Por Camila Morais

Redatora freelancer, louca por gatos, queijo e Desperate Housewives.

Publicado em 12/08/2020. | Atualizado em 03/08/2020


Está perdendo parcerias nesta crise e não sabe o que fazer? Para evitar apertos na sua carreira de freelancer, confira algumas dicas sobre como manter clientes mesmo em momentos difíceis!

Como manter clientes em plena crise? A pandemia da COVID-19 gerou uma grande instabilidade financeira e sanitária até nas potências mais fortes do mundo. Com isso, muitos freelancers estão perdendo parcerias, já que praticamente todos os setores estão sendo afetados e as empresas estão cortando custos.

Tanto para atrair quanto para reter os clientes em cenários financeiramente complicados, é preciso cuidar da sua reputação e imagem. Para isso, você precisa valorizar seu próprio trabalho. Afinal, se você não tem horários, vê a sua renda como algo informal e negligencia seu plano de carreira, fica difícil de os possíveis clientes o enxergarem como um profissional qualificado e de credibilidade.

Neste post, trouxe algumas dicas que podem ajudar a melhorar a sua imagem no mercado freelancer e a reter clientes, mesmo em momentos de recessão econômica. Veja só como não é nenhum bicho de sete cabeças!

Trabalhe a fidelização

Utilizar métodos de fidelização e manter contatos de longo prazo é mais rentável e vantajoso, principalmente para quem é autônomo. Você deve saber bem como é trabalhoso e, muitas vezes, demorado conquistar um cliente ou fechar uma parceria.

Aliás, para o profissional freelancer, ter um parceiro fidelizado é ainda mais importante, pois você sabe que poderá contar com aquele faturamento, a não ser que algo atípico venha a acontecer. Para trabalhar essa fidelização, tenha um relacionamento de parceria com o cliente, invista na boa e eficiente comunicação e mostre como o seu trabalho poderá ajudá-lo.

Além disso, dê ideias e dicas, pois assim o cliente perceberá que o seu trabalho tem gerado valor e resultados ao negócio e que você não está preocupado somente com o pagamento.

Tenha uma boa comunicação

Muitos problemas podem ser evitados e muitas soluções podem ser encontradas se ambos os lados mantiverem uma comunicação eficiente e direta. Se não for possível encontrar pessoalmente com o cliente, procure agendar videochamadas ou ligações para alinhar as estratégias e expectativas e pedir um feedback.

Sempre responda aos e-mails e mensagens em tempo hábil, mas tome cuidado para não deixar o seu parceiro mal-acostumado. Então, dê as respostas sempre em dias úteis e em horário comercial, pois essa também é uma maneira de valorizar o seu trabalho.

No sentido da comunicação, outra dica para saber como manter clientes é ser o mais claro possível. Nem sempre os parceiros entendem termos técnicos, e isso pode dificultar o relacionamento

Powered by Rock Convert

Mostre qualidade e valor no seu trabalho

Uma das coisas mais difícil para o freelancer ou profissional autônomo é mostrar valor no trabalho. Muitos clientes e empresas enxergam esse profissional como algo informal e não consideram que essa é a profissão dele. As duas melhores maneiras de dar credibilidade e mostrar essa valorização são: contratos de prestação de serviços e sua formalização por meio do MEI.

Quando o cliente vê que você atua com um documento para assegurar que as duas partes cumpram com o combinado e que tem um CNPJ, a conversa passa a ser com uma pessoa jurídica. Tudo isso gera mais valor ao seu trabalho.

Já a qualidade do serviço dependerá somente de você. Sempre busque se atualizar sobre os melhores métodos e as estratégias para potenciar os resultados do cliente, qualifique-se na sua área de atuação e se empenhe em cada projeto ou demanda que surgir.

Aposte em diferenciais

O diferencial competitivo não é importante somente para as empresas. Os profissionais autônomos também precisam de algo que os façam se destacar em meio a tantos profissionais. Principalmente no mercado freelancer, no qual os clientes têm tantas opções para fechar parcerias.

Uma dica é investir na sua qualificação. Por exemplo, se você está na carreira de redator, o que acha de aprender a usar as ferramentas do WordPress? Normalmente, os redatores fazem somente a parte da produção do conteúdo, e os clientes precisam colocar esses textos no WordPress para divulgá-los. Se você aprende a fazer isso, terá um importante diferencial no mercado e até mesmo poderá aumentar o valor do seu trabalho.

Esse foi somente um exemplo de como você pode aperfeiçoar e complementar a sua prestação de serviço para ter um diferencial. Então, não pare no tempo. Mantenha-se em constante aprendizado, faça cursos e mostre por que o seu trabalho é melhor.

Ajude e antecipe soluções

Se tem uma coisa que faz muita diferença na reputação de qualquer profissional é a proatividade. Para reter ou atrair clientes, é importante assumir uma postura ativa, e não de coadjuvante.

Dê soluções ao seu parceiro, ajude-o a melhorar em questões que você identificou como falhas e antecipe os problemas. Assim, o cliente verá que você realmente entende do assunto, quer ajudá-lo e está engajado com o projeto. Esse fator é essencial para a sua credibilidade e para fidelizar o público.

No entanto, para antecipar e dar soluções, você precisa conhecer a fundo o negócio do seu cliente, o produto ou o serviço com o qual ele atua. Portanto, estude e entenda o seu parceiro.

Acompanhe o crescimento do seu setor

Falando em qualificação e diferencial, acompanhar o crescimento do seu mercado de atuação é necessário para que você saiba o caminho que a sua carreira deverá seguir. Para isso, busque se atualizar sobre as mudanças no seu setor, cursos que estão em alta, novos serviços que o seu nicho vem prestando e novidades.

Nos últimos anos, as informações, as maneiras de trabalhar e os métodos vêm mudando em uma velocidade espantosa. No marketing, por exemplo, uma estratégia que era eficiente há poucos anos já passou por adaptações para o novo cenário. Sem esse acompanhamento, você corre o risco de se desatualizar e de tornar o seu trabalho irrelevante.

Saber como manter clientes é um trabalho diário. Afinal, você precisa cuidar da sua credibilidade e manter um bom relacionamento com as suas parcerias. O mesmo vale para a atração. Para alcançar isso, é imprescindível que você profissionalize o seu trabalho e invista no marketing pessoal. Assim, você não só manterá e atrairá clientes, como construirá autoridade no seu meio profissional.

Não sabe como valorizar o seu trabalho? Baixe o e-book que a Rock preparou e veja como profissionalizar a sua carreira freelancer

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *