Por Breno Magalhães

Redator na Rock Content.

Publicado em 23/06/2015. | Atualizado em 09/01/2020


Desde meu primeiro video-game, um Playstation caixote, que me apaixonei por esta que viria a ser considerada a 10º arte. Sempre fui fascinado pela capacidade que os jogos tinham para me imergir dentro de seu mundo e me prender durante horas explorando os mais criativos lugares e histórias. Por causa dessa quantidade de tempo investida, […]

Desde meu primeiro video-game, um Playstation caixote, que me apaixonei por esta que viria a ser considerada a 10º arte. Sempre fui fascinado pela capacidade que os jogos tinham para me imergir dentro de seu mundo e me prender durante horas explorando os mais criativos lugares e histórias.

Por causa dessa quantidade de tempo investida, ouvi por quase minha vida toda meu pai dizer: “hora de parar com isso, não vai te levar a nada”. Estava ele enganado.

Hoje jogar possui inúmeros benefícios comprovados, tal como melhora do raciocínio lógico, aumenta a tolerância a frustrações, ajuda na coordenação motora e, por incrível que pareça, também auxilia na sociabilidade e serve como atividade física.

Mas há outro benefício que descobri recentemente: eles também te ensinam a ser um redator melhor.

Duvida? continue lendo o texto e entenda o porquê.

Uma missão por vez

Como disse, uma vez que adentro no universo do jogo, costumo passar várias horas sem perceber. Em mundos como o de Skyrim, Fallout e GTA  a coisa mais fácil de todas era pular de uma sidequest a outra, pegando diversas missões e não concluindo nenhuma.

Quando se é um redator, é preciso ter o mesmo cuidado para não pegar muitas tarefas e deixá-las de lado. Se perdendo em prazos, fazendo uma demanda enquanto há outra mais urgente.

Portanto, conclua uma missão de cada vez, do contrário, seu inventário ficará cheio de solicitações pendentes, sendo que independente de ser no video-game ou na vida, a glória só vem ao final.

gifbreno
Saiba priorizar suas quests

O objetivo ganha o jogo

Falando em se preocupar com outras coisas, em diversos jogos é extremamente fácil perder o foco no objetivo principal e, consequentemente a partida. Quem nunca jogou DOTA (ou LoL – ok, LoL não), e teve alguém no time (podendo ser até mesmo você) que saía correndo atrás de frag, ou passava horas na jungle preocupado em farmar, mas no fim deixava sua base ser destruída?

Na hora de redigir um artigo é preciso ter o mesmo foco no objetivo. Seu texto pode estar lindo, bem escrito e estruturado, mas ele atende aos requerimentos da pauta e conclui a missão? Caso não tenha, é Game Over e você começa tudo de novo.

Conte uma boa história

Se tem uma coisa que Mass Effect, Bioshock, e, principalmente, The Last of Us nos ensinaram, é que uma boa história é o segredo de tudo. Não importa a mecânica, a jogabilidade ou a física. Nada disso conta se não há enredo cativante para chamar a atenção.

Seguindo essa lógica, seus artigos devem sempre ser interessantes para o leitor, criados dentro de uma estrutura chamativa, de maneira que um tópico sempre leve ao outro, estruturando uma narrativa fluida. Sem falar que o conteúdo deve sempre ser relevante e que realmente atenda às suas expectativas.

Ebook Guia Prático de Português (1)

Planeje cada movimento

Devo confessar que sou um dos piores jogadores de Street Fighter que a humanidade já produziu. Mas se tem uma coisa que eu aprendi vendo outras pessoas jogarem, é que cada movimento deve ser pensado antes da execução, fazendo com que apertar os botões aleatoriamente seja uma má ideia (em Marvel vs Capcom essa lógica não se aplica).

Pensando por este lado, você deve pensar na estrutura do seu artigo e os pontos que irá abordar antes mesmo de começar a redigir a primeira palavra. Sair escrevendo ao acaso é uma má ideia, não criando a sequência necessária para atingir o leitor da melhor forma.

A prática leva a perfeição

Quanto mais você joga, melhor você e seu personagem ficam. É comum para quem é gamer passar horas lutando contra um inimigo até entender como derrotá-lo para passar de fase, ou até mesmo ficar à procura de um item para melhorar seu Bárbaro level 70.

No fim das contas, todo o seu esforço e dedicação são recompensados, fazendo com que você deixe de ser um noob ofendido por asiáticos de 11 anos e finalmente se torne alguém respeitado.

Quando se é um redator, a mesma lógica se aplica. Quanto mais você escreve, melhor você fica, e produzir um artigo se torna cada vez mais natural. Talvez no início seja difícil até pegar o ritmo e aprender alguns macetes, mas o caminho para melhora não é outro se não horas de investimento e dedicação.

Headshot

Bom, não tem como eu escrever um texto sobre games e não falar daquele que marcou toda uma geração nas lan houses, o Counter Strike, ou CS, para os íntimos. Não tinha nada melhor do que reunir uma galera, dividir os times e ser ovacionado quando matava o inimigo com um headshot (momento esse que só era superado pela morte sorrateira com a faca).

Um tiro único e preciso, mais que suficiente para acabar com a vítima e mostrar que você sabia o que estava fazendo.

Na hora de redigir seu artigo, é importante que tenha a mesma precisão em mente para atingir sua persona. Seu conteúdo, a forma de escrita, a linguagem, tudo deve se adaptar à ela. Fazendo assim, um texto certeiro para mostrar o seu talento como redator e que você tem tudo sobre controle.

Essas são apenas algumas dicas que irão te ajudar a conseguir mais facilmente o achievement de Redator Web. Tem outros Hacks ou encontrou algum bug no meu texto?

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *