Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 29/04/2020. | Atualizado em 27/04/2020


A produtividade é um assunto recorrente entre o mundo freelancer, por ser uma modalidade flexível. No entanto, não podemos esquecer continua sendo trabalho, certo? Que tal ler este post escrito pelo time da Beer of Coffee e se inspirar com estes 8 casos de sucesso? Confira!

Está em busca de algo que melhore sua produtividade? Esse é um problema compartilhado por várias pessoas mundo afora. A tecnologia acelerou a sociedade de tal forma que temos dificuldade em nos organizar e manter uma rotina produtiva. Contudo, alguns hábitos se mostram eficientes para as pessoas de sucesso.

Neste artigo, você vai saber o que empresários, artistas e personalidades fazem todos os dias para melhorarem a produtividade e manter uma rotina sustentável de sucesso. Confira! 

1. Melhore sua produtividade começando seu dia na noite anterior, como Kenneth Chenault, CEO da American Express

A primeira coisa que você pode fazer para ter um dia mais produtivo é se preparar para ele na noite anterior. Não se trata de um excesso de ansiedade ou algo do tipo, muito pelo contrário, o planejamento do dia seguinte ajuda a mente a descansar das obrigações futuras, já que elas já estão devidamente encaminhadas.

O ideal é que, antes de se preparar para dormir, você faça uma lista das tarefas que pretende realizar ao longo do próximo dia, as obrigações, como reuniões e consultas médicas, além de deixar os objetos pessoais e roupas preparadas para serem utilizados.

2. Cuide da qualidade do seu sono, como Neil Patel e Jeff Bezos

A qualidade do sono é um ponto importantíssimo para que você melhore sua produtividade. Nada de dormir poucas horas, ou se deitar com o celular ou tablet em mãos. As luzes desses dispositivos afeta a percepção do cérebro sobre o horário de dormir e acaba inibindo a liberação dos hormônios do sono.

Uma noite mal dormida provocar uma série de efeitos negativos, visto que o cérebro não consegue atingir o nível de repouso necessário para se recuperar. Entre os problemas mais comuns estão a perda de memória, cansaço e o sono durante o dia.

Grandes empresários como Neil Patel e Jeff Bezos mantêm uma rotina de cerca de 6 a 7 horas de sono todas as noites.

3. Evite decisões desnecessárias, como Mark Zuckerberg, Barack Obama e Steve Jobs

Essas 3 personalidades são mundialmente famosas por seus feitos na criação do Facebook, na presidência dos EUA e na criação da Apple, mas eles têm algo a mais em comum: a forma como se vestem. 

Todos eles utilizam os mesmos modelos e cores de roupas todos os dias, pois isso reduz a quantidade de decisões a serem tomadas logo pela manhã. Pode parecer algo simples, mas é bastante efetivo. Além de ganhar tempo com questões mais relevantes, essa prática ajuda a poupar a energia mental para o restante do dia

4. Exercite-se antes de começar a rotina de trabalho, como Tim Cook

Muito se fala sobre os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde do corpo e da mente, contudo, o início do dia é o momento mais utilizado pelas personalidades de sucesso. Isso tem um motivo muito simples: a ativação do metabolismo.

Depois de uma boa noite de sono, o corpo está descansado, mas também mais lento. A prática de exercícios, mesmo que mais leves, ajuda a despertar o organismo. Pode ser uma breve caminhada pela vizinhança, uma sequência de alongamentos ou, para os mais animados, alguns quilômetros de corrida ou bike. Cada pessoa se adapta melhor a um tipo, o importante é praticar algo e respeitar os próprios limites.

Para Tim Cook, CEO da Apple, acordar às 4:30h ou 5:00h não é problema algum para começar o dia praticando exercícios cardiorrespiratórios.

5. Mantenha-se informado, como Tim Cook e Jeff Bezos

O acesso à informação faz com que as notícias circulem muito mais rápido ao redor de todo o mundo. Algumas delas pode afetar diretamente a empresa onde trabalha, o bairro onde mora ou a carreira profissional que pretende seguir. É fundamental se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do momento para tomar as melhores decisões.

Você pode aproveitar o café da manhã para ler um jornal impresso, ou o caminho para a empresa para ouvir uma rádio de notícias ou um podcast. O importante é estar a par do que há de mais relevante, até mesmo para ter assuntos para conversar com os colegas pelos corredores.

Tim Cook limpa sua caixa de e-mail (que chega a acumlar mais de 700 mensagens ao dia) todas as manhãs e Jeff Bezos gosta de ler um jornal enquanto aprecia o café da manhã com a família.

6. Tenha um tempo de qualidade com a família e amigos, como Jeff Bezos

A família e os amigos são os grupos de pessoas mais importantes da sua vida. São eles que estarão ao seu lado faça chuva ou faça sol, para dar apoio, carinho e até mesmo alguns puxões de orelha. A rotina não pode afetar a relação que estabeleceu com cada um deles.

 Faça questão de tomar café da manhã com o marido ou esposa e filhos, como faz Jeff Bezos, programe atividades de lazer, tenha um espaço na agenda reservado para encontrar o amigos algumas vezes ao longo do mês. São laços que ajudam a manter a mente saudável e aliviam a pressão do dia a dia.

7. Dedique-se a um hobbie, como Meryl Streep e Satya Nadella

O hobbie é um momento em que você está fazendo algo que traz uma grande sensação de prazer. Ele contribui para a liberação de substâncias benéficas à saúde, da mente e do corpo e evitam o surgimento de condições mais graves como estresse, ansiedade e depressão.

Ele pode ser praticar um esporte, aprender a tocar um novo instrumento musical, pintar quadros ou até mesmo tricotar, como faz a atriz Meryl Streep em suas horas vagas, ou praticar um esporte, como faz Satya Nadella, CEO da Microsoft, adepto ao críquete.

8. Cuide da saúde mental, como Oprah Winfrey

Desde crianças, aprendemos nas aulas de ciências que o cérebro é o órgão responsável por comandar todo o corpo, logo, ele é o que demanda nossos maiore cuidados. Por isso, além dos cuidados com a saúde física, é essencial se atentar para a saúde mental.

Nosso organismo reage aos estímulos recebidos pelos 5 sentidos de forma a manter o corpo em equilíbrio e, ao mesmo tempo, pronto para lidar com as situações que estão por vir. Quando realizamos atividades como a meditação e o ioga, estamos trazendo esse equilíbrio para o âmbito dos estímulos, proporcionado uma reação regenerativa e tranquilizadora para nosso corpo.

Estes 8 exemplos de atitudes possibilitam que você melhore sua produtividade de forma consistente e eficiente. Algumas delas podem não fazer muito o seu estilo, mas é interessante se dispor a tentar aplicar cada uma delas para entender o que funciona melhor para o seu perfil. Acredite na sua capacidade de ser melhor a cada dia.

Sabe o que pode ajudar bastante ser um profissional mais produtivo? Trabalhar em um ambiente inspirador, dotado de uma infraestrutura completa, como os coworkings. No BeerOrCoffee você pode desfrutar de uma diária gratuita para conhecer um dos mais de mil escritórios cadastrados na plataforma. 

Agora, se você é empreendedor ou gestor, que tal envolver toda o seu time em uma experiência diferenciada? Agende um trial totalmente grátis para você e sua equipe!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *