Por Mérian Provezano

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content , formada em Jornalismo, estudante de Letras e nerd em formação. Passo meu tempo livre lendo livros, vendo séries e escutando Robbie Williams.

Publicado em 06/03/2017. | Atualizado em 20/02/2019


Se tem uma característica que é comum a praticamente todo copywriter é o gosto pela leitura.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Podemos passar horas entretidos com um livro e sem ao menos perceber o que se passa ao nosso redor.

E quando a leitura une entretenimento e conhecimento, tudo se torna ainda melhor, não é mesmo? Portanto, no post de hoje, listamos 10 livros para copywriters que são tanto educativos como inspiradores! Confira:

10 dicas imperdíveis de livros para copywriters

1. Trabalhe 4 Horas por Semana – (Tim Ferris)

Você já deve ter lido o nosso post em que contamos que é possível ser freelancer de qualquer lugar do mundo — se não leu, termine esta leitura e vá logo conferir as dicas! E é exatamente sobre isso que esse livro fala!

Na obra, Tim Ferris compartilha a própria experiência e explica como conseguiu render 40 mil dólares por mês trabalhando apenas 4 horas por semana.

Além disso, ele lista cerca de 50 dicas de ferramentas e truques interessantes e alguns estudos de casos sobre como se reinventar no mercado de trabalho, escapar da rotina e ao mesmo tempo aproveitar a vida.

Trabalhe 4 Horas Por Semana

2. Manual da boa escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas – Maria Tereza de Queiroz Piacentini

De nada adianta você ser uma pessoa criativa e que goste de escrever se não domina o português.

E para tirar as suas dúvidas sobre diferentes aspectos da língua, como o uso da crase e da vírgula, esse livro vai ser uma mão na roda!

Maria Tereza aproveita a sua prática como professora para colocar na obra as maiores dúvidas que percebeu em sala de aula.

Além de explicar teorias e conceitos, o livro tem algumas atividades resolvidas e explicadas pela autora, que visa resolver qualquer incerteza do leitor!

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas – (Dale Carnegie)

Para que você consiga conquistar o leitor e fazer com que ele se interesse pelo seu conteúdo, é imprescindível dominar algumas técnicas de persuasão.

Nesse livro, o autor indica algumas estratégias de comunicação, de modo que a sua estratégia de influenciar e se tornar uma referência em sua área de atuação seja um sucesso.

4. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – (Jeff Sutherland)

Por conta de rotinas corridas e repletas de atividades, é cada vez mais comum termos que lidar com diferentes questões ao mesmo tempo.

Porém, quando não é possível se dedicar da maneira adequada a cada tarefa, é possível que o resultado encontrado não seja positivo.

Pensando nisso, Jeff Sutherland desenvolveu um método de gestão de tempo eficiente. Esse método tem como objetivo planejamento e execução de tarefas em ciclos, de maneira inteligente e eficaz.

Ele pode ser muito útil para ajudá-lo a organizar melhor o seu cronograma de projetos e também para tornar a sua produção de conteúdo mais proveitosa.

5. Marketing de conteúdo épico – (Joe Pulizzi)

Produzir um conteúdo rico, educativo, que responda aos seus questionamentos, de modo a conduzi-lo pelo funil de vendas, são alguns dos preceitos do Marketing de Conteúdo.

Dessa maneira, você, como copywriter, precisa conhecer essas estratégias melhor do que ninguém!

Abordando diferentes aspectos desse viés do marketing, a obra ensina alguns pontos interessantes, como:

  • o que é um conteúdo épico;
  • o que fazer para escrever um material do interesse da persona;
  • qual deve ser o processo de criação e produção de conteúdos épicos;
  • como você pode medir a evolução dos seus resultados.

6. Deu Branco! – (Waldemar Ciglioni Jr.)

Waldemar Ciglioni Jr. reuniu em seu livro textos de diferentes pessoas consolidadas no ramo da publicidade.

De maneira única, ele praticamente dá uma aula de escrita criativa e explica o que deve ser feito para escrever um texto “vendedor”.

7. Palavra Por Palavra: Instruções Sobre Escrever e Viver – (Anne Lamott)

Esse livro é um clássico indicado para todas as pessoas que têm o sonho de se tornar um escritor.

Anne Lamott incentiva o leitor a não desistir do seu sonho de se tornar um escritor, explicando como ela faz para lidar com as dificuldades da carreira e os possíveis percursos.

Além disso, compartilha algumas orientações práticas para superar bloqueios criativos, entender os elementos básicos da escrita e como evitar o perfeccionismo.

8. Tração – (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

Outra obra que não poderia faltar na nossa lista de livros para copywriters é Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares.

Com depoimentos de 40 empreendedores, ele fornece um material de consulta riquíssimo e muito útil para ajudá-lo a entender melhor conceitos como SEO, como utilizar a “tração para” conquistar clientes, marketing digital, canais promocionais etc.

9. So You Think You Can Write? The Definitive Guide to Successful Online Writing – Julia McCoy

Se você quer dicas para produzir conteúdos online, esse livro vai ser o seu guia definitivo. Apesar de ainda não ter uma edição em português, se você já domina um pouco o inglês, a leitura dele é muito tranquila.

Ele explica desde o processo de criar um blog até como se tornar um copywriter online de sucesso.

Julia McCoy toma como base a sua carreira como freelancer para compartilhar as suas dicas, o que a torna uma ótima fonte de pesquisa por entender quais são os principais questionamentos e dificuldades de quem está pensando em seguir essa carreira.

10. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells – (Robert W. Bly)

O livro de Robert W. Bly também ainda não tem tradução para o português, mas é muito indicado para quem quer ter sucesso como copywriter. Como o próprio nome do livro já diz, ele pretende ser um guia para o copywriter.

Ao longo da obra, divide algumas práticas, como:

  • criar subtítulos infalíveis;
  • tornar mais fácil a leitura do seu texto;
  • fazer o seu trabalho de freelancer um sucesso;
  • adotar técnicas para ter sucesso com e-mail marketing.

Como você pôde perceber, esses livros são essenciais para tornar o seu trabalho como copywriter ainda mais estratégico, efetivo e bem-sucedido.

São leituras repletas de dicas e insights valiosos, que certamente trarão conhecimentos úteis para o seu trabalho como produtor de conteúdo.

Se você já achou as dicas de livros para copywriters deste post incríveis, vai adorar ainda mais a nossa próxima indicação! Leia agora o nosso conteúdo com os 8 melhores filmes para freelancers e aprenda se divertindo!

Posts populares com esse assunto