Por Guilherme Pimenta

Designer e escritor, percebi que era melhor desenhando com palavras.

Publicado em 11/08/2020. | Atualizado em 22/06/2020


Ainda que pareça estranho, redatores podem encontrar jobs no Instagram e promover o seu trabalho por lá. Inclusive, essa é uma excelente rede social para isso. Entenda por que e como você pode destacar sua carreira usando interação e planejamento!

Será que é possível usar uma rede social puramente visual para melhorar sua carteira de clientes como redator?

Sim, parece um pouco esquisito a princípio, mas neste artigo eu quero mostrar como dá muito resultado buscar jobs no Instagram!

Para isso, precisamos passar por 3 pontos: por que fazer, como fazer e de que modo transformar essa ideia em uma estratégia para a sua carreira. Bateu a curiosidade? Então acompanhe!

Por que o Instagram é perfeito para encontrar jobs?

Se pensamos no nascimento do Instagram há alguns anos, fica claro sua ideia inicial: uma rede que deixava todos os aspectos de produção e compartilhamento de conteúdo em segundo plano para focar apenas em fotos.

Mas uma verdade é sempre comprovada na internet: onde os usuários estão é onde o mundo digital está. Com a popularização da plataforma, ela se tornou muito mais do que nasceu para ser.

Hoje, o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. Ela ainda tem fotos e vídeos como seu núcleo, mas se tornou um lugar para interagir, discutir e promover.

Segundo o próprio Facebook, dono da plataforma, existem mais de um bilhão de contas ativas no mundo, com 500 milhões delas sendo utilizadas diariamente. Esse número já seria suficiente para mostrar seu potencial para negócios, mas outra estatística é ainda mais interessante para você.

80% desse volume bilionário de contas seguem alguma empresa no Instagram. Com essa importância, negócios de todos os tipos passaram a investir muito de seu orçamento de marketing na rede.

Ou seja, seus possíveis clientes e colegas de profissão estão mais ativos lá do que em qualquer outro canal de interação na internet. É o ambiente em que prestam atenção, que monitoram e que dão valor.

Com isso tudo, podemos enxergar como o Instagram pode ser vital para a sua carreira. É uma chance de criar visibilidade para o seu trabalho e os contatos necessários para que ele chegue a quem interessa.

Afinal, um redator trabalha com imagens, mesmo que descritas. A sua experiência fará dessa ferramenta um grande canal de captação de jobs.

Quais dicas podem ajudar os redatores a encontrar trabalhos?

Agora que você se animou para começar essa nova fase, quero apontar os caminhos para isso. A ideia é tratar o Instagram como você já trata suas estratégias de marketing digital em outras plataformas, mas de forma adaptada ao que essa rede tem a oferecer. Acompanhe.

Crie um perfil profissional

Uma forma obrigatória de enxergar sua carreira de freelancer é como uma empresa de uma pessoa só. Agir como negócios agem mostra profissionalismo e confiança para possíveis clientes.

Por isso, dê uma atenção especial ao seu perfil. Invista em uma foto de qualidade, uma bio interessante e direta e até mesmo em uma brand persona — a voz e a forma como você vai se comunicar na rede.

Saiba quem seguir

Quanto mais pessoas você seguir, melhor. Mas por que não focar nos perfis que importam? É interessante buscar não só empresas, mas influencers e usuários comuns que compartilhem interesses e assuntos de acordo com o seu estilo de escrita.

Afinal, é da troca com esses perfis que você vai encontrar oportunidades de novos jobs. Assim, priorize seguir quem faz mais sentido.

Use as hashtags certas para seu conteúdo

Você obviamente não vai demonstrar seu trabalho na íntegra no Instagram. Por mais flexível que a plataforma seja, ela não funciona bem para textos longos.

Por isso, o segredo está em usar a vitrine para dar visibilidade e guiar os seguidores até o seu trabalho — blog, portfólio e cases.

Usar as hashtags certas é como fazer SEO dentro do Instagram. É dar mais relevância às suas postagens dentro das pesquisas de pessoas que buscam o que você tem a oferecer.

Promova postagens relevantes e interessantes sobre seu trabalho

Se você tem aquele conteúdo que acha impecável para mostrar o que sabe fazer ou um texto que teve muitas visualizações e um grande retorno em opiniões, vale muito a pena gastar um pouco de dinheiro neles.

O Instagram Ads promove conteúdo na plataforma para um alcance muito maior do que os seus seguidores.

Com um post atraente e criativo que leve ao seu trabalho, você pode impulsionar o potencial de atrair novos clientes com uma campanha simples e bem-feita.

Busque perfis de empresas e se apresente

Como toda rede social, você não precisa esperar que os clientes venham até você. Pelo contrário, é importante ir atrás das oportunidades.

Use a busca do site por hashtags para encontrar empresas e agências que falam das mesmas coisas e tenham o mesmo estilo do seu trabalho.

Foque principalmente naquelas que não parecem conseguir deslanchar suas estratégias de conteúdo e se apresente.

Mostre seu trabalho com profissionalismo, sem ser insistente ou parecer uma pessoa invasiva. O ideal é apontar esses prospectos para os posts dentro do próprio Instagram e permitir que eles explorem o que você tem a oferecer.

Encontre outros profissionais importantes para sua carreira

Não são apenas empresas que estão no Instagram. Editores, gerentes de marketing e outros profissionais podem ser contatos interessantes — não só para encontrar jobs, mas para aprender e trocar informações sobre carreiras.

Compartilhe um pouco da sua vida também

Não é por que freelancers agem como empresas que devem esquecer o lado humano de suas vidas. Você pode postar foto do pet, de comida, de uma viagem, do que você quiser.

Só fique de olho na frequência e tente sempre demonstrar um pouco do seu talento em cada postagem — títulos e descrições interessantes, hashtags relevantes e contextualização com seu trabalho, quando possível. Ah, e sempre capriche na qualidade das fotos!

Interaja sempre que puder

Redes sociais são fundamentadas em interação, então interaja! Elogie, dê opiniões, converse, responda e compartilhe.

Essas ações rotineiras ajudam a construir organicamente sua base de seguidores. Muita gente diz que números não são sempre importantes, e realmente não são. Mas é a primeira coisa que muitas empresas vão olhar.

O único ponto para ficar de olho é que tipo de interação é mais interessante para a sua carreira. Por isso, definir uma brand persona é fundamental.

Qual é a importância de conhecer as redes sociais?

Freelancers têm a liberdade de criar suas carreiras e fazer o seu próprio trabalho. Mas esse poder vem com uma grande responsabilidade: a necessidade de criar uma rede de contatos saudável e ir atrás de seus clientes.

É por isso que um dos setores mais importantes da sua empresa de uma pessoa só é o de marketing digital.

Saber utilizar bem as redes sociais é a garantia de trabalho constante e de um crescimento no valor do que você oferece. Afinal, quanto mais autoridade e visibilidade você tem, mais pode cobrar pelo serviço que presta.

Isso vale para seu blog pessoal, seu twitter e até para encontrar jobs no Instagram. Exatamente por ser um casamento improvável (redatores em uma rede visual), essa é uma oportunidade de se destacar entre os concorrentes.

Que tal então aproveitar o embalo para profissionalizar ainda mais a sua carreira freelancer? Você pode começar por este e-book especial e completo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *