Por Carolina Simões

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 26/01/2018. | Atualizado em 10/08/2020


Encontrar livros gratuitos para ler em formato digital pode ser um pouco complexo, porque existem vários sites que disponibilizam obras de domínio público. Neste post selecionamos as melhores fontes para você procurar os livros que tanto quer! Acompanhe!

O mundo da leitura está aberto para quem quiser entrar. Foi-se o tempo em que para ter acesso a boas obras era preciso gastar verdadeiras fortunas.

Isso porque a internet trouxe o acesso a uma série de livros, antigos e recentes que não poderiam ser perdidos jamais.

Você pode criar uma lista de livros para ler durante o ano e começar a pesquisar quais deles poderão ser lidos imediatamente e sem custos.

Feito isso, é só encontrar um espaço tranquilo e iniciar a leitura de seu primeiro livro online. Além de não gastar nada por isso, você ainda tem a oportunidade de guardar a obra para ler novamente quando quiser ou compartilhá-la com seus amigos. Os benefícios são muitos!

Neste post você encontrará:

  • 5 fontes para descobrir livros online;
  • 5 referências para livros em línguas estrangeiras;
  • 4 sites do dia a dia que também oferecem livros gratuitos e
  • 13 dicas para ter uma leitura em formato digital que seja prazerosa e confortável.

Legal, né? Confira nosso guia completo e aproveite os recursos disponíveis na Internet sem gastar um centavo. Vamos?

5 fontes para descobrir livros online grátis

Agora, vamos mostrar opções onde você poderá encontrar de tudo um pouco: clássicos da literatura, ebooks, apostilas, livros didáticos, obras recentes e muito mais!

1. Acervo público federal

A Secretaria de Educação a Distância do Ministério Público Federal disponibiliza para todos os brasileiros mais de 200 mil livros totalmente gratuitos pela internet. Por isso, o Portal do Domínio Público ficou conhecido como a melhor biblioteca digital do Brasil.

Lá, você poderá encontrar obras que são consideradas como de domínio público ou que tiveram seus direitos autorais cedidos para colaborar com o projeto. Além de livros, você também terá acesso a outros tipos de mídia, como documentários e filmes, por exemplo.

No ar desde o ano de 2004, a proposta do governo é proporcionar um espaço virtual de coleta, preservação e compartilhamento de alguns conhecimentos a toda a sociedade brasileira. Assim, obras literárias e científicas podem ser acessadas a qualquer momento. Basta que o usuário se cadastre e faça uma rápida pesquisa no buscador do site.

Caso você seja um escritor ou conheça alguém que deseja impulsionar sua carreira, também vale lembrar que o Portal Domínio Público oferece um espaço de colaboração, onde sua obra pode ser digitalizada e disponibilizada para o público, seja como voluntário, autor, tradutor ou parceiro.

2. Bibliotecas digitais gratuitas

Há uma série de instituições que também se esforçam para espalhar conhecimento rico entre os usuários da internet. Basta fazer uma breve pesquisa no Google para encontrar diversas opções. Grande parte são universidades públicas ou que possuem algum projeto social voltado para a educação.

Confira duas opções de bibliotecas digitais gratuitas bastante diferentes, em que serão encontradas obras de todos os estilos e origens:

2.1. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

Se você possui interesse em causas sociais e procura material rico sobre o assunto, precisa conhecer a biblioteca criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Há textos acadêmicos, artigos e livros completos sobre o assunto totalmente gratuitos e online.

Não é preciso ser aluno da universidade para acessar o conteúdo, basta fazer um rápido cadastro e se inteirar sobre o que tem sido publicado sobre os Direitos Humanos em nível nacional e internacional.

2.2. Biblioteca Digital do Museu Nacional

Outro exemplo interessante vem da UFRJ. O Museu Nacional, pertencente à universidade, disponibiliza em seu site diversas coleções que são consideradas como referência brasileira nas áreas de antropologia e ciências naturais.

Todos os arquivos podem ser baixados em PDF e possuem resolução de alta qualidade, garantindo uma experiência excelente ao leitor. Basta clicar aqui!

3. Google Books

Além do Google Play, a empresa possui mais uma opção para ler online grátis, o Google Books. Trata-se de um serviço especializado da empresa que busca por obras da mesma forma como você faz suas pesquisas diariamente.

Basta acessar books.google.com para ter acesso a um mundo de opções gratuitas e pagas. Para encontrar o que procura, basta digitar o nome do autor, título ou até mesmo um trecho do livro que deseja. Assim, serão encontradas obras de três categorias: protegidos por direitos autorais à venda, protegidos por direitos autorais esgotados e livres de direitos autorais.

A terceira opção, obviamente, é a que mais nos interessa. Há ebooks de autores de todo o mundo, prontos para serem baixados e lidos. Se você preferir, não precisa nem fazer o download, pois é possível realizar a leitura totalmente online.

Esse serviço existe porque a empresa possui uma série de acordos com editoras e autores que possibilitam os usuários a acessarem suas obras parcial ou totalmente, divulgando o título e garantindo o acesso de cada vez mais pessoas.

4. Apple Books

Os usuários dos produtos que pertencem ao ecossistema Apple também podem aproveitar as possibilidades que a marca da maçã oferece para quem está procurando livros para ler em formato digital. Para isso, basta você instalar o aplicativo Apple Books, no seu Mac, iPhone ou Ipad.

Na loja do aplicativo você consegue ter acesso a obras de graça, e com uma interface intuitiva e limpa, é possível organizar sua biblioteca para ter seus livros sempre perto.

5. Amazon.com

Quem foi que disse que a Amazon só disponibiliza produtos se você pagar por eles? Seja lá quem for, estava completamente errado.

A loja virtual da Amazon, com o serviço do Kindle, oferece um leque de opções gigantesco para os amantes da leitura que buscam por bons livros online grátis. Trata-se de uma oportunidade perfeita para aqueles que querem boas indicações e novos autores para se apaixonar.

São disponibilizadas obras de literatura e até mesmo de conhecimento científico, ou seja, haverá algo que será de seu interesse com toda certeza.

O usuário poderá pesquisar pela obra que deseja ler na ferramenta de buscas, ou poderá dar uma olhada nas seções de “Destaque” ou “Mais Baixados”, caso ainda não tenha uma obra específica em mente.

Tudo que você precisa fazer é um rápido cadastro e o livro selecionado será enviado para download em alguns instantes.

Além disso, você também fará parte da lista de contatos da loja. Então, prepare-se para receber ofertas de acordo com as suas preferências.

Outra opção da Amazon é o serviço de assinatura de acesso a livros, o Kindle Unlimited. Antes de se assustar com a opção que não é gratuita, vou te acalmar! É costume para a Amazon liberar alguns dos livros do seu acervo de maneira gratuita. Então, este é mais um canal para te oferecer livros gratuitos!

5 referências em línguas estrangeiras para ler online

Se você é fluente em Inglês, pode expandir ainda mais suas fronteiras e se aventurar pela literatura estrangeira. Ou, se preferir, ler as versões originais dos clássicos que você já adora em Português.

Listamos três sites onde você pode encontrar desde as obras mais populares da literatura até livros mais rebuscados, para leitura online ou download gratuito. Confira:

1. Read Any Book

Read Any Book contém vários títulos em inglês para você aproveitar de graça. Para você ter um gostinho, olha só o que você pode ler por lá:

  • Todos os livros da série Harry Potter, incluindo o último lançado, “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”;
  • A trilogia Senhor dos Anéis e O Hobbit;
  • O Código DaVinci, Anjos e Demônios e outras aventuras do Professor Robert Langdon;
  • As Crônicas de Gelo e Fogo, mais conhecidas como os livros que inspiraram a série Game of Thrones.

Para ter acesso aos livros, basta fazer um cadastro rápido na plataforma de leitura do site. Também há a opção de uma conta Premium, que permite acessar mais livros do catálogo. Os livros estão disponíveis apenas para leitura online, sem download.

A partir daí, é só encontrar um sofá bem confortável para aproveitar o título que você escolher!

2. Open Library

A Open Library é uma iniciativa da Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo distribuir conteúdo de forma digital gratuitamente. Eles disponibilizam milhões de filmes, softwares, músicas e livros online grátis!

Na Open Library você encontra milhares de títulos clássicos da literatura mundial, com opções de leitura online e download em diversos formatos de arquivo, desde o PDF até os formatos específicos de e-readers.

Alguns títulos cadastrados não estão disponíveis para download ou leitura online, e nesses casos o site te direciona para usuários que podem te emprestar cópias físicas ou sites onde você pode comprar seu exemplar.

O mais bacana da Open Library é que você sempre terá uma opção de encontrar a obra que deseja ler, mesmo que a saída final seja pagar por ela. E no caminho você ainda pode tropeçar em vários livros legais que você nem sabia que existiam!

3. Project Gutemberg

Esse projeto já conta com mais de 54 mil livros online grátis prontos para serem lidos! E o melhor: você pode ler online, fazer o download em PDF, baixar direto para o seu Kindle, tudo sem precisar fazer nenhum cadastro.

Project Gutemberg digitaliza livros há mais de 40 anos, e trabalha com obras cujos direitos autorais já expiraram, segundo a legislação norte-americana. A cada ano que passa mais licenças de copyright expiram, ou seja, o catálogo está sempre crescendo.

Você pode ler desde clássicos como os contos infantis dos irmãos Grimm e as aventuras do detetive Sherlock Holmes, até obras mais complexas de autores como Dostoiévski e Nietzsche.

O site tem algumas páginas que já estão traduzidas para o Português, o que pode te ajudar bastante na navegação!

4. Many Books

Se você busca por algo mais atual e moderno, a Many Books pode ser o seu paraíso. Há livros de domínio público e de direitos autorais exclusivamente concedidos para esse plataforma.

O site é em inglês, mas é possível encontrar várias obras em português. Há opções para todos os gostos: você poderá encontrar conteúdos que vão desde Shakespare até Harry Potter!

5. Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca do Congresso dos EUA e a UNESCO se uniram para criar um projeto único, que leva conhecimento para diversas partes do mundo desde 2009 de forma gratuita e inclusiva.

Biblioteca Digital Mundial oferece de tudo um pouco: mapas, partituras, filmes, fotografias e, é claro, livros para todos os gostos.

É possível encontrar obras produzidas muito antes do nascimento de Cristo, até livros lançados recentemente que estão à venda em estantes de livrarias. Além disso, a plataforma é colaborativa, o que significa que as opções disponíveis aumentam periodicamente.

4 fontes que disponibilizam livros online grátis, e que você provavelmente não conhecia

1. Universia

A Universia é uma rede de cooperação universitária, uma entidade privada formada por mais de 1400 instituições de ensino superior de 23 países de língua espanhola e portuguesa. O portal Universia Brasil divulga muitos conteúdos úteis para universitários, publica oportunidades de emprego e bolsas de estudo e ainda disponibiliza mais de 2 mil livros grátis para baixar!

Alguns títulos da lista:

  • Anna Karenina, de Liev Tolstoi.
  • Autobiografia, de Benjamin Franklin.
  • Divina Comédia, de Dante Alighieri.
  • Macbeth, de William Shakespeare.
  • A obra completa de Machado de Assis.

Ao lado desses clássicos da literatura, estão publicações acadêmicas de várias áreas de conhecimento, como Direito, Design, Economia, Filosofia, História e Empreendedorismo.

Navegando pelo site, você encontrará vários links direcionando para diferentes estilos de leitura, como títulos famosos nacionais, livros para vestibulares, obras para começar a empreender, e muito mais! Esses livros, além de te ajudar em trabalhos acadêmicos, podem te aperfeiçoar como redator especialista.

Opções não vão faltar para escolher qual combina mais com o seu estilo ou necessidade.

2. FGV

A Biblioteca Digital da Fundação Getúlio Vargas liberou o acesso a mais de 10 mil títulos da sua base no começo de 2017. No acervo estão periódicos, ebooks e outros tipos de publicações, grande parte sobre finanças, empreendedorismo e negócios.

Vale lembrar que a Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições de ensino mais respeitadas no país, principalmente quando o assunto é administração!

Editora FGV também tem uma seleção de obras gratuitas para download, que incluem livros de Direito, Tecnologia, História e Geografia. São mais de 50 títulos originalmente publicados pela editora, e alguns são utilizados como bibliografia em diversas universidades brasileiras!

3. MET

Se você gosta de artes, vai adorar saber dessa sugestão! O Metropolitan Museum of Art de Nova York, o MET, publica vários livros sobre o assunto desde os anos 1960, e recentemente disponibilizou mais de 400 obras para download gratuito. São livros e catálogos de fotografia, pintura e desenho produzidos por grandes nomes do cenário artístico mundial, como Pablo Picasso.

O MET também liberou um acervo com mais de 400 mil imagens em alta resolução das obras exibidas no museu, e a única restrição que fazem é um pedido para não utilizá-las com fins comerciais, por respeito aos direitos autorais de cada artista.

4. Brasiliana

Brasiliana é uma biblioteca da USP, a Universidade de São Paulo. Além de vários jornais e revistas bem antigos que já foram publicados no Brasil, o portal da Brasiliana tem mais de 3 mil itens em seu acervo de livros e manuscritos.

Os temas são vários: literatura brasileira, crônicas, poesia, contos, romances, livros didáticos, músicas e até novelas. É um diretório muito rico para amantes da literatura nacional, curiosos de plantão e redatores que querem aperfeiçoar seus conhecimentos linguísticos!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Veja 13 dicas para ler livros online

Agora que você já conhece as melhores fontes para baixar seus livros, basta começar a revirar as prateleiras virtuais e selecionar a sua primeira obra digital.

Lembre-se, também, dos cuidados essenciais para leitura online:

  • não passe tempo demais em frente ao computador;
  • posicione sua coluna corretamente;
  • use óculos de leitura;
  • utilize um software regulador de luminosidade da tela.

Além disso, não se esqueça de se desligar de outros aparelhos e distrações durante a leitura. Só assim você poderá ter total foco na leitura e tirar proveito de mais essa maravilha da internet.

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
15 exercícios para o cérebro que vão te deixar mais criativo!
Leitura dinâmica: o que é e como aprender a ler mais rápido!
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Descubra como usar post-it para melhorar a sua organização
Conheça mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Porém, é preciso levar em conta outro fator: a sua experiência. A leitura de um livro digital pode ser tão prazerosa quanto a de um livro físico, desde que você se prepare e se importe com o conforto na hora de aproveitar a obra escolhida.

A seguir, confira algumas dicas que podem ser muito úteis para transformar o ato de desbravar o seu próximo livro em um momento inesquecível.

1. Adquira um dispositivo de leitura

É claro que você pode ler qualquer conteúdo online por meio do seu desktop ou smartphone, mas existem alternativas criadas especificamente para melhorar a sua experiência como leitor.

É o caso de dispositivos como o Kindle, Barnes and Noble, Kobo e Lev. Eles possuem diversos recursos para beneficiar o consumo de conteúdo textual e imagens, pois são desenvolvidos exclusivamente com essa finalidade. Vale lembrar que algumas dessas características também são comuns em alguns tablets.

2. Mexa nas configurações do aparelho

Independentemente da plataforma escolhida para a leitura, é importante realizar alguns ajustes antes de começar a consumir o conteúdo escolhido. Configure o brilho, contraste, fonte, tamanho da fonte, cores e definição.

Certamente, esses fatores têm grande influência sobre a sua experiência. Em muitos casos, a pessoa chega a pensar que não gosta de ler e isso nunca se tornará um hábito. Mas a verdade é que ler algo sob circunstâncias erradas é tão ruim quanto assistir a um filme usando um óculos de sol!

3. Preocupe-se com a luz

A luz é um dos elementos mais importantes quando você está lendo. Uma má iluminação pode trazer problemas como dores de cabeça, ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimação etc. E, é claro, a intensidade também é importante.

Ao contrário do que afirmam várias pessoas, não há distinção entre as lâmpadas fluorescentes (brancas) e incandescentes (amarelas), então você deve escolher aquela que mais lhe agrada. Luminárias também são uma ótima pedida, já que direcionam a luz.

Além disso, há também a iluminação interna da tela do dispositivo. Ela varia entre a forte e a fraca, mas isso não significa que você deve utilizar o máximo ou mínimo. Tente encontrar um meio termo confortável e aproveite a leitura.

4. Mantenha o dispositivo na altura dos olhos e a uma distância confortável

A distância é outro fator que influencia na leitura, tanto de livros impressos quanto de e-books. O ideal é um intervalo entre 30 e 35 centímetros, sempre na altura dos olhos, mantendo o eixo horizontal para evitar ressecamento.

5. Use abafadores de ouvido

A leitura é uma prática que exige máxima concentração do leitor, e sabemos o quanto é difícil mantê-la em ambientes barulhentos como transportes públicos, praças ou filas de banco.

Para esse tipo de situação, você pode utilizar abafadores de ouvido. Também conhecidos como protetores auriculares, esses mecanismos podem ser muito úteis para exercitar a leitura em qualquer lugar e sem distrações.

6. Faça pequenas pausas durante a leitura

Os nossos olhos têm músculos, nervos e vasos sanguíneos, e eles também precisam de um descanso casualmente. A recomendação é que, a cada uma hora, você concentre-se em outra coisa, que não seja a tela iluminada do seu dispositivo.

Além disso, a sua mente também agradece. O fluxo contínuo de informações pode diminuir a sua capacidade de absorção do conhecimento, o que pode interromper o seu aprendizado.

7. Pisque com frequência

Quando a sua vista estiver cansada, tente piscar com mais frequência. Esse é um ótimo método para descansar os olhos e lubrificá-los, evitando o ressecamento dos órgãos responsáveis pela visão.

8. Consulte um oftalmologista

Pelo menos uma vez por ano, é recomendado que você faça uma visita a um oftalmologista. Nem sempre os sinais de problemas oculares são notados rapidamente, então um check-up pode prevenir problemas futuros.

Principalmente nos casos em que o paciente fica muito tempo em frente à tela do computador, é preciso verificar se não há necessidade de óculos ou outros procedimentos.

9. Escolha o ambiente adequado

Existem fatores externos que podem irritar os olhos e dificultar o processo de leitura do usuário. Um bom exemplo são os locais empoeirados ou com ar-condicionado, causadores de ressecamento e consequente lacrimação.

10. Foque na postura

Nós sabemos que todo mundo gosta de se esparramar em um sofá e ler um bom livro, não é mesmo? Mas você sabia que pode acabar prejudicando a sua coluna? Sem contar que é muito mais fácil cair no sono quando você deita, já que o seu corpo entende que você está pronto para dormir.

A recomendação aqui é sentar em uma cadeira em que toda a coluna fique apoiada no encosto, com os pés firmes no chão, os braços apoiados em um ângulo de 90 graus sobre a mesa e ombros relaxados.

11. Fuja das distrações

Encontrar um ambiente silencioso também é uma ótima maneira de focar na leitura. E caso você esteja usando o seu desktop para a leitura, tente manter a tela cheia. Assim, sua atenção não será capturada por pop-ups, redes sociais ou outras possíveis distrações.

12. Utilize aplicativos de leitura

Se você prefere ler pelo smartphone, sem problemas. Existem diversos apps que podem auxiliar tanto na leitura quanto na seleção de textos. Alguns dos mais conhecidos são o Aldiko, Google Play Livros, Moon Reader e iBooks. Alguns e-readers também possuem suas próprias aplicações para smartphones, como o Kindle e o Kobo. Nesse caso, há ainda a vantagem da integração com outros dispositivos.

13. Aproveite a luz solar

A luz do sol é a sua melhor amiga na hora da leitura. Isso é tão verdade que a iluminação perfeita é aquela que simula a luz natural.

Portanto, sempre que puder, aproveite aquele dia ensolarado e vá ler do lado de fora. Mas lembre-se, é claro, de passar o protetor solar.

Agora que você já tem tantas opções para ler livros online grátis, precisa aprender a se organizar para aproveitar as leituras, não é mesmo?

Então que tal conhecer nosso curso Hacks de produtividade para produtores de conteúdo por e-mail? Ele é totalmente gratuito e vai te ajudar a ampliar o seu poder de leitura, dobrando a sua produtividade em apenas 5 dias. Duvida? Aceite o desafio e conheça o curso!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *