Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 24/02/2018. | Atualizado em 19/05/2020


Se você é fã da Técnica Pomodoro ou de outros métodos de produtividade e quer saber o que fazer nos 5 minutos de intervalo, não deixe de conferir aqui 5 dicas!

Se você usa algum método como o Pomodoro sabe muito bem o que é o intervalo de freela. Estamos nos referindo aqui, especificamente, aqueles instantes que você tem entre uma tarefa e outra e deve usar para praticar algum tipo de relaxamento.

O intervalo de freela é importante mesmo que você não seja adepto dessa técnica de produtividade, todavia.

É ele que garante que a sua concentração estará intacta durante a redação, revisão ou diagramação. Você já deve, afinal, ter passado por uma situação como essa: a de parar o que estava fazendo para ver um vídeo no YouTube ou escutar uma música que um amigo enviou.

O problema com essas interrupções, enquanto estamos sendo produtivos, é que elas fazem com que tenhamos problemas para voltar a nos concentrar.

Por isso a maioria das técnicas de produtividade reservam espaço para esses momentos de lazer. Eles garantem a nossa sanidade, evitam que fiquemos estressados demais e nos dão a oportunidade de, mesmo ao longo de um período dedicado ao trabalho, nos distrair um pouco.

Aqui listamos algumas das atividades que se pode fazer durante o intervalo do freela. Veja quais delas têm mais a ver com você!

1. Veja um vídeo no YouTube

Poucas coisas na internet são tão relaxantes quanto ver um vídeo engraçado no YouTube. Você provavelmente tem pelo menos um canal favorito e sabe que ele está cheio de publicações que ainda não teve tempo de conferir. Por causa disso é tentador parar o próprio trabalho para entrar em um loop de vídeos e isso pode matar a sua produtividade.

Por aqui isso acontece sempre. Um vídeo leva a outro e quando vejo já é tarde demais para começar uma tarefa. Para evitar que isso aconteça, ter um horário reservado (como o intervalo de freela) e limites para a quantidade de conteúdo que consumimos é uma boa ideia.

A maioria dos vídeos de entretenimento do YouTube, por natureza, tem menos do que cinco minutos de duração. Isso significa que dá para ver um bocado deles ao longo do dia utilizando os intervalos de freela e os escolhendo com parcimônia.

Evite selecionar vídeos maiores do que o seu intervalo de freela, pois será tentador terminá-los em vez de retornar às suas atividades. Deixe conteúdos mais extensos para seus momentos de folga e, sempre que possível, tente ver vídeos com dicas práticas para o seu dia a dia nesses intervalos, priorizando-os com relação aos vídeos engraçados.

É que assim você continua, de certa forma, concentrado no seu trabalho e no que deve fazer para tornar-se um profissional melhor. Aqui na Comunidade já elencamos alguns dos canais que um freelancer deve acompanhar para se manter atualizado.

2. Confira seu e-mail

Sabemos que e-mail pode parecer sinônimo de trabalho, mas nem sempre é. Recebemos milhares de ofertas, contatos de amigos e uma série de outras informações nesse canal que, muitas vezes, consome muito do nosso tempo.

Conferir o seu e-mail sempre que uma nova mensagem é recebida não é o mais indicado para conquistar uma boa produtividade.

Mas se você, como eu, não resiste àquelas notificações, pode usar o intervalo de freela para conferi-las. Na maioria dos casos, cinco minutos são mais do que suficientes para verificar o que precisa de resposta, o que pode ir direto para o lixo e quais são as mensagens que têm apenas que serem lidas.

3. Leia e publique alguns tweets

Twittar é uma das atividades mais divertidas que existem, mas também pode ser um peso na sua produtividade porque bolar tweets bacanas e entrar em uma conversa significativa toma tempo. Os seus intervalos de freela, porém, são um ótimo momento para conferir o que está acontecendo nessa rede social.

Para quem gosta de ver as novidades em primeira mão, o Twitter é mais útil do que o Facebook. Lá os memes chegam primeiro, as notícias de última hora são publicadas instantaneamente e muitas discussões interessantes acontecem.

Todavia, passar o dia inteiro no Twitter não é uma boa opção de carreira. Como tweets são breves (somando no máximo 280 caracteres) dá para fazer muita coisa com os cinco minutos do seu intervalo de freela. E, ao retornar para a sua atividade principal, você se sentirá mais bem informado ou pelo menos terá dado boas risadas.

4. Verifique as suas notificações

Por aqui todas as notificações do celular ficam desligadas a maioria do tempo. Não é difícil entender por que. É contraproducente ter um aparelho ligado ao seu lado, o tempo todo, piscando e apitando porque seus amigos e apps favoritos têm uma mensagem para você.

Mas sempre existem aquelas notificações que não podemos desligar por completo, como as que avisam de ligações que você perdeu ou mensagens que precisa responder. Então, para trabalhar, o que a maioria de nós faz é deixar o celular bem longe para que ele não afete nossa produtividade.

Nos intervalos de freela você tem a oportunidade de conferir o que está acontecendo ao seu redor. Use-os para matar suas notificações, ver se há algo importante que precisa ser endereçado agora e se livrar daquele comichão que temos quando não vemos nossos portáteis por muito tempo.

5. Fique por dentro das notícias

Não é porque você está trabalhando que não deveria se manter informado, não é mesmo? Há centenas de coisas acontecendo na política e uma dúzia de notícias locais que podem ser transformadoras na sua vida. Talvez algumas delas falem especificamente de um evento ao qual você gostaria de ir ou de uma mudança na legislação que impacte o seu dia a dia.

É, portanto, importante tirar um tempo na sua rotina para ler jornais. O intervalo de freela pode ser ideal para isso, servindo para que selecionemos e façamos a leitura dos tópicos que mais nos interessam.

Gostou dessas atividades que podem ser feitas no intervalo do freela? Você pode se interessar por conhecer alguns outros métodos de produtividade que podem ajudá-lo a se tornar uma freela melhor. Aqui no blog já listamos algumas dicas e princípios de organização que podem potencializar bastante os resultados dos seus freelas.

Já domina a produtividade e quer começar a trabalhar agora mesmo? Faça o seu cadastro na Plataforma Rock Content e comece a sua carreira como redator freelancer!

banner levantada de mão redação

Posts populares com esse assunto