Independência Financeira

O que é Independência Financeira? Veja como conquistar a sua com 6 dicas

Independência financeira é a capacidade de sobreviver por alguns meses ou pelo resto da vida sem a necessidade de ter um trabalho fixo, o que é possível pelo rendimento do seu patrimônio e dos seus investimentos.

O que é ser bem-sucedido para você? Para muitos, não se preocupar com dinheiro é sinal de sucesso. Porém, conseguir a independência financeira depende dos seus objetivos.

Pode ser uma grande viagem de férias todos os anos para uns ou não precisar trabalhar todos os dias para outros. Seja qual for o seu planejamento, o mais importante é manter as suas contas no azul e realizar os seus sonhos.

A intenção deste texto é ajudar você nessa questão! Afinal, para o freelancer, que não tem um salário fixo todos os meses, viver com tranquilidade pode parecer difícil. Entretanto, isso é possível com planejamento e organização.

Separamos seis dicas para você ficar mais próximo da sua liberdade financeira. Vamos conhecê-las melhor?

O que é independência financeira?

Independência financeira é a capacidade de sobreviver por alguns meses ou pelo resto da vida sem a necessidade de ter um trabalho fixo, o que é possível pelo rendimento do seu patrimônio e dos seus investimentos.

Como conquistar a independência financeira?

Além da economia em baixa, um grande problema no Brasil é a falta de educação financeira. Isso explica não só o grande número de famílias endividadas, mas também a dificuldade que as pessoas têm para organizar o seu orçamento e ter um estilo de vida tranquilo.

Ter independência financeira envolve conseguir trabalhar com o que gosta sem comprometer o orçamento ou viver de renda apenas com os investimentos e capital proveniente de patrimônio, como é o caso do aluguel.

Ainda que esse conceito tenha muitas definições, ser independente em sentido financeiro significa não ter problemas com dinheiro e, melhor ainda, poder realizar os seus sonhos e alcançar objetivos como casamento, criar bem os filhos, viajar pelo mundo ou qualquer outro que queira.

Para você ficar mais próximo da tão sonhada independência financeira, siga estas dicas e torne-se o melhor amigo do seu dinheiro!

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para você ter flexibilidade nas suas finanças é organizar as contas. Segundo o Serasa, 63,2 milhões de brasileiros estão inadimplentes, ou seja, têm alguma dívida. Isso é um indicativo da falta de planejamento financeiro, o que é pior para o profissional freelancer que não tem um salário fixo.

Uma dica legal é utilizar planilhas disponíveis na internet ou aplicativos de finanças pessoais, como o Guia Bolso e o Mobills. Ao conhecer os seus custos mensais e o quanto você precisa para manter o seu custo de vida, a independência financeira se torna mais acessível.

2. Defina as suas metas

Quais são os sonhos que você quer realizar nos próximos anos? Conhecer novos países? Comprar a sua casa nova? Com o tempo, as suas prioridades serão diferentes, mas é importante manter uma direção e concentrar os seus esforços financeiros para cumprir seus objetivos.

Com as suas metas, você terá um maior controle sobre as suas despesas e começará a guardar dinheiro para o futuro. Esse é um dos primeiros estágios da independência financeira, em que você gasta menos do que ganha e consegue se planejar para, em um futuro próximo, ter um orçamento maior.

3. Desenvolva a sua carreira

Para alcançar um padrão de vida melhor, é necessário aumentar o seu salário. As pessoas que trabalham com carteira assinada têm duas opções: ganhar uma promoção ou receber uma proposta mais lucrativa. Por outro lado, quem trabalha por contra própria tem maior liberdade financeira.

Apesar de não ter um salário fixo, o freelancer também não tem limites para os seus ganhos. Ou seja, ao conseguir ter o seu nome reconhecido no mercado e aproveitar as oportunidades, o profissional aumenta os seus rendimentos mensais e, com planejamento, é capaz de fazer o dinheiro trabalhar para ele.

4. Crie uma reserva de emergência

A vida de freelancer permite uma previsibilidade na renda, o que é importante para você se organizar financeiramente. Porém, já que não estamos imunes a problemas no caminho, pode haver meses em que o salário será menor ou que você terá menos tempo disponível para se dedicar ao trabalho.

A dica é juntar o dinheiro necessário para manter o seu padrão de vida por até seis meses e guardar em uma poupança ou em uma aplicação financeira. Essa rotina é importante porque, no Brasil, apenas 11% das pessoas guardam algum valor para o futuro, o que explica o número de endividados e com nome sujo nos serviços de crédito.

5. Invista o seu dinheiro

Para quem não está familiarizado com o mercado financeiro, fazer investimentos talvez pareça algo distante. Na realidade, qualquer valor que sobrar do seu salário deve ser colocado em algum produto de renda fixa melhor do que a poupança. Um exemplo é o Tesouro Direto, que é seguro e exige uma aplicação inicial de apenas R$30.

Ao montar uma carteira de investimentos, você constrói um patrimônio e pode receber um “salário” todo mês sem grandes esforços (praticamente um sonho, né?). É claro que, nos primeiros meses, será mais difícil de poupar e os ganhos serão baixos, mas a consistência garante bons resultados.

6. Mude seus hábitos

Para conquistar a sua independência financeira, um primeiro passo simples é se livrar das dívidas. Se você tem alguma pendência, procure os credores para negociá-las — muitas vezes, é possível conseguir descontos interessantes — e busque não gastar excessivamente nos meses seguintes.

Se a decisão é conquistar essa independência mais cedo, o ideal é repensar o padrão de vida e cortar os gastos desnecessários. Um exemplo é o cartão de crédito, que pode ser encontrado em bancos digitais, como o Nubank e o Inter. Essas instituições não cobram anuidade, nem taxa para pagamentos e transferências.

Garantir a independência financeira é uma aspiração para muitos profissionais. Com essas dicas, você se aproxima desse objetivo e pode viver com mais tranquilidade. Além da flexibilidade do trabalho como freelancer, ter as suas contas em dia e poder realizar os seus sonhos está longe de ser uma má ideia, não é verdade?

Para organizar as contas, faça o download da planilha de controle financeiro para freelancers da Rock Content e não tenha mais problemas com o seu dinheiro!

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert