Por Willian Porto

Redator e animador de vídeos que encontrou esperança na vida de freela.

Publicado em 18/09/2019. | Atualizado em 12/09/2019


Já pensou em aumentar o número de clientes utilizando estratégias no Instagram para freelancers e autônomos? Veja o que fazer para se tornar uma autoridade nessa rede social!

Você já está utilizando Instagram para freelancers e autônomos? Se ainda não, é hora de repensar, já que a rede social ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários.

Caso já tenha realizado alguma ação no Instagram para conseguir mais clientes, é hora de lapidar sua estratégia para alcançar melhores resultados.

É verdade que muitos freelas começam alguma estratégia de marketing em redes sociais, mas acabam desistindo por não terem muito tempo, diante de suas várias entregas, ou por não verem os resultados que desejam.

Por isso, neste post, elencamos os principais passos que devem ser dados para se tornar uma autoridade no assunto e ter, mais do que seguidores, pessoas que confiam em você e consomem seus serviços.

Quer usufruir dos benefícios da vida freelancer e melhorar seus resultados? Então, leia até o final!

1. Tenha uma conta profissional

Quem deseja conquistar mais clientes a partir de redes sociais como o Instagram precisa tirar o melhor de cada uma delas, não é mesmo? Ao ter uma conta profissional, você contará com recursos que estão disponíveis apenas para contas comerciais.

Além disso, nenhuma empresa estará interessada na foto que você tirou na sua última viagem à praia. Nem no meme que compartilhou sobre a situação política do país. Seus futuros clientes desejam entender se você tem se ligado nas últimas atualizações do mercado e conferir quais foram os últimos trabalhos produzidos por você.

Por isso, separar o pessoal do profissional é tão importante. Deixe seu jantar apenas para famílias e amigos. Veja agora como é possível divulgar seu trabalho freelancer mais facilmente com uma conta comercial.

Botões no perfil

Com uma conta profissional no Instagram, você pode utilizar botões como “Ligar” ou “Enviar e-mail”, essenciais para agilizar o contato dos interessados. É necessário escolher ao menos 1 dos botões, e no máximo 3.

Links Patrocinados

Sabe aquele post que você preparou com todo carinho e cuidado? Talvez, você queira impulsioná-lo para atrair mais empresas com o perfil que você deseja. Com uma conta profissional, é possível tanto utilizar o impulsionamento de posts quanto o Gerenciador de Anúncios. Assim, você terá mais opções para aumentar o número de visualizações de seus posts e do perfil como um todo.

Mensuração

Você sabe que a mensuração é parte importante de qualquer estratégia de marketing de digital, certo? Uma conta profissional garante que você tenha acesso aos principais dados do seu perfil. Assim, será possível montar uma estratégia para conseguir melhorar os resultados.

Vale ressaltar que você deve prestar atenção na hora de escolher sua @. Ela facilitará que as pessoas encontrem sua página mais rapidamente.

2. Faça uma biografia interessante

Como o espaço para você inserir suas informações é bem curto, de apenas 150 caracteres, você pode economizar espaço usando emoticons em vez de palavras. Vale lembrar que os visitantes precisam entender de cara qual o serviço que você presta e o tipo de conteúdo que você compartilha com eles.

No Instagram, você só pode incluir um link no perfil. Por isso, escolha aquele que melhor represente o objetivo que você tem nessa rede social. Dependendo da situação, você pode escolher uma landing page (página rápida). Além disso, você pode direcioná-lo diretamente para uma página de contato ou portfólio.

Com o tempo, é interessante fazer testes na sua bio. A partir das perguntas dos seus seguidores, verifique se é possível deixar algo mais claro sobre os seus serviços e produtos. Então, troque algum termo e veja se os resultados serão melhores.

3. Use as hashtags certas

Para conseguir atingir seus objetivos e ter mais clientes em potencial, será necessário interagir com pessoas e empresas que tenham necessidades que você possa suprir, como marketing de conteúdo ou administração de redes sociais.

Por isso, o conteúdo deve ser direcionado para o público que você deseja atingir. Ou seja, de nada adiantará que milhões de pessoas desinteressadas vejam suas publicações.

Um dos elementos mais importantes para você conseguir se conectar com os interessados em seus serviços é a hashtag, mais conhecida pelo símbolo #. Quando um usuário navega por elas, ele descobre outros conteúdos que sejam interessantes e relevantes para ele.

Se você quer fazer um teste, faça uma pesquisa por #marketingdeconteudo ou #freelancer e descubra todos os conteúdos disponíveis. Dessa forma, você poderá encontrar outras hashtags que representem o material criado, bem como o serviço que os seus clientes em potencial procuram.

Além disso, busque por aquelas que sejam populares, mas que sejam menos competitivas (não utilizadas por concorrentes), tornando mais fácil promover seu conteúdo.

Procure também por empresas que produzam conteúdos complementares aos seus. Uma hashtag como #webdesigners pode ser útil para aumentar suas possibilidades e fazer parcerias.

As hashtags são essenciais para conseguir seguidores relevantes para seu perfil. Entretanto, o número de seguidores não é o mais importante, já que eles precisarão optar pela sua empresa.

Por isso, pense no marketing no Instagram como uma estratégia de longo prazo, que exigirá de você metas e compromissos todos os dias. Procure pelas hashtags mais relevantes e populares no momento, que sejam pertinentes ao seu público, para que os usuários sejam direcionados ao seu perfil.

Outra forma de aumentar o seu público é promovendo suas publicações. Veja agora como isso acontece!

4. Promova suas publicações

Embora fazer conteúdo atrativo seja importante para conseguir mais visualizações e seguidores no seu perfil, promover as publicações pode ser uma estratégia importante para fazer com que seus potenciais clientes cheguem à publicação que você fez.

Alguns podem argumentar que o Instagram não é um ambiente tão propício para impulsionar publicações como o Facebook ou Twitter. Ainda que isso tenha um fundo de verdade, essa é uma rede social interessante para conseguir promover o conteúdo do blog, de vídeos de conteúdo ou mesmo de podcasts.

Nesse caso, é interessante compartilhar um pedaço do seu vídeo ou utilizar uma imagem com uma citação do conteúdo. Para fazer com que as pessoas caiam direto na página, utilize a expressão #linknabio, mostrando que o material poderá ser acessado no link disponível na bio. Entendeu mais uma das utilidades da conta profissional?

5. Veja o melhor horário para engajamento

Você sabia que uma mesma publicação pode ter resultados diferentes dependendo do horário em que foi publicada? Isso ocorre devido aos algoritmos das redes sociais que privilegiam o conteúdo mais recente.

Então, se o conteúdo for postado em um horário em que o seu público-alvo não está conectado, a tendência é de que menos pessoas vejam o material postado.

Ao publicar a imagem ou vídeo na hora em que essas pessoas estão online, terá mais chances de que esse conteúdo seja exibido.

Então, como saber qual o melhor horário para publicar? Para isso, você precisa acessar uma ferramenta de análise. O próprio Instagram proporciona uma para você começar, o Instagram Insights. Com ele, é possível entender melhor como o seu público se comporta.

Entre as possibilidades de informações disponíveis estão os horários em que o público mais está conectado. Compare, também, como os resultados das suas publicações mudam de acordo com o horário em que foi postado.

Faça testes até definir quais são os melhores momentos para publicar. É comum que a vida de freelancer envolva diversas atividades em mesmo dia, como resolver problemas familiares, cozinhar, cuidar de filhos e até mesmo do cachorro.

Por isso, utilizar uma ferramenta para agendar suas publicações é uma forma de garantir que as publicações serão postadas sempre nos melhores horários.

6. Saiba o que postar

Antes de determinar o conteúdo que você deve postar nas redes sociais, é importante lembrar que você precisa ser uma autoridade no assunto. Os clientes em potencial procuram por alguém que possa ajudá-los a resolver seus problemas e dilemas.

Para acrescentar valor ao seu perfil, é interessante compartilhar dicas diversas, mostrando que você domina o assunto. Assim, os usuários verão que você tem a experiência e a qualidade que eles procuram.

Entretanto, isso não acontece do dia para a noite. Para que eles possam sentir confiança em você, levará algum tempo. Isso só acontecerá se as postagens foram recorrentes e diferentes do que já existe no mercado. Ao se portar como um especialista, os seguidores verão em você a solução que precisam e estarão dispostos a pagar pelos serviços que você oferece.

Mostre sua personalidade

Suas postagens também devem ser divertidas. Com o trabalho freelancer ou autônomo, a sua marca mais secreta é você mesmo. Embora existam empresas especialistas, ninguém fará os serviços como você faz.

Então, mostre aos seus seguidores e potenciais clientes quem você é, compartilhando qual é a sua visão de mundo. Uma das formas de fazer isso é compartilhar os bastidores do seu escritório com postagens ou mesmo a partir de uma transmissão ao vivo.

Assim, você mostrará como é feito o seu trabalho, gerando maior intimidade com o público. É necessário destacar que você deve balancear a quantidade de vezes que isso acontece para que seu feed não seja informal demais.

Pesquise

Entender o que os usuários mais buscam nas ferramentas de busca como o Google é uma forma de saber quais são os assuntos mais quentes do momento. Para isso, utilize dados de ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google.

Assim, além de ficar por dentro dos termos mais pesquisados e os principais assuntos que estão em voga, você descobre qual é a concorrência para a palavra-chave. Embora isso seja tratado quando o assunto é SEO, também é válido para as redes sociais.

Quando você encontra um assunto que é muito pesquisado, mas ainda não obteve uma abordagem completa, significa que você tem uma pedra preciosa que precisa ser lapidada.

Aproveite as oportunidades

Aqueles que fazem trabalho autônomo relacionado com textos são, normalmente, ávidos leitores. Entre um texto e outro, sempre aparece uma ideia de um projeto pessoal. Anote-as para abordar o assunto com seus seguidores em texto ou em vídeo.

Usar as redes sociais para fins pessoais também tem uma série de benefícios. Os famosos memes, por exemplo, podem ser uma forma de começar a abordar determinado assunto.

Entretanto, lembre-se de que, em excesso, isso faz seu conteúdo parecer muito informal, o que dificulta para que você se torne uma autoridade no assunto.

Pergunte, pergunte e pergunte

Se você tem dúvida sobre qual seria o melhor conteúdo a ser compartilhado, tire-a com o especialista no assunto: o seu seguidor.

Como o material será produzido para ele, não há ninguém melhor para dizer qual o melhor conteúdo em dado momento.

Como os Stories permitem fazer enquetes, essa pode ser uma forma interessante de perguntar ao seguidor o que ele prefere.

Diversifique

Muitas pessoas não têm paciência para ler artigos de blogs. Outros, não gostam de ver vídeos longos, pois preferem ir direto ao assunto. Ambos podem ser clientes. Então, não despreze a diversidade que há entre o seu público.

Faça vídeos, blog posts, infográficos e tudo o que você imaginar que possa ser útil para o seu consumidor. Veja alguns exemplos:

  • lista dos erros mais comuns;
  • atitudes que devem ser tomadas para ter resultado;
  • gráficos com dados relevantes para os usuários;
  • discussão de notícias de mercado;
  • análise de trabalhos realizados;
  • live com interessados;
  • enquetes;
  • tira-dúvidas;
  • cursos e congressos.

Para conseguir tal diversidade, é interessante contar com um calendário de publicidade. Assim, você se programa melhor, determinando o que será feito para cada dia e garantindo resultados mais consistentes e duradouros.

Agora que você sabe que o Instagram para freelancers e autônomos é uma ótima ferramenta para conseguir mais clientes, comece agora mesmo a montar sua estratégia. Lembre-se de que será necessário ter persistência e foco para estudar e produzir o conteúdo que o público quer e precisa. Assim, os resultados serão consequência do bom trabalho realizado.

Quer saber quais são as estratégias indispensáveis para utilizar as redes sociais da melhor maneira? Então, baixe agora mesmo o e-book e se mantenha atualizado!

Estratégias de Redes Sociais para FreelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto