Por Aline Gonçalves

Amante da escrita, viciada em Amino, Potterhead e otaku em formação.

Publicado em 15/07/2020. | Atualizado em 14/05/2020


No mercado de trabalho, a liderança é uma das habilidades mais requisitadas pelos contratantes. Para o profissional freelancer, isso não é diferente. Neste post, mostramos por que você deve aprimorá-la constantemente. Confira!

Um dos maiores atrativos da carreira freelancer é justamente o fato de que nessa modalidade de trabalho o profissional não precisa lidar com um chefe imediato. De fato, é uma grande vantagem não ter que lidar com o estresse diário causado pela pressão de um chefe autoritário. Contudo, mesmo que no trabalho autônomo haja a ausência dessa posição, ele ainda requer uma liderança clara.

Na verdade, podemos nos arriscar a dizer que a liderança é uma habilidade ainda mais importante para o freela do que para o profissional comum. Quer saber o porquê? Continue a leitura do post e descubra!

Quem o freelancer lidera?

À primeira vista, essa pergunta pode parecer estranha e sem sentido. Afinal, em geral o freelancer trabalha sozinho e é contratado para prestar serviços a terceiros, portanto não lidera ninguém, certo? Errado. Na verdade, o freelancer tem todo um leque de pessoas para liderar, sendo que a primeira delas é ele mesmo.

Pense conosco: já que no trabalho freelancer não existe um chefe, quem é o responsável por determinar quais são seus horários de trabalho, suas metas ou suas prioridades de entrega? Obviamente, é você mesmo. Esse é um dos exemplos de liderança que o profissional autônomo precisa exercer todos o dias.

Quando se trata da relação freelancer e cliente, essa habilidade também está presente. Nesse caso, é preciso criar confiança e passar credibilidade, mostrando ao consumidor o que ele pode esperar do seu trabalho e o que você espera dele.

Por outro lado, há também a liderança que se deve exercer com os seus parceiros, pois, por mais que a vida de freelancer seja um trabalho majoritariamente solo, muitas vezes é necessário contratar profissionais de outras áreas para lidar com demandas que não estão sob seu domínio. Essa relação deve ser guiada com cordialidade e segurança, sendo essencial mostrar o caminho que deseja seguir ao mesmo tempo que dá ao colega autonomia para exercer sua função.

Finalmente, temos também a relação de liderança com familiares e amigos. A verdade é que ninguém acredita mais no seu trabalho autônomo do que você mesmo. Isso faz com que seja preciso mostrar às pessoas à sua volta que, mesmo sem ter uma carteira assinada, seu job é sério.

Ou seja, cabe a você delimitar os momentos em que eles podem entrar em contato ou os dias que podem convidá-lo para sair. Além de ser sua responsabilidade continuar seguindo em frente, mesmo que eles não acreditem que essa carreira possa dar certo.

Por que a liderança é uma qualidade importante para o freelancer?

A liderança não é só uma qualidade do freelancer de sucesso, ela é também um diferencial que demonstra um grau a mais de profissionalismo. É fácil perceber quando alguém embarca nesse ramo sem apresentar um objetivo específico. No primeiro momento, isso pode até não afetar o seu job, mas a longo prazo, a tendência é que se torne algo prejudicial.

Entenda: líderes sabem para onde estão indo e têm uma ideia de como podem chegar lá. Ou seja, o objetivo é claro e a rota está razoavelmente definida. Então, é preciso lembrar que, quando alguém busca os seus serviços, isso significa que essa pessoa também espera chegar a algum lugar com você. Mas, se você não sabe nem qual é o seu caminho, como poderá ajudar esse cliente?

Nesse sentido, o seu papel vai muito além de enxergar o seu próprio alvo. Também é essencial ser capaz de transferir essa visão para aqueles que estão ao seu redor e que não conseguem vislumbrar qual é o rumo a ser seguido. Isso é o que vai inspirar confiança no seu trabalho e garantir uma alta demanda!

Como é possível aprimorar a liderança?

Agora que já explicamos como a liderança está presente no dia a dia do freelancer e qual a importância dela para o seu trabalho, não podíamos deixar de dar dicas para aprimorar essa habilidade, não é mesmo? Nos tópicos abaixo, preparamos algumas recomendações. Confira!

Trabalhe sua comunicação

Para o profissional freelancer, o processo de atrair e conquistar novos clientes é algo frequente, mas esse não é o único momento em que uma boa comunicação será fundamental para o seu job. Na verdade, em todas as interações que você tiver com um cliente ela será necessária.

Afinal, é preciso transmitir bem suas ideias e saber explicar com clareza como é o seu serviço para diferentes públicos. Um bom líder tem uma voz de comando que é gentil, prestativa e clara, podendo se comunicar bem tanto de forma escrita quanto de forma verbal.

Faça um bom planejamento

Quando se escolhe o trabalho freelancer, é importante ter em mente que, além da sua própria organização, você também será responsável por estipular algumas metas, prazos e ações dos seus clientes. Ou seja, a maior parte do planejamento ficará sob sua liderança.

Nesse sentido, torna-se necessário mostrar ao contratante quais são as etapas do seu plano de ação e como você trabalha em cada uma delas. Lembre-se de que todo o planejamento deve estar bem definido antes de começar a ser executado, isso garante que vocês possam trabalhar em segurança e sintonia.

Aprimore sua empatia

Por fim, uma das características mais importantes da liderança é a capacidade de colocar em prática a empatia. Isso porque, para conseguir resolver os problemas dos seus clientes, primeiro é necessário entendê-los. Afinal, de nada adianta oferecer uma infinidade de soluções se elas não estão ligadas à dor do seu contratante.

Isso significa que você deve se colocar no lugar do seu cliente, ouvir quais são seus problemas e conhecer seus medos. Dessa forma, será possível estabelecer uma conexão mais profunda e vocês poderão trabalhar juntos para encontrar um solução adequada e significativa.

Como você pode perceber, trabalhar a sua capacidade de liderança é uma maneira eficaz de aumentar a qualidade do seu trabalho, além de ser essencial para conquistar a confiança dos clientes. Portanto, se mantenha atento a essa habilidade e busque sempre aperfeiçoá-la!

Este conteúdo foi útil para você? Então, para seguir aprendendo, baixe gratuitamente nosso material rico e desvende todos os segredos do trabalho freelancer!

Trabalho FreelancerPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *