jovem redator

Jovem redator: 7 dicas para conciliar vida profissional e pessoal!

Para quem é jovem e está ingressando na carreira de freelancer, algumas dicas podem tornar a sua experiência muito mais tranquila e organizada.
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Se perguntássemos a um grupo de freelancer quais são as vantagens de trabalhar nesse mercado, certamente eles responderiam: liberdade para trabalhar onde quiser, menos despesas e muitas opções de trabalho.

No entanto, esse perfil possui algumas desvantagens. Afinal, como o freelancer trabalha sem vínculo empregatício, a sua renda depende exclusivamente do seu esforço.

Então, para atingir uma meta financeira mais ousada, o volume de trabalho pode ser excessivo.

E, como sabemos, o excesso de tarefas impede um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Sobretudo se você é um jovem aprendiz ou universitário, é preciso conciliar ambos sem exageros.

Pensando nisso, resolvemos listar 7 dicas para que você, jovem redator, não caia nessa armadilha, e claro, sem prejudicar o seu orçamento.

Continue a leitura e tenha uma vida mais tranquila! 🙂

1 – Estabeleça prioridades

Na carreira do freelancer universitário, o primeiro desafio é estabelecer prioridades. Entendemos o quanto é importante aumentar sua renda para pagar suas despesas e, especialmente a mensalidade da faculdade.

No entanto, antes de pegar uma tarefa é melhor analisar se você terá condições de entregar o material no tempo determinado.

Para definir o que é urgente entre as suas obrigações, basta verificar o prazo e o nível de dificuldade de cada conteúdo.

Por exemplo: imagine que você tem um trabalho para enviar ao professor até terça-feira. Além disso, precisa entregar um artigo para o seu cliente até segunda-feira, às 15hs.

Diante dessa situação, não será uma surpresa se o jovem redator priorizar a tarefa como freelancer. O que não é nada saudável para a carreira acadêmica.

Ao atrasar a entrega de um texto, provavelmente a nossa reputação ficará manchada e a chance de receber novas demanda com certeza diminuirá.

Portanto, pense muito bem antes de assumir qualquer compromisso.

Mais do que isso, desenvolva um mindset de só aceitar compromissos que não conflitem com outros. O pagamento por um freela pode ser imediato, porém todo jovem possui objetivos de longo prazo que não podem ser negligenciados.

2 – Aprenda a dizer não

Quando trabalhamos como redator freelancer, é normal aparecer diversas tarefas ao mesmo tempo para produzir.

Se você for um profissional que segue as regras de escaneabilidade, sabe revisar um texto como um expert e busca frequentemente melhorar a sua qualidade de escrita, sem dúvidas, o número de demandas aumentará consideravelmente com o tempo.

Mas, infelizmente, algumas vezes temos que aprender a dizer não. O excesso de tarefas pode prejudicar a sua rotina, os seus estudos e até a sua saúde.

Você já ouviu falar da Lesão por Esforço Repetitivo(LER)? Esse é mal que afeta um número alto de freelancers. Ele provoca dores em várias partes do corpo e impede que o profissional siga o seu ritmo normal de trabalho, podendo até causar danos irreversíveis.

Como dizer “não” de uma maneira fácil

Para evitar que isso ocorra com você, siga as nossas orientações e descubra qual é o melhor momento para dizer “não” para uma tarefa.

  • Olhos ardendo, corpo doendo e sono são importantes sinais que demonstram que é hora para descansar. Se você está sofrendo, pare e relaxe. Nos próximos dias, você estará com mais energia para desenvolver suas tarefas;
  • ao receber um artigo para produzir, verifique se você não tem um trabalho da faculdade para entregar. Quando misturamos as duas coisas, uma das tarefas ficará penalizada e entregar tudo dentro do prazo será um grande desafio;
  • defina um número de tarefas para você produzir ao longo do dia. Ao cumprir seu desafio, reserve um tempo para a sua família, amigos ou outras atividades de lazer. Esfriar a cabeça é uma ótima saída para encontrar novas ideais;
  • antes de pegar uma tarefa, verifique o nível de dificuldade do material. Se você acredita que não tem conhecimento para desenvolver um conteúdo de qualidade, não assuma um compromisso. Caso contrário, perderá toda a sua energia.

Dessa forma, será mais fácil conciliar vida profissional e pessoal. Com o tempo, você encontrará outros motivos pelos quais deve recusar uma tarefa.

Aqui, na verdade, o mais importante é entender a importância de tomar a atitude de dizer “não”. Assim, você descobrirá que, por maior que seja a sua necessidade, não conseguimos abraçar o mundo da maneira como gostaríamos.

3 – Crie uma rotina

Esta é uma das melhores formas para deixar a nossa vida em ordem. Sendo assim, distribua quais são os momentos de estudo que você terá disponível ao longo da semana; quais são os períodos para desenvolver as tarefas como freelancer e quando você poderá descansar.

Anote a sua rotina em uma agenda ou em seu celular. E, se você quiser levar a organização e a produtividade realmente a sério, este curso por e-mail vai te ensinar as melhores técnicas para produtores de conteúdo.

Deixe tudo organizado e em lugar visível para que você possa sempre verificar seus compromissos, caso apareça alguma tarefa de surpresa.

Outra dica interessante é reservar um espaço em sua agenda para alguns imprevistos. Assim, um congestionamento no trânsito ou a dificuldade para resolver um problema pessoal não serão um empecilho em suas metas diárias.

4 – Cuide da sua saúde

Apesar da correria entre trabalho e faculdade, sugerimos que você não deixe de lado a sua alimentação, o seu sono e os momentos de lazer. Não é errado reservar um tempo do seu dia para assistir a uma partida de futebol ou ao capítulo da sua novela preferida.

Pelo contrário, isso é muito importante para que você tenha alegria e disposição para encarar mais uma semana.

Quer ter mais energia? Invista em atividade física. Uma simples caminhada, uma aula de zumba ou um período na academia poderá trazer grandes diferenças para a sua vida.

Além disso, os exercícios físicos proporcionam outras vantagens. Veja abaixo!

  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Diminui o risco de doenças do coração
  • Combate a obesidade;
  • Protege contra a Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Melhora o sono;
  • Estimular a criatividade.

5 – Almoce com a sua família

Mesmo que a sua agenda esteja lotada, tente almoçar com a sua família, pelo menos, três vezes por semana.

Conte as novidades da sua vida, fale sobre a rotina do seu trabalho e os objetivos que pretende alcançar.

Sua família certamente te ajudou a chegar até aqui, e aproveitar a sua presença pode te fazer falta no futuro. Permita-se aproveitar a flexibilidade de horário que o trabalho como freelancer oferece!

6 – Trabalhe com o que você gosta

Talvez, essa é uma das dicas mais importantes desse artigo. Afinal, quando sentimos prazer pelo nosso trabalho, executamos as tarefas com mais agilidade. Assim, o equilíbrio entre o trabalho com as outras atividades será menos desgastante.

Na plataforma da Rock Content, você poderá escrever diversos artigos de acordo com a sua especialidade. Lá, é possível mostrar o seu trabalho em várias categorias, entre as quais.

  • Automobilismo;
  • moda;
  • esportes;
  • entretenimento;
  • educação e ensino;
  • direito;
  • engenharia;
  • meio ambiente;
  • tecnologia e inovação.

No entanto, antes de enviar a sua tarefa, estude sobre o mercado de freelancer para mostrar autoridade para o seu cliente, mesmo sendo um jovem redator.

7 – Entenda o seu cliente

Algumas vezes, ao receber um feedback negativo seja na faculdade ou no trabalho, ficamos chateados, não é mesmo? Porém, não deixe que isso afete nem a sua vida pessoal e muito menos a profissional.

Quando você se envolve com um comentário do cliente sobre determinada tarefa, a relação entre ambos ficará prejudicada e o resultado final será uma fatalidade.

Então, escute o seu cliente. Entenda o que ele tem a dizer sobre o assunto. Dê a sua opinião sem arrogância e com muita serenidade. Inclusive, saber técnicas de negociação poderá ajudá-lo a ter uma relação amigável com todos os clientes.

Jovem redator, depois de conhecer as nossas dicas você percebeu o quanto é fácil conciliar trabalho e vida pessoal?

Para te provar que isso é possível, cadastre-se na Plataforma da Rock Content. Pegue algumas tarefas e teste todas as orientações deste artigo. Depois, conte nos comentários abaixo se elas foram úteis para você, combinado?

Até a próxima! 🙂