Por Matheus Boscariol

Publicado em 21/12/2020. | Atualizado em 10/05/2021


O influencer virtual vem chegando para ficar. Aqui você vai aprender um pouco mais dessa tecnologia, bem como entender os porquês do sucesso das empresas e marcas que já estão utilizando-a.

Já ouviu falar de influencer virtual? Ou melhor, já pensou que a sua rotina pode ser influenciada por alguém que “não existe”? O fato é que a nossa vida é sugestionada por algo o tempo todo. Por exemplo, quando nascemos, as maiores referências são nossos pais e familiares.

À medida que vamos crescendo, recebemos informações de diversas outras fontes, tal como os amigos, conhecidos, pessoas que admiramos e até desconhecidos que surgem no caminho da vida. 

Nos tempos atuais, podemos somar essa lógica com o alto avanço da tecnologia e também da internet, tornando cada vez mais comum o surgimento da figura dos influenciadores digitais. Que são pessoas que geram conteúdo na web de diversos temas. Hoje, esse movimento já evoluiu com o surgimento do influencer virtual.

Para quem trabalha com internet e marketing de conteúdo é mais que interessante entender como funciona esse recurso — que pode ser muito vantajoso. Inclusive, grandes marcas já estão fazendo uso disso. Continue acompanhando a leitura conosco para entender melhor do que se trata.

O que é um influencer virtual?

Considerando a definição do Jornal Hype, um influencer virtual é uma personalidade online, porém fake (falsa). Isso quer dizer que não existe no mundo real, é feito com base em computação gráfica e é um recurso que vem sendo adotado por diversas marcas do mercado.

Assim como os influenciadores digitais (instagramers, youtubers, bloggers, entre outros) que são pessoas como nós, de carne e osso, que desempenham o papel de relacionar-se com um determinado público, o influencer virtual faz a mesma coisa.

A inovação por trás do influencer virtual

Além de toda a inovação relacionada a tecnologia, inteligência e computação gráfica que envolve a “personalidade” de um influencer virtual, destacamos aqui que tudo isso também é uma inovação em diversos outros sentidos, é um grande movimento virtual.

Pode-se dizer que esses influenciadores foram e estão sendo construídos com a experiência de anos de mercado, principalmente, do que se aprendeu com os influenciadores humanos, portanto, são figuras construídas com uma certa perfeição. 

É como se pegássemos o melhor de todas as possibilidades para criar a figura “perfeita” para se relacionar com o público. Exatamente por isso que grandes marcas estão investindo nessa tecnologia para ter mais um canal de marketing e relacionamento com o seu cliente. 

Vale destacar que muitos dos influenciadores virtuais têm características e personalidades muito parecidas com a geração atual, tendo em vista que esse é o futuro do mercado e ajuda a criar uma grande empatia com esse público.

Atuação do influencer virtual no mercado

Voltando para o estudo do Jornal Hype, que mencionamos acima. No fim de 2019 o Brasil se encontrava na segunda colocação da audiência mundial dos influenciadores virtuais, atingindo 9% dessa fatia do mercado. Ou seja, o país ainda tem um longo caminho a percorrer.

Além de toda a parte que já mencionamos de construir o relacionamento com o público e também auxiliar na construção de uma marca sólida, o influencer virtual também é importante para que os mercados possam criar tendências de maneira mais ágil quando comparamos com alguns anos atrás.

O fato é que as dinâmicas de mercado já tinham uma tendência a mudar muito com a atuação dos influenciadores humanos. Com os influencers virtuais, tudo tende a ser muito mais rápido, visto que é possível incorporar conceitos e ferramentas de marketing, vendas e animação em um mesmo conteúdo (por exemplo, é fácil integrar os conceitos de buyer persona, design e animação na mesma estratégia).

Quais são as vantagens de utilizar um influencer virtual? 

Agora que você já sabe mais sobre o influencer virtual, cabe pontuar aqui algumas vantagens quando usamos essa ferramenta como estratégia de divulgação e relacionamento. Veja abaixo as principais delas.

1. Geração de impacto positivo

Assim como toda ferramenta tecnológica, o influencer virtual pode ser utilizado para trazer eficiência em muitos aspectos — e a geração de impacto positivo é um deles. Afinal, cria-se a possibilidade de difundir cada vez mais a marca do negócio de maneira praticamente recorrente.

O fato é que nessa missão, podemos eliminar algumas limitações humanas que são naturais, como, por exemplo, impossibilidade de trabalhar 24 horas por dia, bem como as chances de erros humanos (que podem ser postagens e envio de mensagens erradas).

Com o influencer virtual tudo pode ser programado, tornando a estratégia de divulgação bem fiel ao seu propósito.

2. Aparência realista

Por mais que esse tipo de influencer seja uma criação virtual, é possível criar uma figura com uma aparência realista, tornando a sua relação com o público bem mais empática. Sem dúvida, isso é algo que pode trazer uma certa proximidade e até confiança.

Além disso, é interessante ressaltar a possibilidade de criar um influencer virtua

l que seja o mais próximo da buyer persona que se deseja atingir. Isso é algo que pode ter um valor inestimável, pois ajuda a trazer uma maior identificação do público com a figura criada e, consequentemente, mais ligação com a marca ou o produto a ser divulgado.

3. Geração de tráfego de qualidade

Não é só nas mídias sociais que um influencer virtual pode trazer benefícios, mas também em outros canais de comunicação. O site é um bom exemplo, aqui o influencer ajuda a aumentar as chances de trazer um maior número de usuários cada vez mais qualificado. 

O fato é que se o influenciador virtual for programado para fazer um bom trabalho, alinhado ao propósito da empresa, poderá gerar mais visitantes, que são potenciais clientes para o site de um negócio. Isso aumenta bastante a chance de contar com leads qualificados e que também estejam avançados na jornada de compra.

4. Fortalece o branding

Quando bem-utilizada, é possível que essa tecnologia ajude a fortalecer o branding da empresa também. A lógica é simples, se o influencer virtual atuar em uma boa estratégia de marketing, que esteja alinhada ao público adequado, é mais do que certo haver um fortalecimento de marca.

De maneira prática, quando algo é divulgado de maneira certeira, mais pessoas serão impactadas positivamente e, consequentemente, fortalecerá o nome da marca na cabeça do consumidor.

5. ROI positivo

Para quem ainda não sabe, a sigla ROI significa “retorno sobre investimento” em português. Se trata de uma métrica muito utilizada no mundo do marketing. Podemos dizer que nos tempos atuais, todas as ações empreendidas precisam gerar um retorno.

Sem dúvida alguma, utilizar um influenciador virtual contribui muito com essa métrica de negócio. O Influencer, quando bem-utilizado, trará todos os benefícios listados anteriormente, que contribuem direta ou indiretamente para que o ROI seja positivo.

Quem são os influencers virtuais de sucesso?

Agora, para você entender um pouco mais na prática, preparamos uma lista com os influencers virtuais que estão fazendo sucesso há um bom tempo no Brasil e no mundo.

Lu (Magazine Luiza)

A Lu é uma influencer virtual que representa a grande rede varejista Magazine Luiza. Sem dúvida, hoje, é uma das influencers mais queridas do Brasil, tendo quase 5 milhões de seguidores no Instagram.

O nascimento da Lu surgiu como uma grande inovação da marca em si, que estava em um momento de transformação sobre como se posicionava na web. Sendo assim, a Lu começou a ficar mais famosa na época da copa do mundo de 2018.

Na web, a Lu é considerada uma especialista em compras digitais, dando as melhores dicas para que os clientes aproveitem esse universo da melhor maneira possível. Além disso, a Lu geralmente aparece em fotos com famosos, trazendo mais credibilidade para a sua personagem e para a marca.

Baianinho ou CB (Casas Bahia)

O Baianinho é o mascote da rede varejista Casas Bahia desde a década de 60. De lá para cá, o personagem passou por diversas mudanças até se tornar um influencer virtual recentemente. Não faz muito tempo que a rede varejista anunciou que ele cresceu e se tornou adolescente, com isso, mudou de nome, agora se chama CB.

O nome e o personagem CB surgiu como uma grande estratégia de reposicionamento da marca, que tem o objetivo de tornar o relacionamento com o cliente ainda mais humanizado, principalmente quando o assunto é tecnologia e sustentabilidade — 2 temas que são importantes nos dias de hoje, principalmente para a nova geração.

Lil Miquela

Diferentemente da Lu e do CB, a Lil Miquela não representa uma única marca. A Lil é uma influencer virtual que nasceu em 2016, o seu personagem é de uma modelo metade brasileira e metade espanhola. Na lista de trabalhos que já realizou, destacamos campanhas para a marca Dior.

Além disso, ela chegou a gravar uma música que está no Spotify e se chama “Not mine”, e também já apareceu ao lado de vários artistas famosos. O comportamento dela é algo a ser notado, pois faz tudo o que uma modelo humana geralmente faz no dia a dia do Instagram: tira selfies, faz pose de modelo, vai a eventos etc.

Bermuda

Bermuda é uma influencer virtual criada pela mesma agência da Lil Miquela, também é uma modelo, mas com menos seguidores no seu Instagram. A diferença entre as duas é que a Bermuda é um pouco mais “patricinha” que a Lil.

Um fato interessante é que em um momento houve uma briga entre as duas “irmãs”, que obviamente foi uma jogada de marketing para entreter o público nesse momento. Hoje, são mais do que amigas.

Kenna

A marca de cosméticos Essence Cosmetics também conta com uma influenciadora virtual, a Kenna, que não é tão popular como as outras que citamos acima, mas seu perfil vem crescendo, contando com mais de 20 mil seguidores.

A Kenna foi criada justamente para atender a esse público da Essence, pois representa exatamente a buyer persona da marca: uma jovem de mais ou menos 20 anos, superconectada com as tendências em cosméticos. Ou seja, é a melhor influencer para dar dicas sobre esse assunto para quem gosta e se interessa pelo tema.

Noonoouri

Existem influencers virtuais de todos os tipos, a Noonoouri, por exemplo, foi criada com um estilo que tem mais afinidade com os personagens de mangá, que é um tipo de desenho oriental. 

Ela é uma boneca virtual que é considerada uma fashionista mundial. É também ativista vegana e mora em Paris. A Noonoouri já fez campanha para grandes nomes da moda, tal como a Vogue, e também contracenou com o famoso estilista Tommy Hilfiger.

Shudu

Fechamos a lista com a Shudu, considerada a primeira grande modelo do mundo digital que foi criada por um fotógrafo britânico. Suas fotos já foram vistas com a paisagem de lugares como Dubai, Sydney e Londres.

Além de ser pioneira nesse mundo, a Shudu é considerada uma das influencers virtuais mais realistas e isso ajudou-a fechar contratos com grandes marcas.

Claro que a lista de influencer virtual é maior e vai aumentar de tempos em tempos. Então, é bom estar sempre ligado para acompanhar as novas tendências e personagens que vão surgindo.

Qual é o cenário do mercado de influencer virtual?

Sem dúvida alguma, colocar energia nesse mercado é uma excelente oportunidade para muitos profissionais, visto que hoje a tecnologia está cada vez mais avançada e apta para desenvolver esse tipo de ferramenta. 

Além disso, o mundo atual pede uma certa inovação em diversos temas: criação de conteúdo, design, experiência do cliente, entre outros que são importantes para o consumidor final. Ou seja, um influencer virtual é um ótimo caminho para essa empreitada, principalmente quando consideramos o seu potencial de crescimento, além da otimização de funções de uso das mídias sociais de maneira mais eficiente.

Tudo indica que existe uma grande aceitação da sociedade em relação a esses personagens, principalmente para a geração atual, que já nasceu acostumada com a tecnologia. Como essa é a geração que vai prosseguir e se tornar compradores em potencial, as chances de sucesso são grandes.

Esperamos que você tenha entendido melhor o que é um influencer virtual e o seu papel no mundo das compras pela internet, bem como as reais possibilidades de ter sucesso com essa tecnologia.

Agora que você já sabe o que é um influencer virtual, que tal decolar sua carreira e se cadastrar na Rede de Talentos da Rock Content para quem trabalha com animação?

Posts populares com esse assunto