Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 13/02/2015. | Atualizado em 19/05/2020


Ao escrever para a web, muitos redatores e blogueiros preocupam-se excessivamente com a qualidade do texto, mas se esquecem de agregar boas (e adequadas) imagens a cada post.

Claro que um texto de qualidade é essencial para o sucesso de seu post, principalmente entre leitores mais exigentes.

Mas escolher a melhor imagem possível é uma prática essencial na hora de cativar seu público e manter seu interesse no tema do post. Afinal, na era da informação imediata, bastam alguns segundos para perder seus leitores para outros sites que possuem imagens de maior apelo.

Pensando nisso, preparamos algumas informações sobre os efeitos das imagens no leitor, bem como as principais dicas para que você escolha melhor as suas! Confira:

Escolha imagens relevantes

A primeira coisa que o leitor repara ao abrir uma postagem é a adequação da imagem ao post no qual ele clicou. Se a imagem não for relevante, nem adequada ao tema proposto, o leitor web vai se questionar se clicou no link certo, além de duvidar da qualidade do texto, já que as imagens não refletem o suposto conteúdo da postagem.

Atenção aos custos de direitos autorais

Se você tem um blog sério, cujas postagens são feitas para durar e expandir contatos e oportunidades profissionais, não há nada mais inadequado do que postar imagens que violem direitos autorais.

Só porque uma imagem apareceu em sua busca no Google Images, isso não significa que seu uso é livre para qualquer pessoa. Para não cometer esse erro, procure um banco de imagens, sejam elas com copyright (podem ser usadas mediante pagamento), sejam elas de domínio comum (podem ser usadas sem a necessidade de licença paga). Se preferir, produza você mesmo as imagens para postar. Nesse caso, muita atenção à dica seguinte!

Cuidado ao produzir as próprias imagens

Se você decidir produzir suas próprias imagens para as postagens de seu blog, muito cuidado! Elas devem ser as mais profissionais possíveis, o que significa: qualidade, senso estético, boa iluminação e tratamento. Poucas pessoas conseguem reunir essas habilidades, principalmente porque é necessário ter uma boa câmera, um editor de imagens de qualidade e, mais importante, um bom senso estético.

Imagens de baixa qualidade afastam leitores

Ao escolher a melhor imagem, leve em consideração a qualidade dela antes de finalizar qualquer postagem. Por menor que seja o tamanho da foto no post, escolha imagens com resolução mais alta. Imagens pixeladas, ou cuja qualidade é reduzida quando sobem para a rede, passam a ideia de amadorismo para seus leitores e devem por isso serem evitadas.

Evite imagens muito genéricas

Tudo bem que os bancos de imagens não são feitos sob medida para o conteúdo de seus posts, mas ainda assim é importante ter aquele esforço extra na escolha das fotos que vão ilustrar seu blog. Para isso, evite fotos muito genéricas e busque as imagens que melhor retratam a mensagem que você procura transmitir por meio do texto.

Atenção à imagem principal do post

Muitos dos cliques que levam leitores a seu blog derivam do compartilhamento em redes sociais como Twitter e Facebook. Por mais que sua postagem tenha várias imagens relacionadas, escolha bem a imagem principal do post, aquela que aparece junto ao link para o texto nessas redes sociais. Ela deve sintetizar a principal ideia do post. Quanto mais atrativa e instigante for, melhor a imagem, mais pessoas serão encaminhadas a seu blog.

Formatação diz muito sobre a qualidade do blog

Para manter a qualidade de suas postagens, não adianta apenas escolher boas imagens. É preciso formatá-las. Isso significa escolher exatamente qual a posição das imagens em relação ao texto (acima, ao lado, à esquerda, à direita?), adequá-las às margens do site e dimensioná-las sem perda de qualidade.

Otimize o número de acesso por meio de tags, até mesmo para as imagens

Outra forma de trazer leitores a seu site é por meio das tags utilizadas em seu post. Sim, elas são utilizadas na postagem do texto, mas também na descrição da imagem! Ao nomear suas imagens, procure especificar bem seu conteúdo (imagem-descrição-e-palavra-chave.jpg), porque isso pode ser essencial para encaminhar mais leitores a seus posts.

Lembre-se dos usuários mobile

Cada vez mais, temos que levar em consideração o número de leitores web que utilizam smartphones e tablets para acessar o conteúdo que postamos. Esse número de usuários cresce exponencialmente. Por isso é imprescindível se preocupar com a qualidade e o modo de exibição das imagens de seus posts nesse tipo de aparelho.

Alguns desenvolvedores web já oferecem layouts para sites que contêm também uma versão mobile. E além de ter uma versão mobile, é preciso verificar se não há distorção de imagens, e se elas não aparecem cortadas quando acessadas por meio de um celular, por exemplo. Seus leitores agradecem!

E aí, está pronto para escolher a melhor imagem para seus posts? Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe aqui sua sugestão!

seja um designer rock content

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *