Por Orquidea Martins

Publicado em 30/10/2020. | Atualizado em 30/10/2020


O mapeamento de conteúdo é uma das primeiras etapas que trabalhamos ao montar uma estratégia de ranqueamento para blogs. Profissionais da área se aperfeiçoam em diferentes habilidades por meio de cursos e uso de ferramentas especializadas em SEO.

Sabia que 70% dos cliques nas páginas do Google são orgânicos, ou seja, não pagos por anúncios? Isso nos mostra como uma estratégia de SEO bem planejada e desenvolvida garante o sucesso de muitos negócios online. Com isso em mente, talvez você mal tenha ouvido falar em mapeamento de conteúdo, ou pode ser que seja seu primeiro contato.

Porém, é justamente nessa etapa que todos os esforços para conquistar tráfego, autoridade e ranqueamento orgânico nos motores de busca começam. É nesse momento que os temas mais interessantes para persona e produto do projeto são selecionados, aplicando as melhores práticas de SEO.

Eu sou Orquidea Martins e trabalho com Marketing de Conteúdo desde 2016. Sou freelancer da Rock Content desde 2018 e em 2019 me tornei embaixadora da nossa Comunidade de Freelancers. No início de 2020 tive a oportunidade de ser uma das primeiras freelancers a se tornarem estrategistas SEO e trabalhar com uma nova modalidade na Rock: mapeamento de conteúdo.

Por isso, quero convidar você a me acompanhar neste post. Nele mostrarei tudo o que precisa saber para iniciar os trabalhos com planejamento de SEO e obter sucesso nessa jornada. Boa leitura!

O que é um mapeamento de conteúdo?

O mapeamento de conteúdo é o estágio de busca das melhores palavras-chave usando ferramentas especializadas. Sendo esta a principal etapa em um plano de Marketing de Conteúdo para blogs, pois é nesse momento que montamos a estratégia de ranqueamento para o projeto. Mas, para além disso, é aqui que nós vamos:

  • entender as principais soluções para as dores da persona;
  • encontrar o volume de busca ideal para o tipo de conteúdo e momento do projeto;
  • aplicar as melhores práticas de SEO para a estratégia;
  • analisar os resultados obtidos no ranqueamento.

Quais habilidades preciso para criar mapas de conteúdo?

Além de um ótimo conhecimento em Marketing de Conteúdo, é muito importante que o estrategista de SEO (ou mapeador de conteúdo) também desenvolva algumas habilidades. Abaixo listo as principais competências que uso no dia a dia ao mapear temas de posts para blog:

  • técnicas de SEO — para desenvolver as melhores práticas de atração e conversão para as postagens mapeadas;
  • conhecimento em tendências — para entregar o conteúdo certo no momento ideal da persona;
  • Google e pesquisa — para abranger os principais tópicos que cada tema deve abordar para criar um conteúdo único e relevante;
  • visão analítica — para compreender os dados coletados nos relatórios e, principalmente, o volume de busca das keywords planejadas;
  • visão estratégica — para visualizar e planejar cada etapa do conteúdo, mesmo lidando apenas com o mapeamento dos temas;
  • visão de marca — para entender os impactos da estratégia do mapa de conteúdo na marca do projeto.

Quais ferramentas me ajudam a mapear conteúdos?

Existem diferentes ferramentas que podem ser usadas para montar o mapeamento de conteúdo. A principal delas é o Google Keyword Planner, sendo agora uma solução dentro do Google Ads. Justamente por isso ela ganha destaque, ajudando a compreender não apenas as palavras-chave com bom volume orgânico, mas também aquelas pagas para anúncios.

Antes de mostrar mais modos de mapear palavras-chave, deixo a dica de acompanhar a pasta Loom da Monia Ferreira, analista de Marketing de Conteúdo da Rock Content. Lá, ela explica como usar as principais ferramentas que mostro neste post.

Agora sim, confira outros sites e aplicações que podem ajudar você a mapear temas para conteúdo de blogs!

Métricas instantâneas para SEO

  • a MozBar é uma extensão para navegador que mostra dados importantes na sua tela ao acessar, quase, qualquer site da internet. Com ela você pode entender a autoridade do blog, identificar palavras-chave em uma página web e outros.

Planejamento de palavras-chave

  • a Ubersuggest é uma ferramenta simples e fácil de usar, tendo versão em português e oferecendo acesso gratuito limitado. Com ela você pode conferir diferentes palavras-chave que ranqueiam para um mesmo post, além de saber exatamente o volume de busca de uma kw (keyword);
  • o SEMRush é outra opção com acesso gratuito limitado para fazer pesquisas de palavras-chave. Ainda, ele é mais completo e entrega diferentes relatórios sobre a saúde SEO do blog.

Relatórios de blogs e sites

  • o SEOWorkers Analysis Tool consegue gerar um relatório com diferentes indicadores de SEO sobre qualquer site. Isso ajuda muito a lidar com a limitação gratuita das ferramentas de planejamento de keywords. Assim, podendo entender direitinho a estratégia de concorrentes sem perder tempo e acessos grátis.

Tendências para postagens

  • o Google Trends ajuda a entender os principais temas do momento. Além disso, pode trazer insights de como trabalhar palavras-chave com a persona do projeto.

Como me especializar em mapeamento de conteúdo?

Bem, agora você já entende melhor o que um estrategista de conteúdo faz e que habilidades precisa ter. Vamos, então, descobrir como você pode se desenvolver nessa área? Confira abaixo as minhas indicações de cursos e webinários para a área estratégica de SEO!

Webinários para SEO e mapeamento de conteúdo

Um webinar ou webinário é um seminário feito de forma online, reunindo informações condensadas e específicas sobre um tema. Na minha lista trago eventos feitos por especialistas da Rock Content. Assim como contribuíram para minha trajetória como estrategista de SEO, espero que contribuam para a sua também.

Cursos para SEO e mapeamento de conteúdo

Alguns dos cursos que fiz e que acho interessante para aprimorar as diferentes capacidades que um estrategista de SEO precisa são:

Como mostrei, algumas habilidades são mais do que necessárias para que possamos desenvolver nossa carreira na área de mapeamento de conteúdo. Mesmo que a trajetória de estrategista SEO nunca termine, esse será um ótimo começo para sua jornada. Além disso, não deixe de acompanhar o Community Space da Rock Content para tirar outras dúvidas que tiver.

Você ainda não faz parte da maior comunidade de freelancers da América Latina? Dê o próximo passo na sua carreira e entre para a base de talentos Rock Content!

Powered by Rock Convert

Nota do editor: este artigo forma parte da Coluna dos Embaixadores, espaço no qual os embaixadores da Comunidade Rock Content compartilham seu conhecimento com o mundo. Atualmente o programa de embaixadores está sendo reformulado. Em breve teremos novidades!

Pauta: Katiuscia Couto
Redação: Orquídea Martins
Revisão: Viviane Tessaroto

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *