Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 27/09/2018. | Atualizado em 09/01/2019


Comece a utilizar o Instagram como um canal de aquisição de clientes. Confira o que você precisa saber para desenvolver uma estratégia por lá!

O Instagram já ultrapassou a marca dos 50 milhões de usuários ativos só no Brasil. De acordo com a empresa, 80% dos usuários no mundo seguem um perfil comercial. Juntando as duas informações, fica fácil imaginar como a rede social tem um grande potencial para ajudar no fechamento de negócios.

Quer saber como você, freelancer, pode explorar o Instagram para atrair clientes? Então, não deixe de ler este artigo. Confira os conceitos básicos da ferramenta, o que fazer para se destacar e por que você deve apostar nisso!

Conhecendo os conceitos básicos

Feed

É o “mural” do seu perfil. É nele que as postagens ficarão fixadas de maneira permanente e disponíveis para visualização e interação no feed de outras pessoas. É possível publicar fotos e vídeos e receber comentários e curtidas nas postagens.

Hashtags

Essa função pode ser uma das mais úteis para quem usa a rede social para divulgar seu trabalho. É por meio das #hashtags que os usuários poderão navegar em busca de informações e postagens de seu interesse. Use a opção para criar marcações exclusivas e direcionadas ao seu negócio.

Uma boa dica é utilizá-la com o seu nome, o tipo de trabalho que você oferece e termos voltados para chamar a atenção de um público específico. Outra dica é procurar palavras-chaves com alto volume de busca para aumentar as suas chances de aparecer, apesar da concorrência também maior.

Stories

Diferente do feed, essa função permite a publicação de vídeos e fotos que ficarão visíveis por até 24 horas. Utilize esse recurso para postar novidades e despertar a curiosidade do seu público, incentivando-o a acessar seu perfil diariamente em busca de atualizações.

É permitido também aplicar filtros, escrever frases — ótima oportunidade para as hashtags —, inserir gifs e ainda marcar localizações.

Como usar o Instagram para atrair clientes

Como sabemos que é possível usar o seu perfil no Instagram para atrair clientes, vamos oferecer algumas dicas valiosas para passar uma imagem mais profissional e bombar na rede. Saiba quais são elas nos tópicos a seguir.

Crie um bom perfil e uma boa biografia

É sempre válido lembrar que a primeira coisa que as pessoas verão ao visitar o seu perfil é a sua biografia. Invista nessa parte e vá além de colocar informações diretas e secas sobre o seu trabalho: faça o público se interessar por você — seja um destaque em meio a tantas outras pessoas!

A rede também permite que seja inserido um link na bio. Por isso, aproveite para apresentar seu blog, portfólio ou até mesmo sua página no LinkedIn, se é por lá que você apresenta a maior parte dos seus jobs.

Isso facilita bastante que as pessoas conheçam o que você faz e que os clientes em potencial se sintam instigados a iniciar o contato para uma possível negociação.

Tenha metas bem definidas

Depois de passar pelo básico — que consiste em conhecer melhor a ferramenta e criar o perfil —, é o momento de elaborar metas para o uso da rede social. Por que você está ali?

Entre os principais motivos, podemos citar:

  • promover o seu trabalho e a sua marca;
  • aumentar o volume de vendas;
  • aumentar o tráfego de visitantes no seu site ou blog.

Assim que você traça as metas, fica bem mais fácil saber quais estratégias precisa adotar ao definir os temas das publicações. Isso é importante, pois, quanto mais fiel você se mantiver ao que busca e oferece para os seguidores, maiores serão as chances de sucesso.

Escolha o que postar

Inspire-se em outras contas da rede social, de preferência do mesmo ramo e que tenha o mesmo objetivo.

Ao saber os seus objetivos e quais conteúdos são mais adequados para a sua persona, comece a definir o que você quer transmitir para os seus seguidores e quais ações espera deles.

Se a ideia é atrair mais visitantes para o site, uma boa estratégia é colocar parte do material no Instagram e direcionar as pessoas para conhecer o restante na sua página pessoal. Se o público se sentir atraído e instigado, certamente vai clicar no link e acessar o seu material.

Por outro lado, se o objetivo é aumentar as vendas, o tipo de conteúdo publicado deve estar mais voltado para a apresentação do seu trabalho e ofertas que atraiam o interesse dos seus clientes em potencial.

Crie um calendário para as publicações

Tenha um planejamento a respeito do que, quando e como você vai postar para os seus seguidores. Porém, além disso, se você quer que o engajamento seja grande, procure publicar em horários com mais acessos — que, geralmente, ocorrem pela manhã (bem cedo), por volta do meio-dia (quando as pessoas param para o almoço) e após as 18h (quando o expediente de trabalho acaba).

Se você tem uma conta comercial, é possível acompanhar as estatísticas das publicações e saber, com uma precisão ainda maior, quais são os horários nos quais o seu público mais interage com seu perfil.

Cogite a possibilidade de usar uma conta comercial

Por falar em conta comercial e na possibilidade de monitorar as estatísticas, ela também permite promover o perfil e as publicações. Para isso, depois que o perfil pessoal for criado, é necessário alterá-lo para uma conta comercial.

Nesse caso, você também pode incluir:

  • botões de acesso ao site/blog;
  • botões de ligação;
  • o endereço do negócio.

Se desejar, também pode vincular o perfil a uma página no Facebook, compartilhando publicações entre as duas contas.

O botão “Saiba mais”

Ao transformar a conta em comercial e vinculá-la ao perfil do Facebook, o Instagram oferece a possibilidade de incluir um botão “Saiba mais” nos anúncios pagos. Nesse caso, o seu cliente em potencial pode ser direcionado para o seu site, blog ou LinkedIn, por exemplo — ou qualquer outro link que tenha informações relevantes sobre você e o seu trabalho.

Porém, se esse tipo de campanha não for realizado com base em um bom planejamento, o investimento trará pouco retorno — o que é um baita desperdício, convenhamos!

Os insights

À medida que você ganha mais seguidores, é de suma importância acompanhar os dados disponíveis, que incluem:

  • quantidade total de seguidores;
  • número de novos seguidores na semana;
  • faixa etária, localização e gênero do público.

É assim que você passa a conhecer melhor as pessoas que seguem o seu trabalho e consegue criar conteúdos cada vez mais direcionados para o público que tem maior interesse pelo que você publica.

Sugestões do editor:
Como se tornar o freelancer mais disputado do mercado em 2019
Geração Freelancer: os millennials nasceram realmente para isso?
Como cobrar mais caro pelo serviço de freela e autônomo (e receber em dia)!
Por que apostar em plataformas freelancers?
Prospecção de novos clientes na vida de freelancer
Conheça novas redes sociais que prometem conquistar você em 2018
Facebook e Instagram: entenda as últimas mudanças nessas redes sociais

A criação de anúncios

A criação de anúncios é uma forma de aparecer no feed de pessoas que não seguem o seu perfil, mas que têm potencial para se tornar clientes. Porém, antes disso, é preciso cadastrar uma forma de pagamento — que pode ser cartão de crédito, boleto ou PayPal, por exemplo.

Depois disso, sempre que quiser realizar esses anúncios, basta clicar no botão “Promover”, localizado abaixo da imagem publicada. Mas aqui vai outra dica valiosa: antes de investir nesse recurso, certifique-se de que conhece bem o seu público. Só assim você consegue configurar os anúncios de forma que eles apareçam para as pessoas certas.

Apostar no Instagram para atrair clientes é uma ótima ideia, desde que você tenha um bom planejamento e saiba o que está fazendo. Por ter muitos usuários ativos, é um bom espaço para prospectar possíveis parceiros de negócio e expandir a sua carteira de clientes!

O que achou dessas dicas? Quer aproveitar para saber como se dar bem no LinkedIn também? Então, não deixe de conferir o Guia Completo de Boas Práticas nessa rede!

guia de boas práticas no linkedin

Posts populares com esse assunto