontrar variações do mesmo tipo de imagem desejado. Além disso, a busca pode ser otimizada graças aos filtros de orientação e paleta de cores.

5. IsoRepublic

O IsoRepublic também tem fotos de qualidade, com proposta fora do comum e imagens com ótimo tratamento. Uma coisa que chama atenção é que várias fotos focam em detalhes.

A busca pelas imagens pode ser feita através das palavras-chave, mas uma boa opção é procurar também diretamente nas galerias temáticas.

6. Stok Pic

O Stok Pic é outro site feito por um fotógrafo para reunir e disponibilizar seus trabalhos de forma gratuita e licença total. Ed Gregory, o fundador, decidiu criar o site por perceber uma grande demanda em relação à isso.

A busca pode ser feita através das palavras-chave e também pelas categorias. O site permite acessar as fotos mais recentes — Latest 100 — e as Favoritas.

7. Pexels

O Pexels é um banco de imagens bastante variado, tendo a grande vantagem de contar com um número grande de imagens.

Além da busca por palavras-chave, é possível acessar as fotos e pesquisas mais populares nas seções específicas.

8. Burst

O Burst também disponibiliza imagens que fogem do lugar comum, contanto com uma diversidade de fotos bem produzidas.

A busca pode ser feita pelas palavras-chave ou explorando as fotos mais recentes e as coleções de fotos mais populares.

9. FreeImages

O FreeImages se destaca pela quantidade de imagens: são várias fotos de estilos variados.

A busca pode ser otimizada com os recursos da busca avançada, que ficam do lado esquerdo da tela. Algumas possibilidades de filtro são a data em que a foto foi adicionada ao site, orientação e até mesmo a marca da câmera.

10. Free Range

O Free Range também conta com uma quantidade de imagens alta, e por isso é interessante fazer uma seleção cuidadosa das imagens.

A busca através de palavras-chave permite selecionar entre fotos e vetores, e o site conta com categorias temáticas e as seções “Popular” e “Newest”.

11. Site Builder Report

O Site Builder Report, como podemos perceber pelo próprio nome, é um site feito para testar e avaliar desenvolvedores de sites.

Ele possui uma seção chamada Stock Up para catalogar imagens de vários outros bancos gratuitos. Ou seja, ele consegue reunir em um único local imagens de mais de 30 bancos, o que facilita muito a busca!

O único ponto de atenção é em relação à licença concedida a cada imagem. Embora a maioria esteja licenciada pelo CC0, algumas podem pedir créditos ao fotógrafo, pela variação da origem da foto.

Bônus: Flickr e Google

Você pode ter ficado um pouco confuso com esse intertítulo. Afinal, o Flickr é uma plataforma para fotógrafos exporem seus trabalhos e o Google é o maior buscador da atualidade.

Mas ambos têm uma função bem legal na opção de busca avançada: você consegue selecionar a busca apenas por imagens com autorização para uso comercial!

No Flickr, basta digitar a palavra-chave da sua imagem na busca e selecionar a opção “Uso comercial permitido”. No Google, o caminho é o mesmo, bastando selecionar a opção “Marcadas para reutilização”.

A busca, dessa forma, orienta para imagens apenas sob a licença CC0!

Dica extra: bancos de imagens pagos com imagens gratuitas!

Espere, ainda não acabou: essa última dica é valiosa!

Por mais que existam diversos bancos e recursos para procurar imagens gratuitas e com autorização de uso, como mostramos neste post, é sempre bom ter mais uma carta na manga.

No caso, a possibilidade que bancos de imagens pagos oferecem de fazer o download de algumas imagens de forma gratuita.

É o caso do DepositPhotos, por exemplo, que disponibiliza algumas imagens da coleção semanalmente. São imagens de qualidade, que variam entre fotos, vetores e vídeos. Por isso, é interessante que você faça a consulta semanal para encontrar material relevante — seja naquele momento ou posteriormente.

Gostou dessas dicas dos melhores bancos de imagem gratuitos? Que tal aprender também como tornar todo o seu processo de produção mais rápido? Afinal, para quem trabalha com produção de conteúdo, o tempo é precioso!

Se inscreva no nosso curso gratuito sobre Hacks de Produtividade e aprenda o passo a passo para otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade!