Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 08/05/2020. | Atualizado em 27/04/2020


Quer um espaço de trabalho confortável e bem funcional? Descubra quais itens para home office não podem faltar na hora de montar seu escritório!

Na hora de planejar o seu ambiente de trabalho, é fundamental pensar na ergonomia e na organização desse cantinho. Afinal, é um lugar onde você passa várias horas do dia, então, nada mais justo do que deixá-lo mais agradável.

Existem alguns itens para home office que são primordiais para que você tenha conforto e garanta a qualidade de vida e o bem-estar durante a sua jornada. A seguir, mostrarei 7 deles. Vamos lá?

1. Mesa

Parece óbvio falar que a mesa deve estar na sua lista de itens para home office, mas a verdade é que a escolha vai um pouco além da necessidade. Por isso, é preciso pensar na funcionalidade, no conforto e na praticidade que ela vai trazer para a sua rotina.

Veja se é preciso escolher uma opção que já vem com um gaveteiro, se é melhor um conjunto em “L” ou mesmo se um modelo bem simples já atende a sua demanda. Portanto, antes de adquirir a sua mesa, identifique quais são as suas necessidades e escolha uma opção que se encaixe no seu orçamento disponível.

2. Cadeira

Uma boa cadeira é um dos itens mais importantes em um home office. Se você já passou horas sentado em um lugar desconfortável, sabe o estrago que isso pode fazer nas suas costas — e não queremos ser jovens com colunas de 80 anos, não é?

Aqui, a maior dica é não tentar economizar demais. É melhor apertar um pouco mais o seu orçamento e comprar um produto de qualidade do que pensar só no preço e descobrir daqui a um tempinho que você precisa de uma cadeira nova. O valor total que será gasto, provavelmente, é o suficiente para comprar esse item logo de primeira.

Há boas opções para um escritório bem no estilo “presidente”. Também tem a alternativa de comprar a famosa cadeira gamer. Afinal, se o pessoal consegue virar a noite jogando de maneira confortável, ela é mais do que suficiente para a sua jornada.

Acredite: é aqui que a ergonomia faz muita diferença. A sua produtividade, a sua coluna e os seus ganhos vão agradecer bastante no fim do mês.

Planilha de Controle de Produtividade e Faturamento 2020Powered by Rock Convert

3. Apoio para os pés

Mais uma vez, precisamos falar da ergonomia e do conforto adequado na sua estação de trabalho. O apoio para os pés serve para deixar a sua postura correta, além de ajudar a manter uma posição ainda mais confortável.

Se a sua mesa é um pouco mais alta e requer que a cadeira também esteja um pouco mais elevada, o item é indispensável, uma vez que você não vai querer (e nem conseguir) passar horas com as pernas suspensas, sem nenhum apoio.

Faça o teste: os seus braços devem formar um ângulo de 90º com os antebraços apoiados na mesa. Por isso, faça os ajustes necessários na cadeira para chegar a essa posição. Se os seus pés não ficarem encostados no chão, é sinal de que você precisa mesmo de um apoio.

4. Calendário

Dificilmente conseguimos trabalhar sem um calendário por perto, principalmente os profissionais que lidam muito com prazos de entrega. Já pensou em deixar essa informação mais visível, facilitando o controle de tarefas e evitando que você se perca entre uma atividade e outra?

Nem precisa gastar muito comprando um planner superelaborado. Um calendário simples e grande já é o suficiente para manter o controle sobre a sua rotina. Caso tenha disposição e criatividade para um DIY, você pode criar o seu próprio controle, do jeitinho que preferir e com as informações necessárias.

Na internet, principalmente no Pinterest, é possível pegar várias referências e tutoriais com os materiais mais variados — como acrílico e cortiça. Tudo de acordo com o seu gosto e orçamento.

5. Organizadores

Os organizadores também são alguns dos itens para home office que você pode considerar incluir na lista, principalmente se lida com muitos papéis e documentos no dia a dia. Há opções de mesa e de parede, basta escolher a que mais combina com a sua rotina.

A ideia é evitar ter muita coisa espalhada pela mesa. Então, pode ser que você queira comprar mais de um organizador e deixar a papelada separada de acordo com a categoria: contas a pagar, documentos e recados, por exemplo.

6. Iluminação

A iluminação não pode ficar de fora do seu planejamento. Afinal, ela ajuda a diminuir o esforço que você precisa fazer para ler alguma coisa, principalmente se tem um pouco de dificuldade de usar somente a tela do computador ligada — quem usa óculos sabe muito bem do que estou falando.

O ideal é que você deixe a mesa bem perto da janela, de forma que aproveite ao máximo a luz natural que entra. Fazendo isso, o ambiente ainda fica mais fresquinho e arejado, o que conta muitos pontos para o conforto.

Contudo, se você não tem esse espaço disponível em sua casa, opte por um cantinho com as paredes mais claras e que esteja mais próximo de uma fonte de luz natural. Se isso não for possível, é o momento de considerar um reforço.

As luminárias são grandes aliadas de quem precisa de mais iluminação direcionada. Se você trabalha à noite e não pode acender a lâmpada central do cômodo, por exemplo, elas farão toda a diferença na sua mesa de trabalho.

7. Um toque pessoal de decoração

Objetos decorativos não entram, necessariamente, na lista de itens para home office. Porém, é uma boa recomendação. É claro que você precisa manter o estilo que o resto da casa tem, principalmente se usa um espaço compartilhado, como a sala. Mas nada impede de deixar o seu cantinho mais agradável.

Escolha alguns itens que trazem bons sentimentos — como uma foto, uma lembrancinha ou algum objeto especial — e que vão ajudar a dar mais vida ao seu ambiente de trabalho. Porém, tome cuidado para não deixar a mesa cheia de coisas, o que causa o efeito contrário e traz a sensação de bagunça. A ideia, aqui, é apenas deixar o espaço um pouco mais bonito e agradável.

Esses são apenas alguns dos itens para home office que podem compor a sua lista. Todavia, é claro que, no final das contas, é você quem decide o que é mesmo indispensável, de acordo com as suas necessidades, o tipo de trabalho que realiza e o orçamento que tem disponível para deixar o seu escritório confortável e funcional.

Gostou dessa relação de itens? Já ajuda a ter uma orientação a respeito do que você precisa adquirir, não é? Aproveite para aprender um pouco mais sobre como montar o seu home office da melhor maneira possível com este material especialmente preparado para vocês!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *