Por Bruna Moreira

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 26/12/2017. | Atualizado em 26/12/2017


Todo começo de ano é a mesma coisa: IPTU, IPVA, material escolar... Por isso, listamos maneiras seguras de conseguir dinheiro extra para cobrir esses gastos.

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Todo começo de ano é a mesma coisa: mal a gente termina de pagar as compras de Black Friday e de Natal, já aparecem as contas de IPTU, IPVA e material escolar. Somando isso às despesas cotidianas como luz e aluguel, temos sorte se sobrar alguma coisa do salário depois.

Nessas horas, um dinheiro extra é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Por isso, fizemos uma lista de alternativas que podem, em pouco tempo, te ajudar a arrecadar um dinheirinho extra para pagar essas contas ou mesmo reanimar suas finanças após quitá-las.

1) Faça um bazar de desapegos

Todo mundo tem um monte de tralha que não usa, a maioria delas em boas condições. É bolsa velha, tênis que não serve mais e até móveis que você simplesmente desgostou. Por que não se livrar dessas coisas e, de quebra, ganhar espaço e dinheiro?

Existem vários sites em que você pode vender suas coisas usadas — OLX, Enjoei, Mercado Livre —, além dos grupos de compra e venda Facebook. Mas você também pode simplesmente anunciar para os seus amigos e promover um bazar do desapego em casa.

Apenas garanta que as coisas a serem vendidas estão realmente em boas condições de uso, ok?

2) Produza conteúdo para web

Quando você quer saber alguma coisa nova ou tirar uma dúvida, o que você faz? Procura no Google, certo? Pois é, milhares e milhares de pessoas em todo o mundo também.

É, por isso, existe um grande mercado por trás disso, com profissionais de várias especialidades planejando, escrevendo e revisando os textos que você vê na internet; além de plataformas gratuitas que conectam os produtores aos clientes.

O melhor de produzir conteúdo para web é que dá para ganhar dinheiro não apenas para cobrir suas despesas básicas, mas para adquirir bens e até realizar sonhos como uma casa nova ou aquela viagem que você quer tanto fazer!

Um redator rock content!

3) Dê aulas particulares

Embora esse começo de ano seja período de férias escolares, muita gente fica de recuperação e saí a procura de um professor particular. Além do que, sempre tem gente precisando de aulas de inglês, espanhol, gramática, programação…

Com certeza, você tem um conhecido precisando! Mas, se não tiver, você pode recorrer a sites como o Open English, no qual você pode dar aulas de inglês online e garantir seu dinheirinho extra sem sair de casa.

Você também pode usar suas habilidades para oferecer cursos de Photoshop, bordado, culinária e outras experiências úteis que muita gente gostaria de aprender. Basta montar um programa do curso e divulgar nas redes sociais para atrair os alunos.

Quanto mais rica for sua divulgação (visualmente e informativamente), maiores as chances das suas aulas bombarem!

4) Pegue trampos temporários

Essa época do ano é cheia de eventos e emergências em todos os lugares, principalmente nos mais turísticos. Com isso, surgem oportunidades de trabalhos temporários para cobrir a demanda.

As oportunidades são várias, de recreador a garçom. Além disso, sempre existe a possibilidade de trabalhar via aplicativos como a Uber e o Cabify.

Nesse post temos uma lista de trabalhos de fim de semana que podem te ajudar!

5) Trabalhe de forma independente

Em toda faculdade sempre tem alguém vendendo comidinhas gostosas, caderninhos personalizados e oferecendo trabalhos de revisão para ganhar uma graninha — e isso pode funcionar para você também.

Abuse das redes sociais, pois elas são poderosas ferramentas de divulgação. Tire boas fotos dos seus produtos e poste em grupos de compra e venda com algum textinho de apresentação legal.

Se você é designer, pode oferecer serviços de criação de logos e cartões de visita. Se é jornalista, trabalhos de revisão de texto e assessoria de imprensa. Se manda bem na cozinha, pode fazer doces e salgados por encomenda.

As possibilidades são muitas, e você também pode oferecer seus serviços para as empresas por onde já passou e conhecidos que você sabe que precisam desse trabalho.

O mercado independente deve crescer 20% em 2018, mais um motivo para você fazer investir nessa oportunidade. Nesse post tem várias histórias de sucesso que vão te inspirar a começar agora mesmo.

Outras dicas

Despesas aparecem o tempo todo e é normal ser pego de surpresa com contas para as quais você não estava preparado. No entanto, esse não é o caso do IPTU, IPVA e material escolar.

Como essas contas vêm todo início de ano sem falta, você pode se preparar financeiramente para elas! Crie um fundo de economia e vá alimentando, aproveite épocas mais tranquilas para garantir reservas maiores e depois, caso precise, tenha de onde tirar uma ajudinha.

Resumindo, não espere a situação ficar feia para fazer um dinheiro extra ou começar uma poupança. Seu eu do futuro agradece! 😉

planilha de controle financeiro

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *