Marketing para Introvertidos

Marketing para Introvertidos: como se promover bem sem ser extrovertido

Para trabalhar seu Marketing Pessoal, não é necessário ser uma pessoa extrovertida que gosta de ser o centro das atenções. Aprenda como ser reconhecido mesmo sendo introvertido!

Qual é o segredo do marketing para introvertidos? A internet é um dos espaços mais democráticos disponíveis para que profissionais freelancers se tornem conhecidos e consigam mais trabalhos. Entretanto, parece que ela favorece aqueles que são mais sociáveis e têm facilidade em compartilhar o que fazem nas redes sociais.

Neste artigo, vamos mostrar para você que não é bem assim e que mesmo os tímidos podem conseguir muitos seguidores e grandes oportunidades de trabalho na web. Duvida?

A ideia de que se destacar na internet só é possível compartilhando o máximo de informações pessoais não é verdade.

Você pode preservar a sua vida pessoal e ganhar espaço mostrando apenas o seu trabalho online, mas, para isso, é preciso aprender a escolher as plataformas certas e os tipos de conteúdo ideais para chamar a atenção para aquilo que você faz, e não para quem você é.

Quer aprender como fazer isso? Então, fique atento às dicas a seguir!

Escolha bem as plataformas em que você vai atuar

Há dezenas de redes sociais por aí e não é preciso estar em todas elas para chamar atenção para o seu trabalho. Na verdade, escolher uma única plataforma e dominá-la é suficiente para conquistar uma boa audiência e um número frequente de pedidos de orçamento e convites para projetos. Quem é introvertido tem muito mais a ganhar concentrando-se em qualidade, e não em quantidade.

Se interagir e chamar atenção para si é algo difícil, concentrar os seus esforços promocionais em um pedaço da internet no qual você se sente confortável vai ajudá-lo a lidar melhor com isso. Procure identificar onde estão as pessoas interessadas no seu trabalho e quão confortável você se sente nesses canais.

Uma presença no YouTube talvez seja algo difícil de construir sendo introvertido, já um perfil no Twitter pode lhe dar a oportunidade de compartilhar conteúdos menos extensos e mais frequentes, fazendo com que você seja sempre visto e lembrado.

Nota do editor:
Compilamos as principais práticas para Facebook, Instagram e Twitter em um único ebook, que ainda inclui ideias de conteúdo, conhecimentos sobre métricas, persona e tipos de conta. Acesse agora e melhore sua estratégia nas redes sociais!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Aprenda que não é preciso compartilhar tudo

Uma das maiores dificuldades dos introvertidos ao se promover na internet é descobrir o que deve ser compartilhado e o que não. Por não terem o hábito de se abrir para as pessoas, aqueles que são mais tímidos acham que terceiros sempre compartilham tudo e não conseguem se ver nessa posição.

A verdade, porém, é que se o seu feed nas redes sociais será seu cartão de visitas profissional, é preciso ser bem seletivo com o que você compartilha.

Isso não quer dizer que você só pode usar a internet para falar de trabalho, mas sim que, ao se promover, é preciso selecionar aquilo que você faz de melhor e que o diferencia dos demais, sem se preocupar com o fato de que outros fazem mais postagens ou estão em mais redes sociais.

Crie uma meta de posts para a sua estratégia e saia gradualmente da sua zona de conforto até se habituar a se promover.

Concentre-se em estratégias de marketing que não são um concurso de popularidade

Nem todas as estratégias de marketing são baseadas em interações constantes com o público. É possível fazer muitas coisas que vão além de likes e RTs. Publicar conteúdo de alta qualidade, como e-books voltados para o seu nicho profissional, é apenas uma delas.

Rapidamente você vai notar que quem consome conteúdos mais especializados tende a interagir com o autor diretamente — seja pelos comentários de um blog, seja por e-mail —, sem que isso se torne um concurso de popularidade.

São essas pessoas que vão trazer oportunidades de trabalho para o introvertido, mesmo que ele não tenha o perfil com maior número de seguidores na rede social, porque gostam do que ele produz.

Ofereça ajuda a outras pessoas

Talvez você não goste de se expor porque acha que não está passando uma mensagem relevante o suficiente. Para os introvertidos, a melhor maneira de se divulgar nas redes sociais é construir estratégias de comunicação que se concentrem em interações de alto valor agregado. Um blog, por exemplo, é uma oportunidade de compartilhar aquilo que você domina e pode ensinar.

Conversar com seus seguidores sobre um assunto de seu interesse será sempre muito mais fácil do que apenas postar para manter as redes sociais atualizadas. Isso é ótimo, já que esses tipos de interações são os mais valiosos e os que mais ajudam um profissional a construir autoridade nas redes sociais.

Invista na produção de conteúdo especializado na forma de tutoriais e cases que possam ajudar os seus visitantes.

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Marketing Pessoal: o que é, sua importância e 14 dicas para o sucesso
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

Busque cultivar relacionamentos com pessoas mais comunicativas que você

Cultivar relacionamentos com pessoas mais extrovertidas do que você fará com que o marketing para introvertidos se torne uma tarefa bem mais fácil. Amigos que tenham uma ampla rede de seguidores e facilidade de se comunicar são uma ponte para colocar o seu trabalho na timeline de outras pessoas.

Nutra relacionamentos com quem, diferentemente de você, não tem dificuldade de falar sobre projetos em público. Essa pessoa pode funcionar como um parceiro na promoção dos seus trabalhos, emprestando autoridade para as mensagens que compartilha.

Construa histórias para o seu trabalho e aprenda a divulgá-las

Não se engane: o storytelling é o melhor amigo do introvertido. Afinal, nele você pode ser quem quiser. Construir narrativas com o próprio trabalho é uma maneira de deixá-lo mais atraente para as pessoas e de falar de si sem sentir que está fazendo isso.

Pense no seu eu profissional como um personagem e veja que é muito mais fácil falar das habilidades e competências desse “outro” do que se abrir para desconhecidos. Transforme seus êxitos profissionais em grandes histórias e descubra que se promover fica bem mais simples assim.

Não é preciso ser extrovertido para se promover nas redes sociais. Após encontrar a plataforma ideal e começar a postar seus conteúdos, você verá que fazer o marketing para introvertidos é bem mais fácil pela internet do que no mundo real e que não é preciso ser a mais expansiva das pessoas para se destacar por aqui.

Você quer usar essas técnicas que mencionamos, mas sente que ainda precisa de informações sobre elas? Continue aprendendo com os materiais ricos que publicamos por aqui e comece agora mesmo o Minicurso de Storytelling!

Mini-curso de Storytelling: Conquiste sua audiência contando boas históriasPowered by Rock Convert