instagram stories

Instagram Stories: conheça dicas para aumentar o engajamento com seu público!

O Instagram Stories é uma das novidades mais sensacionais do Instagram, permitindo um contato diferenciado entre o público e marcas. Conheça aqui 4 dicas para aumentar o engajamento nessa rede com a ajuda do Stories!

Não faz tanto tempo o Instagram Stories foi lançado, mas a ferramenta já se estabeleceu na mente de suas centenas de milhões de usuários. Além disso, ao acrescentar esse recurso, o Instagram também ganhou oficialmente a “batalha” contra o Snapchat, rede social construída justamente para que os membros compartilhem conteúdo de forma semelhante às Stories.

Lançado em agosto de 2016, o recurso do Instagram alcançou 150 milhões de usuários que utilizavam as Stories cotidianamente — mesmo número total de pessoas ativas no Snapchat em junho daquele mesmo ano. Além disso, ao longo desse período, o Snapchat registrou uma queda média entre 20% e 30% de visualizações dentro da rede social.

Mas, afinal, o que são o Instagram Stories? Tratam-se de momentos que você compartilha via vídeo ou foto e que, após 24 horas, somem do seu perfil. Isso abre espaço para que você poste ali um conteúdo diferenciado daquilo que inclui no seu feed oficial, com imagens mais descontraídas do seu dia a dia pessoal e de trabalho. Assim, é possível criar uma conexão mais próxima com seus seguidores.

Com o sucesso da ferramenta, o Instagram vem lançando regularmente novos recursos para as Stories. Hoje, já dá para compartilhar vídeos ao vivo, realizar enquetes e selecionar suas melhores Stories para ficarem destacadas em seu perfil pelo tempo que você quiser, sem expirar em 24 horas.

Quer saber como aproveitar ao máximo todas essas possibilidades e engajar seus seguidores por meio do Instagram Stories? Então, continue a leitura e conheça agora mesmo as nossas dicas!

1.  Poste imagens descontraídas

Os seguidores que adoram acompanhar tudo o que você posta no feed do Instagram vão gostar ainda mais de ficar por dentro dos bastidores de tudo isso com as Stories. Lá, você pode postar o making of das fotos, momentos divertidos do dia a dia, contar novidades de maneira mais próxima para o público, e muito mais.

Como exemplo, suponhamos que você posta conteúdo de moda e estilo e que, por isso, regularmente compartilha imagens dos seus looks no feed. Nas Stories, então, você pode dividir vídeos curtos que mostrem você visitando uma loja e experimentando as roupas de que mais gosta. Depois, quando um desses looks aparecerem no seu feed, os seguidores que viram as Stories vão adorar reconhecer as peças!

Então, seja qual for o seu nicho, o fato é que o público que acompanha você vai gostar de conhecer um pouco mais da pessoa por trás dos conteúdos e o que você faz para alcançar os resultados finais.

No Instagram, muitas vezes, as imagens que vemos podem parecer excessivamente “montadas” ou fora da realidade de uma pessoa comum. As Stories ajudam a quebrar essa impressão e a mostrar que, por trás do feed, há um ser humano de verdade. Isso aproximará seus seguidores de você e poderá fazer com que eles se tornem ainda mais interessados no que você tem a dizer e a mostrar.

2.  Incentive a interação com os seguidores

Apesar de cada foto do feed ter espaço para comentários, o Instagram não é tão conhecido pelas possibilidades de interação — algo que certamente mudou com a chegada das Stories. Além de aproximar você dos seguidores, o recurso também permite que você converse  mais com eles, o que aumentará ainda mais a fidelidade e o engajamento do seu público contigo e com seu conteúdo.

As enquetes podem render momentos divertidos e, ainda, mostrar o tipo de assunto que seus seguidores mais têm interesse em acompanhar. Então, que tal perguntar para eles o que acham de um formato diferente de vídeo ou do conteúdo especial que você está pensando em preparar? Isso te ajudará a conhecer sua audiência de uma maneira rápida e prática. Não tenha medo de usar as Stories como um laboratório de ideias, verificando como seu público responde e, então, renovando seus conteúdos.

Os vídeos ao vivo também são excelentes maneiras de incentivar a interação. Ao assisti-los, os espectadores se sentirão ainda mais próximos de você do que quando veem um vídeo gravado, podendo também deixar comentários para você responder imediatamente.

Tome cuidado, apenas, para não exagerar na dose! Reserve os vídeos ao vivo para situações realmente especiais e, se possível, avise com antecedência antes de fazer um, para que os seguidores possam se programar para assisti-los na hora (eles podem vê-los depois, mas, aí, perdem as possibilidades de interação ao vivo).

3. Não divida um vídeo em vários quadros

A dica de não exagerar na dose pode ser aplicada de maneira geral no uso do Instagram Stories. Uma das coisas de que os usuários não gostam muito é da divisão de um vídeo em vários quadros, já que o recurso não permite que você compartilhe vídeos tão longos por ali.

Por isso, a dica é ser conciso e ir direto ao ponto. Caso queira falar muita coisa para seus seguidores, faça um vídeo ao vivo! Mas, se for compartilhá-lo tradicionalmente nas Stories, prefira a brevidade. Caso contrário, o público apenas pulará para o conteúdo do próximo perfil que seguem.

Lembre-se também de que as postagens desaparecem em 24 horas (a não ser que você escolha destacá-las). Assim, caso compartilhe Stories demais e vídeos divididos em vários quadros, o conteúdo pode acabar ficando descontextualizado e sem sentido para seus seguidores que forem vê-las mais tarde.

4. Deixe a perfeição de lado

Expandindo um pouco a ideia da descontração que abordamos na primeira dica, é importante dizer que deixar a perfeição de lado na hora de criar conteúdo para o Instagram Stories é fundamental sim. Aqui, ângulos incríveis, iluminação impecável e meia hora de preparação para o clique, coisas comuns na produção de uma foto para o seu feed, não entram!

Primeiramente, não vale a pena ter tanto trabalho com um conteúdo que vai desaparecer em de 24 horas. Há, ainda, o fato de que a ideia é justamente de oferecer um olhar diferenciado para seus seguidores.

Por isso, para criar as suas Stories, invista em inspirações do momento, em situações inusitadas e, mais do que tudo, na criatividade e no engajamento. É claro que, de vez em quando, você pode postar aquela foto incrível que, por um ou outro motivo, não se encaixa no seu feed. Mesmo assim, dê preferência para aquilo que oferecerá algo diferente e que destacará você de outros produtores de conteúdo do seu nicho.

Viu só? O Instagram Stories veio para ficar e o recurso oferece possibilidades incríveis de engajamento, criação e experimentação entre você e seu público. Agora, para fortalecer-se ainda mais como produtor de conteúdo, aproveite para conferir também nosso e-book Como se iniciar na carreira freelancer!

Como se iniciar na carreira de freelancer