técnicas revolucionárias de como interpretar textos corretamente

7 técnicas revolucionárias para interpretar textos corretamente

Você planeja, escreve ou revisa conteúdos? Então deve saber o quanto uma boa interpretação das referências é fundamental para uma produção de conteúdo épica. Neste post, pesquisamos técnicas de leitura, reflexão e produtividade para aumentar suas habilidades!

Interpretar textos é uma verdadeira arte. Quantas discussões causadas por problemas de interpretação você já presenciou, principalmente nas redes sociais?

Seja por falta de habilidade ou pura desatenção, por vezes deixamos que textos passem batidos por nós, sem de fato compreender toda a sua mensagem. Para um redator web, esse erro é imperdoável!

Dominar a arte de interpretar textos corretamente é fundamental não apenas para ser um bom leitor, mas também (e principalmente) para criar textos que sejam entendidos corretamente pelos leitores. Por isso, confira 7 técnicas infalíveis para compreender qualquer tipo de texto:

1. Tenha um dicionário por perto

Alguns textos são mais difíceis de interpretar do que outros. Artigos acadêmicos, produções científicas e relatórios técnicos costumam dar um pouco mais de trabalho na hora da leitura, principalmente pelo uso excessivo de termos pouco conhecidos.

Para vencer esse entrave, tenha sempre um dicionário à mão. Pode ser o seu bom e velho companheiro de mesa ou uma versão online, o importante é que possa ser consultado facilmente e te dê boas definições para ajudar na interpretação.

Além disso, ler com um dicionário por perto ajuda a sanar dúvidas até em textos mais simples. Algumas palavras podem não fazer parte do seu vocabulário usual ou causar confusão de significados. O dicionário existe para desmistificar a língua, e por isso é o melhor amigo do bom redator.

2. Leia gêneros diferentes

Assim como o dicionário ajuda o leitor a se familiarizar com palavras desconhecidas, a leitura de gêneros diferentes é uma arma poderosa para interpretar textos. Procure diversificar o seu consumo, alternando livros de literatura com revistas, jornais, blogs, publicações científicas, entre outros.

Dessa forma, você engrandece seu vocabulário aprendendo novos termos e ainda conhece formas diferentes de estrutura textual. A interpretação de textos se tornará mais fluida à medida que você for se familiarizando com diferentes estilos.

Essa dica também é importante para melhorar a sua produção. Afinal, conhecer diversos gêneros e suas especificidades enriquece o seu estilo de escrita, te ajudando a produzir sem dificuldades.

3. Busque silêncio para se concentrar

O segredo para interpretar textos está na concentração. Uma leitura bem feita requer atenção e imersão total no texto, e é praticamente impossível combinar esses dois fatores com barulho e confusão ao redor.

Ao se preparar para ler um texto importante, procure um lugar quieto, sem muito movimento e o mais silencioso possível. Assim, você conseguirá entender melhor cada parte do texto, encadeando as ideias apresentadas.

A construção de sentido e a interpretação são muito beneficiadas por ambientes favoráveis à concentração, assim como a produção de bons conteúdos também depende do foco total do redator.

Tenha em mente que o autor do texto dedicou-se a escrever, revisar e entregar um texto coeso e coerente aos leitores. O melhor que você pode fazer para retribuir esse cuidado é ler com atenção e extrair o máximo de sentido possível de cada linha.

4. Separe um tempo só para ler

Seguindo o mesmo raciocínio, a leitura é uma atividade que requer tempo. Não adianta tentar interpretar textos lidos às pressas, pois a falta de atenção vai te impedir de entender até os pontos mais simples dele.

Você já tentou ler toda a matéria de uma prova minutos antes da atividade começar? Não funcionou muito bem, não é?

É exatamente disso que estamos falando. O seu cérebro precisa de tempo para absorver as ideias lidas e fazer com que elas tenham sentido entre si.

Atualmente, ter um tempo exclusivo para leitura é raridade. Estamos sempre com pressa, fazendo leituras dinâmicas nas redes sociais ou em leitores eletrônicos, com várias distrações disponíveis. Assim, o sentido dos textos acaba se perdendo facilmente.

Para ser um bom redator, é preciso compreender que cada texto carrega uma potencialidade de sentido e torná-la real por meio da interpretação é papel do leitor. Por isso, se dedicar a interpretar textos é um dos melhores treinos para a sua capacidade de escrita.

5. Releia quantas vezes precisar

Não tenha medo de reler um texto mais de uma vez. Como já dissemos por aqui, alguns gêneros são mais complexos que outros, assim como estruturas textuais desconhecidas demandam mais tempo para interpretá-las.

Ao terminar a primeira leitura, faça uma pausa e tente resumir mentalmente o que você acabou de ler. Ficou alguma dúvida? Volte ao início e leia novamente.

No processo de leitura, nós vamos formulando algumas hipóteses ao longo do texto. Se você chegar ao final dele com essas hipóteses sem confirmação ou rejeição, é necessária uma releitura.

Enquanto não se sentir totalmente capaz de explicar, com as suas palavras, as ideias que o texto apresenta, releia o conteúdo e dedique cada vez mais atenção às leituras.

6. Resuma em tópicos

Uma boa dica para interpretar textos corretamente é fazê-lo aos poucos. Ao terminar um capítulo ou parte do texto, tome nota das ideias mais importantes apresentadas até ali.

Você pode estruturar em tópicos frasais retirados do texto ou com as suas próprias palavras. Assim, você memoriza os tópicos mais relevantes e vai para a próxima parte com as conexões devidamente estabelecidas.

O resumo também ajuda na releitura do texto completo. Ao listar as ideias principais, você torna possível reler apenas os tópicos listados em cada trecho. Dessa forma, relembrar as relações e posicionamentos que o autor demonstra fica muito mais fácil.

Ao escrever, tente organizar seus textos de modo que o leitor possa fazer esse levantamento em tópicos. A divisão por intertítulos padronizados e o destaque de termos importantes são algumas formas de ajudar no processo de interpretação.

7. Teste sua compreensão

Depois de fazer uma leitura completa, a última dica para interpretar textos corretamente é testar o quanto você compreendeu.

Como fazer isso? Bom, existem algumas maneiras bem simples:

  • ​Discutir com outras pessoas que já leram o texto;
  • Procurar resenhas críticas ou resumos e comparar as interpretações;
  • Checar se suas hipóteses foram realmente confirmadas ou recusadas;
  • Analisar se os tópicos mais relevantes estabelecem conexões válidas entre si.

Cada uma dessas dicas pode mostrar rapidamente se houve algum problema na sua interpretação. Torne esses testes um hábito e tente incorporá-los na revisão dos seus próprios textos, para garantir que seus leitores possam interpretar com facilidade.

Como você interpreta textos no seu dia a dia? Tem alguma outra dica revolucionária que nós não mencionamos por aqui? Conte para nós nos comentários abaixo!