Por Mario Lúcio

Administrador, poeta, fã de séries e manjo alguns paranauês de signos.

Publicado em 11/02/2019. | Atualizado em 28/02/2019


Aprenda como trabalhar seu Marketing Pessoal de forma descontraída com lições valiosas dos personagens de Brooklyn 99.

Pode ser que você não tenha percebido ainda, mas existem muitas séries que podem nos ensinar lições valorosas de vida. A comédia Brooklyn 99, por exemplo, traz importantes ensinamentos sobre como aprimorar o seu marketing pessoal.

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que o marketing pessoal é uma estratégia que visa “vender” melhor a sua imagem e mudar a impressão que as outras pessoas têm de você. Quando bem-feita, essa estratégia pode gerar frutos, tais como a facilidade de falar em público, obter bons contatos, ter valorização profissional e assim por diante.

Neste post, você vai ver um pouco da personalidade dos principais personagens da série e aprender 7 lições que cada um deles tem a nos oferecer. Confira!

Celebrate Hell Yeah GIF by Brooklyn Nine-Nine

1. Utilize sua criatividade como o Jake Peralta

O competente detetive Jacob Peralta (Andy Samberg), mais conhecido como Jake, é um dos personagens que tem maior destaque na série e boa parte das piadas gira em torno dele. O que facilita bastante para ele exercer seu trabalho é o raciocínio lógico apurado e a imensa criatividade, mesmo que seja apenas para imitar alguma cena de “Duro de matar”.

were good andy samberg GIF by Brooklyn Nine-Nine

Ser criativo em suas ações é um dos aspectos mais cobiçados por gestores em diversas empresas, pois mostra que você pode ser capaz de contornar as adversidades de maneira inovadora. Além disso, Jake não se importa de demonstrar a sua criança interior e, embora isso pareça imaturidade de início, o faz crescer como ser humano durante a série.

2. Saiba se organizar como a Amy Santiago

happy fox broadcasting GIF by Fox TV

Um dos princípios básicos para se dar bem na vida pessoal e profissional é saber organizar suas tarefas e identificar suas prioridades durante o dia. Nesse quesito, a detetive Amy Santiago (Melissa Fumero) tira de letra, pois não há personagem com maior senso de organização do que ela.

Se pretende mesmo alcançar seus objetivos a curto, médio ou longo prazo, meça todos os prós e contras e ordene tudo de maneira clara. Não precisa ser necessariamente um fichário como o da Amy, cheio de papéis coloridos e separados milimetricamente, mas ter o mínimo de disciplina já ajuda bastante a melhorar o seu marketing pessoal.

3. Seja focado como a Rosa Diaz

stephanie beatriz rosa diaz GIF by Brooklyn Nine-Nine

Por mais que o bichinho da procrastinação queira brincar com você, saiba recusar esse singelo convite ao ócio e foque nos seus afazeres. O jeito é agir ao melhor estilo Rosa Diaz (Stephanie Beatriz), a detetive linha-dura que não dá brecha para conversa fiada, pois se tem trabalho para fazer, ela vai lá e faz sem “mimimi”.

Sei bem o quanto é difícil focar 100% em uma tarefa, mas, às vezes, precisamos respirar fundo e lembrarmos que os boletos não se pagam sozinhos. Assumir o jeito da Rosa Diaz é perceber que as suas obrigações vêm em primeiro lugar e depois, se tudo estiver dentro dos conformes, pode se divertir com os amigos sem culpa alguma.

4. Valorize as amizades como o Charles Boyle

Nbc S2 GIF by Brooklyn Nine-Nine

Um dos grandes pilares para reforçar o seu marketing pessoal é perceber que, mesmo passando várias pessoas pela sua vida, você jamais deve abrir mão de algumas boas amizades. Essa é a filosofia de vida do detetive Charles Boyle (Joe Lo Truglio), que sabe incentivar, consolar e até lutar pelas pessoas de que realmente gosta.

Entenda que não estamos sozinhos nesse mundo e a cada acerto ou falha, sempre há alguém por perto para nos ajudar a continuar a caminhada. Sendo assim, valorizar as amizades é reconhecer que os problemas são muito mais fáceis de lidar quando temos auxílio ou estendemos a nossa mão para amenizar a dificuldade do outro.

5. Compreenda as pessoas como o Sgt. Terry Jeffords

terry crews what GIF by Brooklyn Nine-Nine

Quem vê o Sargento Terry Jeffords (Terry Crews) de longe, deve logo pensar que é um tremendo cara rústico, que só sabe usar a força bruta e demais características do gênero, não é mesmo? Ledo engano meus caros, pois o jeito dele vai na contramão de qualquer estereótipo do brutamontes macho alfa que vemos por aí.

Terry consegue mostrar sua amorosidade em vários momentos, principalmente ao dar bons conselhos para os demais personagens da série. Com isso, podemos extrair de sua personalidade a forma dele se colocar no lugar do outro e compreender que nem tudo é do jeito que queremos ou pensamos, ou seja, ter empatia é um dos requisitos básicos para conviver em sociedade.

6. Tenha confiança em si como a Gina Linetti

chelsea peretti yes GIF by Brooklyn Nine-Nine

Sendo a única personagem civil entre os principais, a secretária Gina Linetti (Chelsea Peretti) é o que podemos chamar de “autoestima em pessoa”, afinal, ela faz questão de deixar claro para todos que ela manja dos paranauês. Quanto mais confiante você estiver em uma situação, as chances serão maiores de contagiar todos à sua volta e mostrar que você dá conta do recado.

É fundamental potencializar as suas forças, pois isso reforça ainda mais o marketing pessoal e ajuda a atrair um excelente networking. No entanto, jamais confunda confiança com arrogância e entenda que, por mais simples que seja, ao se colocar à frente de uma situação você pode ser encarado de maneira diferente e, ainda, ser espelho para as demais pessoas.

7. Exerça o seu espírito de liderança como o Cap. Raymond Holt

Nbc Brooklyn 99 GIF by Brooklyn Nine-Nine

Gerir pessoas não é uma das atividades mais fáceis do mundo e sabemos bem o trabalho que isso dá, mas o Capitão Raymond Holt (Andre Braugher) sabe exercer essa função com maestria. Logo que chegou à delegacia, os detetives ficaram meio desconfiados, mas, aos poucos, Holt conquistou seus subordinados e soube elevar o potencial de cada um deles.

Quando aprimoramos o nosso jeito e lapidamos os defeitos, as pessoas ao nosso redor tendem a nos ver como líderes natos e buscam seguir os nossos passos. Exercer a sua liderança vai muito além de influenciar a decisão dos outros, mas sim amadurecer pouco a pouco e notar que o seu comportamento pode mudar a vida de cada um.

Portanto, além de se divertir com os hilários episódios de Brooklyn 99, podemos perceber que existem muitas situações reais de vida e que, se refletirmos um pouco, podem ser primordiais para o nosso desenvolvimento moral.

Agora que você está inspirado para trabalhar seu marketing pessoal, aproveite para conferir nosso Kit co Marketing Pessoal no LinkedIn!

Kit do Marketing Pessoal no LinkedInPowered by Rock Convert
Gostou de conhecer um mais sobre Marketing Pessoal com Brooklyn 99? Pensou em algum outro exemplo da Cultura Pop que pode se tornar um belo artigo para o blog? Então confira o formulário abaixo e escreva para a gente contando sobre esse case! 😉
powered by Typeform

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *