Por Izabela Linke

Gerente de Qualidade, testadora de receitas de bolo e consumidora voraz de música boa.

Publicado em 05/12/2014. | Atualizado em 05/09/2018


Já falamos aqui sobre como hábitos de leitura são importantes para quem quer se tornar um redator web, mas o mundo das letras vai muito além. Ler nos torna melhores escritores, claro, mas também nos transforma profundamente como pessoas, nos deixando mais expressivos, livres e imaginativos — e se você não se identificou, é porque […]

Já falamos aqui sobre como hábitos de leitura são importantes para quem quer se tornar um redator web, mas o mundo das letras vai muito além. Ler nos torna melhores escritores, claro, mas também nos transforma profundamente como pessoas, nos deixando mais expressivos, livres e imaginativos — e se você não se identificou, é porque ainda não encontrou o livro certo (ele existe, pode acreditar).

A literatura como um todo é um vasto mundo de referências e conhecimento, onde podemos mergulhar a todo momento e em todas as direções. Mas os livros técnicos também são uma ajuda imensa para quem deseja se profissionalizar na arte da escrita e entregar conteúdos cada vez mais ricos e completos. Para te dar uma forcinha extra compilamos uma lista com  5 livros técnicosque todo redator web deve ler. Anote aí!

O Português do Dia-a-dia: Como Falar e Escrever Melhor

Sérgio Nogueira Duarte da Silva

Dar a luz ou à luz? Olimpíadas ou Olimpíada? Descriminar ou discriminar? Até os mais experientes com o português de vez em quando trombam em dúvidas que vão muito além da gramática.

Sabendo que todo mundo desliza de vez em quando, o livro foi escrito por um professor e trata de aspectos semânticos, gramaticais e estilísticos da nossa língua. Livro de cabeceira para quem trabalha com texto.

Ler, pensar e escrever

Gabriel Perissé

O livro não traz receitas de bolo e nem dicas certeiras, à prova de tudo. Mas te ajuda a fazer o mais importante: exercitar a ideia de que essas ações comuns ditam o tom de praticamente toda a nossa existência. Quanto mais lemos, mais exigente nos tornamos, com pensamentos mais qualificados e, como consequência natural, começamos a escrever melhor.

A voz do escritor

A. Alvarez

Todo escritor tem sua própria voz, aquele estilo que é só dele. Mas encontrá-la é uma conquista que vem com muita prática e, principalmente, muito auto-conhecimento. Nesse livro, o poeta e romancista britânico explica como buscá-la dentro da essência de cada um — e como é possível percorrer esse caminho passando longe dos clichês.

Escrever Melhor: Guia para Passar os Textos a Limpo

Dad Squarisi e Arlete Salvador

Para escritores de qualquer natureza, o livro trata dos problemas mais triviais que todo mundo comete na hora de escrever os mais diversos tipos de texto, das teses acadêmicas até os relatórios empresariais. Além disso, traz dicas de ouro para se livrar das pegadinhas da língua portuguesa.

Oficina de Escritores

Stephen Koch

O ex-professor norte-americano, Stephen Koch, presidiu um programa de pós-graduação de escrita criativa na Universidade de Columbia (de Nova York), tornando-se uma das grandes autoridades no assunto. Nesse livro, o autor reúne suas observações e ensinamentos sobre a arte de escrever bem.

Mas não pare por aí, hein? Leia sempre por prazer, dos grandes clássicos aos mais modernos (toma aqui uma listinha sensacional de títulos nacionais e corra para a livraria mais próxima).

Agora, livros em punho e mãos à obra! Conhece outras leituras legais para ajudar na hora da redação? Deixe seu comentário e conte pra gente!

curso-redação-web

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *