Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 15/03/2017. | Atualizado em 11/02/2020


Vasculhamos a web atrás dos melhores infográficos com dicas para a redação das suas newsletters!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

No Marketing de Conteúdo, ninguém duvida dos resultados que uma boa redação de newsletter. Afinal, o email é fundamental para uma empresa estreitar o relacionamento com clientes e possíveis clientes.

Isso, claro, se eles forem abertos e clicados.

Para conseguir essas duas coisas, uma boa técnica de redação é necessária. Mas outros fatores também importam muito, como entender o comportamento do usuário, saber um pouquinho de design e ter acesso a alguns dados sobre produção de conteúdo para email marketing.

Quer melhorar seus emails com a ajuda de conteúdos visuais que esclarecem e ilustram bem tudo que uma boa newsletter deve ter? Então confira nossas dicas de infográficos no artigo de hoje:

1. O material do MyList que explica tudo sobre como enviar e receber emails

A sua redação só tem a ganhar quando você reserva uma parte do seu tempo para entender a experiência do usuário.

Nós, redatores web, temos que nos colocar no lugar da buyer persona — aquela representação fictícia do cliente ideal de uma empresa — para criar um artigo útil.

Na redação de newsletter não é diferente. Temos que entender não só os problemas dela, mas também como ela vai interagir com o email quando o abrir.

Tem gente que lê suas mensagens no celular, que gosta de emojis, que tem medo de clicar no CTA e aquilo ser algum tipo de vírus…

O que queremos dizer é que a primeira etapa da redação de newsletter é deixar tudo da forma como a pessoa do outro lado gosta. E este infográfico da MyList é ótimo para isso!

Ele começa tocando no básico do básico sobre como usar o email profissionalmente. Fala sobre o tempo ideal de resposta, a objetividade dos títulos, assinaturas etc. E termina oferecendo dados preciosos sobre email marketing.

Por exemplo, você sabia que 68% dos emails enviados do Yahoo e do Gmail são abertos no celular? Nada de enviar mensagens não responsivas, hein?

Ah, e se você não sabe o que são emails responsivos, são aqueles que se adaptam ao tamanho e formato da tela do dispositivo em que são lidos.

2. O template perfeito da SuperOffice

Para quem acabou de começar na redação de newsletter, toda nova informação acrescenta alguma coisa. Mas o que faz diferença mesmo é ver na prática um bom email.

O Steve MacDonald da SuperOffice sabe disso e criou um infográfico que é um template.

Você vê onde cada coisa deve ficar: imagens bem no centro, com o título em destaque acima dela, texto dividido em tópicos e colunas logo abaixo, oferecendo benefícios para o possível cliente.

Só as imagens desse infográfico já são suficientes para revolucionar o design dos seus emails. Mas o Steve vai além e explica o porquê de cada decisão dessa, num texto superdetalhado e cheio de dados de pesquisas.

3. Os requisitos para uma boa redação de newsletter da Blue Penguin

Tudo bem, você já entendeu que deve entrar na mente do leitor dos seus emails e já sabe como usar um bom design para fazer isso.

Mas e o texto? Se a gente for pensar bem, ele é a primeira coisa que as pessoas veem quando recebem um email. Afinal, é o título que faz com que a mensagem seja aberta.

A Blue Penguin criou um ótimo material que ensina os 7 requisitos de um bom texto de email.

Ele explica com detalhes que essa peça de conteúdo deve tomar uma posição, ser fácil, restrita, autêntica, útil, contagiante e inesperada.

Aliás, há algumas coisas que vale a pena acrescentar, e que não fazem parte desse infográfico. Muita gente tem como regra que uma boa redação de email deve se limitar a 250 palavras e 5 frases.

É uma boa forma de começar, mas, sabe como é: tudo na redação web depende da sua persona. Faça uso desses números, mas não os leve a ferro e fogo.

4. As dicas de especialistas e o ranking da GetApp

O que o texto de um email pode fazer para torná-lo um campeão de conversões? O segredo está no número de palavras? No título? Nos CTAs?

Não existe uma resposta única para todas essas perguntas. Por isso, vale a pena escutar o que dizem os ninjas da redação de newsletter, já que cada um tem sua abordagem própria.

Agora, imagina se todas essas opiniões estivessem reunidas em um único conteúdo?

A GetApp fez isso. E, de brinde, ainda colocou um ranking que elege os melhores softwares de email marketing, baseado em 5 critérios. Quer saber quem saiu vencedor? Então confira o infográfico!

5. A coletânea de infográficos da Email On Acid

Todo mundo ama infográficos. Eles são informativos, bonitos e rápidos de se ler!

Além disso, o aspecto visual é muito importante para a assimilação de um conteúdo. Cores e ícones grudam na memória da gente.

A Email On Acid também pensa assim. Tanto que disponibilizou uma coletânea com os infográficos mais interessantes da internet.

Tem muita coisa: dados demográficos, números sobre o comportamento dos usuários, sobre as estratégias de email marketing das empresas, dicas para para aumentar a taxa de abertura e muito mais.

Tem até um estudo aprofundado — embora não muito atualizado — sobre qual frequência de envio adotar. Além disso, ele também ensina como encontrar os melhores dias da semana para disparar suas newsletters.

Sabia que 23,8% das aberturas de email ocorre até uma hora depois que ele chega à caixa de entrada das pessoas? E que, depois de 24 horas, a chance de um email ser aberto é de apenas 1%? Tudo isso está espalhado entre os 10 infográficos dessa coletânea!

O texto de um email é uma parte muito importante para a conversão. Mas ele não existe sozinho.

Assim como acontece em outras áreas da redação web, o bom redator de newsletter deve compreender tudo aquilo que afeta a psicologia do seu leitor.

Quem entende de experiência do usuário, sabe usar bons templates, aprende com os especialistas e com os dados está vários passos à frente na redação de newsletter!

E por falar em newsletter, que tal assinar a nossa e receber bons exemplos de redação de email e ainda links com os melhores conteúdos do blog da Comunidade Rock Content?

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *