Por Mariana González

redatora e revisora freelancer na Rock Content, crítica de cinema e apaixonada por histórias em todas as suas formas.

Publicado em 12/12/2017. | Atualizado em 10/04/2018


Além da própria gramática, livros sobre revisão podem ser consultados para garantir um trabalho de qualidade. Por isso, escolhemos os 5 livros mais indicados e que não podem estar fora da sua coleção. Confira!

Você certamente já ouviu que a leitura nos ajuda a escrever melhor, não é mesmo? Pois a mesma lógica se aplica aos revisores, uma vez que é fundamental ser bom na escrita para avaliar o trabalho de outros redatores, bem como aprimorar o texto que eles produziram antes que chegue ao cliente.

Nesse sentido, há livros sobre revisão de diferentes temáticas, desde obras que narram a história do nosso idioma até gramáticas atualizadas. Cada um à sua maneira, todos eles farão a diferença na sua formação enquanto revisor profissional, ajudando-o a entregar um trabalho de qualidade crescente.

E aí? Quer ficar por dentro dos melhores títulos de livros sobre revisão? Então, continue a leitura e confira agora mesmo as dicas que separamos para você!

Se quiser aprender a revisar textos no mesmo padrão dos melhores revisores da Rock Content, é só assistir ao webinar com a Luiza Drubscky! Nele, ela vai te mostrar, na prática, todo o passo a passo que utilizamos para fazer nossas revisões.

E que tal vê-lo até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e se torne expert em revisão na metade do tempo!


1. ABC da Língua Culta, de Celso Luft

Em 2010, o renomado Celso Luft — aquele mesmo do dicionário! — publicou ABC da Língua Culta, lançado pela Editora Globo. Com explicações completas e interessantes, o livro é um guia fundamental para tirar aquelas dúvidas que, no meio de uma revisão, surgem para nos fazer coçar a cabeça.

Mas, melhor ainda, ABC da Língua Culta também é um título de leitura envolvente e dinâmica. Ou seja, além de usá-lo como tira-dúvidas, você também pode lê-lo integralmente. Será uma experiência fascinante e que vai te trazer muitos novos conhecimentos.

É por isso que, entre seus livros sobre revisão, a obra de Luft não pode ficar de fora. Pode ter certeza: ele será um dos títulos mais consultados da sua biblioteca particular!

2. Gramática da Língua Portuguesa Padrão, de Amini Boainain Hauy

Explicações e análises sobre a língua portuguesa e tudo o que a forma: essa é a proposta da autora e pesquisadora Amini Boainain Hauy em sua Gramática da Língua Portuguesa, publicada em 2014 (ou seja, escrita sob o prisma do Novo Acordo Ortográfico) pela Edusp — Editora da Universidade de São Paulo.

Aqui, a especialista oferece uma abordagem descritiva e crítica, resultado de suas extensivas pesquisas e de sua vivência em sala de aula. Gramática da Língua Portuguesa apresenta as normas e convenções do nosso idioma e destaca a importância de adotarmos uma linha padronizada do português, especialmente, nos livros didáticos.

Entretanto, Hauy não deixa de valorizar as diferenciações que a língua portuguesa conquistou ao longo dos séculos de acordo com diferentes grupos e regiões.

Assim, ao longo de suas mais de 1.300 páginas, a obra faz um retrato complexo e aprofundado do português, trazendo exemplos de diferentes tipos de textos para exemplificar os conteúdos e também repleto de observações da própria autora, que apresenta opiniões diversas de outros profissionais e polêmicas quanto a alguma norma e outras informações adicionais.

3. Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante, de Carolina Machado

Muito material interessante para você pode ser encontrado na própria internet. Um exemplo é o trabalho de Carolina Machado, profissional fundadora do site Revisão Para Quê?. O espaço traz dicas de gramática, de carreira e de empreendedorismo, ou seja, é parada obrigatória para quem quer aprimorar-se em todos os aspectos da carreira.

Machado publicou o e-book Manual de Sobrevivência do Revisor Iniciante — que, apesar do nome, é altamente recomendado para profissionais em qualquer estágio de suas carreiras dentro da revisão. A obra, que é de leitura fluida e agradável, prende a atenção por meio da linguagem próxima do leitor e bastante clara adotada por Machado.

No livro, você vai ficar por dentro de todos os desafios, requisitos e critérios para a avaliação profissional, tudo pensado especialmente no revisor que trabalha com diversos clientes e redatores, ou seja, deve saber adaptar-se a diferentes estilos e formatos de conteúdo.

4. Manual de Redação e Normalização Textual, de João Bosco Medeiros

O Manual de Redação e Normalização Textual: Técnicas de Editoração e Revisão de João Bosco Medeiros é, como o nome indica, pensado especialmente para os revisores e editores profissionais. Por isso, trata-se de um título importantíssimo para sua coleção de livros sobre revisão.

O que o torna tão interessante é o fato de que ele é uma ótima união entre conteúdo gramatical e assuntos específicos para os revisores. Assim, Medeiros fala sobre as normas textuais e de linguagem do português, terminologias da área, organização editorial (processos e profissionais envolvidos desde a gênese de um livro/texto até sua chegada ao leitor) etc.

Ao construir um retrato completo de todo o trabalho envolvido na produção de conteúdo, o Manual de Medeiros ajudará você a compreender melhor o papel da revisão em um contexto maior e, consequentemente, a fazer um trabalho mais eficiente.

5. 1001 Dúvidas de Português, de José de Nicola e Ernani Terra

Didático e envolvente, 1001 Dúvidas de Português tem uma linguagem dinâmica e de leitura bastante fácil, fruto das longas carreiras dos autores José de Nicola e Ernani Terra com a pesquisa e o ensino da língua portuguesa.

A edição mais recente do livro é de 2009, ou seja, totalmente atualizada de acordo com a Nova Ortografia. Além disso, a edição é portátil, fazendo com que suas 304 páginas possam ser grandes e recorrentes companheiras ao longo de sua carreira como revisor.

1001 Dúvidas de Português é repleto de dicas e informações apresentadas de maneira clara e com excelente organização e diagramação, como se fossem pílulas de conhecimento prontas para sanar todas as dúvidas que surgirem enquanto você trabalha.

Gostou de conhecer nossas dicas para criar sua própria biblioteca de livros sobre revisão? Esses são alguns dos títulos que vão fazer a diferença na forma com que você revisa textos, já que oferecem retratos completos e diversos das normas, evoluções e peculiaridades da língua portuguesa.

Assim, a partir dessas e de outras leituras, você mudará também a maneira com que você enxerga e se relaciona com o idioma, algo fundamental para tornar-se um revisor cada vez mais qualificado e competente.

E, como mencionamos, a internet também está repleta de informações e materiais para auxiliar sua evolução como revisor profissional. Não deixe de aproveitá-las! Para começar, baixe agora mesmo nossa checklist interativa — e gratuita! — de revisão!

Checklist de Revisão de Conteúdos Web

Posts populares com esse assunto