Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 24/05/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Como está a infraestrutura do seu site? Está atendendo as expectativa do seu negócio?

A Hospedagem de Sites tem grande influência no sucesso do seu negócio.

Se você ainda não possui um negócio e está em busca de um provedor de hospedagem de sites, veja como escolher a melhor hospedagem de sites.

Preparei esse conteúdo para te mostrar quais os problemas em que a hospedagem do seu site pode prejudicar o seu negócio, ainda mais por escolher uma hospedagem de sites barata.

Hospedagem de Sites para E-commerce

Costumo citar essa frase nos meus artigos relacionados a hospedagem: “A hospedagem de sites é essencial para a sobrevivência do comércio eletrônico.”

O consumo está mudando, o mercado, o digital, o E-commerce e as empresas nelas, e a sua Hospedagem de Sites está inclusa.

Costumo perguntar para os clientes, o que eles sabem da Hospedagem de Sites, se ela está realmente preocupado em passar sua proposta, suas metas, e consigo levar o seu negócio junto.

Mas o que ouvimos é somente “eles enviam o boleto final do mês”. Fora também das reclamações sem solução por e-mail ou ticket ou o site fora do ar, essas são lembradas pra sempre.

A Hospedagem de Sites precisa ser vista como uma ferramenta de negócio, que está em função não só do seu site, mas do seus objetivos.

A Hospedagem de Sites permite você otimizar os processos do seu site como:

  • Reduzir gastos/aumentar lucro;
  • Ganhar tempo nas atividades.
  • Otimização de desempenho;
  • Otimização de segurança;
  • Otimização no processo de Marketing.

Acredito que você, em caso de problemas, queira soluções ágeis e proativas, e não desculpas e “dicas simples” para correção. E muitas vezes os erros internos não são informados, como falta de recursos no servidor fazendo com que seu negócio perca tempo desnecessário.

Vou listar aqui como a Hospedagem de Sites influencia positivamente o seu negócio digital.

Desempenho

A hospedagem de sites otimizada aumenta consideravelmente a performance do site (sem dúvida), por isso a importância da escolha do seu servidor.

A utilização de uma CDN otimiza a entrega de conteúdos. Isso é feito através de pontos de acesso distribuídos globalmente, acelerando o carregamento de conteúdo de sites e aumentando o engajamento dos usuários.

Com as otimizações o site hospedado recebe melhorias no carregamento das páginas, poupando tempo de desenvolvedores nas mesmas otimizações além de ter uma melhor experiência do usuário, melhorando a taxa de conversão.

Algumas otimizações na Hospedagem de Sites para aumentar o desempenho do site:

  • Banco de Dados;
  • Servidor Web;
  • Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN);
  • Módulos;
  • Configurações e aplicações atualizadas;
  • Otimizações específicas para as plataformas.

O planejamento e acompanhamento também é importante. Por exemplo, você pode criar anúncios pagos e gerar um alto volume de acessos no seu site em determinado período; sua hospedagem de sites deve estar notificada e preparada para evitar problemas de lentidão.

A velocidade do site é um fator que precisa ser trabalhado desde o desenvolvimento até a hospedagem e infraestrutura.

A velocidade tem grande influência para o SEO, e há centenas de fatores que contribuem para isso, como a otimização de imagens, hospedagem, CDN – Rede de Fornecimento de Conteúdo, AMP, tamanho da página

Caso você esteja usando alguma plataforma Open Source, como o Magento, que requer um processamento maior do servidor, é preciso ter a atenção redobrada na hora de contratar a hospedagem.

O servidor tem grande influência na velocidade do seu site, como a latência, que é a demora na resposta do servidor em relação a solicitação do usuário.

Outro fator é a quantidade de lojas hospedadas no mesmo servidor (se for compartilhado), sim, isso tem grande importância para a velocidade de abertura do site.

E por fim, outro item importantíssimo que contribui para o desempenho, são as tecnologias utilizadas pelo servidor.

Existem diversas ferramentas para avaliar o desempenho do seu site, confira algumas:

Pingdom;

GTmetrix;

LoadTimeTester – Sucuri

Segurança

Backups, Certificado SSL, CDN, monitoramento, firewall, proteção de ataques DDoS e manutenções de segurança são os principais pontos na segurança de uma hospedagem de sites, principalmente para lojas virtuais, onde o tráfego é maior e os dados são mais sensíveis.

Sem dúvidas, há milhares de hackers agora trabalhando e tentando invadir qualquer sistema, o seu site pode ser um deles. O monitoramento constante do servidor garante proatividade caso o provedor seja alvo, sendo possível tomar precauções, além dos recursos que previnem esse tipo de situação.

É importante passar credibilidade ao seus clientes utilizando os selos de segurança e confiança, como por exemplo, o SiteLock e o cadeado verde do HTTPS. Quem gosta de ir em um restaurante e não ser organizado, limpo e com cheiro agradável?!

A hospedagem precisa ser segura, com senhas fortes e backups quando necessário, com isso você já pode ficar tranquilo.

Procure utilizar o SSL, que tem como objetivo estabelecer a criptografia entre o servidor e o navegador de acesso, garantindo que todos dados trocados permaneçam privados.

SEO

Todos os tópicos mencionados acima refletem diretamente no SEO; desempenho, segurança e ux; todos eles são fatores para os motores de busca, como Google.

Sendo assim, a Hospedagem de Sites tem um papel importante quanto ao posicionamento do seu site nos buscadores (sobre os critérios abaixo).

Desempenho: seu site vai ganhar vantagem no SEO com um tempo de carregamento abaixo dos concorrentes, com arquivos sendo carregados super-rápidos.

Segurança: o uso do Certificado SSL, tempo de inatividade do seu site e servidores seguros tem relevância nos resultados das buscas.

UX: grande quantidade de acessos, aumento no número de vendas e alta taxa de conversão são sinais de uma experiência boa, o Google gosta disso.

Se você está buscando posicionar seus posts, páginas ou produtos nas primeiras posições do Google, com certeza já leu muito sobre as fatores de ranqueamento do SEO, não é?

Bem, entre todas elas, você já leu sobre como a Hospedagem de Sites afeta o SEO do seu site? Não? Então…

…continue lendo para saber os principais fatores da hospedagem de sites que influenciam no ranking das SERP.

Vamos lá! Sem dúvida alguma a hospedagem de sites afeta o posicionamento do seu site no Google. Segue alguns fatores para isso acontecer:

  • Desempenho
  • Segurança
  • Tipo de hospedagem
  • Uptime/Downtime

Em abril de 2010 o Google incluiu um novo fator nos algoritmos de classificação de pesquisa: a velocidade ou desempenho do site. Por esse ponto começamos a entender a importância da hospedagem de sites.

Imagine comigo, você criar um site otimizado com scripts e arquivos com tamanhos super reduzidos, mas sua hospedagem de sites deixa seu site off-line, ou atrasa o carregamento das páginas, do que adiantaria?

Pois é, a hospedagem de sites tem um papel importantíssimo na qualidade do seu site ou negócio. Por isso a importância de escolher um provedor confiável.

Desempenho

De modo geral, quanto maior for a quantidade de memória RAM, largura de banda e a capacidade de processamento do servidor melhor será a performance do seu ambiente.

Se em uma hospedagem compartilhada você tem esses recursos distribuídos, no servidor dedicado isso não acontece, são 100% dos recursos no seu site.

Existem diversas configurações (otimizações) que podem ser feitas para ter um impacto positivo na velocidade do seu site, como a utilização de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN), compressão Gzip e a otimização das imagens.

Segurança

Quanto maior o risco de seu site for invadido, maiores são as chances de seu site perder posições nos buscadores. Evite que isso aconteça, o processo de recuperação pode ser longo.

Opte por um provedor seguro, com medidas de segurança confiáveis, com especialistas a disposição e com serviços gerenciados.

Uptime/Downtime

Seu site está fora do ar? Isso é um sinal de hospedagem de sites não confiável. Além de prejudicar suas vendas, em caso de E-commerce, o SEO será afetado.

O que acontece é o seguinte, ao fazer uma consulta no seu site, o mecanismo de busca não encontra nenhum conteúdo e é notificado, fazendo a página perder Autoridade de Página e de Domínio – relevância no SEO.

Localização

Embora não tenha tanta relevância, a localização do servidor tem importância no SEO. Por exemplo, se você tiver dois sites, um na China e o outro no Brasil, e quer ganhar melhores posições no Google Brasil, o site hospedado no Brasil tem mais relevância.

Mas lembrando se você utiliza uma CDN, Cloudflare por exemplo, ele irá fazer a consulta no lugar mais próximo do usuário.

A localização no modo geral é de fato importante para o SEO, alguns indicadores do Google:

  • O domínio tem relevância para o SEO (sinal forte);
  • Segmentação Geográfica (escolher o país do seu site – CDN ajuda);
  • Localização do Servidor (sinal fraco – por conta das CDNs ou Otimizações).

Então se você quer ganhar destaque no Google Brasil, procure os domínios .br – no caso Brasil, selecione a segmentação do seu site para PT-BR e procure uma Rede de Distribuição de Conteúdo com servidor na região.

Agora que você já sabe que a hospedagem precisa ser trabalhada como os outros fatores do seu e-Commerce, procure um serviço diferenciado, que dê atenção nos seus projetos.

E como a hospedagem influencia diretamente na velocidade, a experiência do usuário na hora da compra é um fator decisivo para a venda.

Um site rápido possui bons resultados no Google e um tráfego orgânico maior.

Então eu tenho certeza que uma hospedagem de qualidade para sua loja virtual traz bons resultados para seu negócio.

A SECNET faz a análise do seu site, identifica a sua necessidade e oferece a melhor hospedagem para o seu negócio.

E antes da contratação, fizemos uma homologação da sua loja em um ambiente externo para você comparar o desempenho entre as hospedagens, totalmente grátis.

Se precisar de ajuda sobre hospedagem ou se quiser dar algum feedback sobre o artigo, deixe seu comentário.

Como bônus, confira como atrair clientes para seu site em um artigo no blog da SECNET.

Um fator que influencia as vendas de qualquer e-Commerce e talvez você não sabia é a hospedagem.

Isso mesmo, o servidor onde está hospedado seu site deve estar otimizado para ter o melhor desempenho e não expulsar os visitantes.

Em uma análise rápida, é difícil identificar a hospedagem otimizada como uma ferramenta a favor para seu e-Commerce, né? Mas, além de garantir disponibilidade do site, pode ser utilizada para questões de segurança e desempenho.

Ah, a SECNET possui gerenciamento e otimização para todos os servidores. 😉

Antes de explicar como a hospedagem influencia as vendas, acho importante você conhecer os tipos de hospedagens e as plataformas Open Source mais utilizadas por lojas virtuais.

Este artigo foi escrito pela equipe da SECNET.

Posts populares com esse assunto