importância dos vídeos no marketing de conteúdo

Qual é a importância dos vídeos no Marketing de Conteúdo?

Já reparou que os vídeos vêm sendo usados cada vez mais? Entenda o motivo e a importância desse formato no Marketing de Conteúdo!

Você já deve ter ouvido muitas pessoas que trabalham com a internet falando sobre a importância dos vídeos em uma estratégia de marketing de conteúdo. Mas você realmente sabe porque esse formato está sendo cada vez mais explorado?

Para começar a entender isso, faça um exercício: pense em quantas vezes por semana você consome algum conteúdo em vídeo na internet. É provável até mesmo que você assista vídeos diariamente.

A preferência dos usuários pelos vídeos tem aumentado cada vez mais, e isso ocorre por uma série de fatores. Com isso, várias plataformas e, principalmente, redes sociais, têm explorado mais os conteúdos com esse formato.

Além do YouTube, que tem um enorme sucesso entre os internautas, é possível ter acesso a vídeos também em mídias como Facebook e Instagram.

Inclusive, recentemente, o Instagram decidiu explorar ainda mais esse formato e lançou o IGTV, que permite aos criadores de conteúdo fazer vídeos de até 1 hora de duração, com o diferencial de ter como foco a produção de vídeos na vertical.

O investimento de uma empresa do tamanho do Instagram nesse mercado reforça a importância dos vídeos como ferramenta para que pessoas e empresas se comuniquem com seu público.

Mas, afinal, por que os vídeos são tão importantes para o marketing de conteúdo?

Neste post, vamos mostrar as 5 principais características que confirmam a importância dos vídeos em uma estratégia de divulgação. Confira!

1. Fácil assimilação

Os vídeos são um ótimo meio para se apresentar para outras pessoas e mostrar quem você realmente é e o que você faz.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, esse formato permite ainda que você mostre sua marca ou seus serviços e produtos para clientes em potencial.

É muito mais fácil entender uma mensagem em vídeo, pois o usuário recebe a informação de forma oral e visual simultaneamente, e não precisa fazer nenhum tipo de esforço para compreender o tom da mensagem que está sendo passada.

Assim, você consegue criar conteúdos mais longos e complexos com a certeza de que sua audiência entenderá o que você quer falar.

Mas mesmo que você queira criar conteúdos curtos e didáticos, os vídeos também podem ser uma ótima opção, principalmente se você utilizar as redes sociais.

Mesmo no Instagram, que já é uma mídia voltada para o estímulo visual, os vídeos podem ser uma boa alternativa para chamar a atenção de seus seguidores.

Em seu blog e Facebook, por exemplo, você também pode recorrer aos vídeos, que são eficazes principalmente quando você quer abordar muitos temas, mas não quer produzir um conteúdo cansativo e excessivamente longo.

Em suma, a importância dos vídeos em suas redes sociais e também em seu blog é que, com eles, você consegue transmitir uma mensagem completa, o que te ajuda a passar mais credibilidade para sua audiência e até mesmo se tornar uma referência nos temas que você aborda, que é o segundo motivo que separamos para te mostrar a importância dos vídeos.

2. Ser reconhecido como autoridade em seu mercado

Como dissemos no tópico anterior, vídeos completos te ajudam a passar a mensagem correta para sua audiência. E quanto mais as pessoas veem em seus conteúdos a resposta para suas dúvidas, mais elas terão você como referência em sua área de atuação.

Ao gravar vídeos, você consegue mostrar muito mais empatia, o que ajuda na identificação de seu público com você e, principalmente, com seu negócio.

3. Maior compartilhamento

O vídeo é um formato de conteúdo capaz de informar, entreter e emocionar sua audiência. Além disso, são práticos para visualização, o que facilita seu compartilhamento por usuários nas redes sociais.

As pessoas não precisam interromper o que estão fazendo para assistirem a um vídeo, assim como não necessitam de concentração total para isso. E por ser um formato de conteúdo tão fácil de ser consumido, consequentemente, sua audiência pode compartilhar mais esse tipo de informação.

Mas saiba que apesar da facilidade e praticidade de assistir um vídeo, apenas estes fatores não são suficientes para que uma pessoa compartilhe seu conteúdo.

O principal fator capaz de fazer com que sua audiência compartilhe seu material sempre será a qualidade dos vídeos.

Se você criar algo realmente interessante para seu público e que informe, entretenha, emocione ou que acione algum gatilho, eles terão vontade de passar sua mensagem adiante.

Isso aumenta a visibilidade de sua marca nas redes sociais, o que pode atrair ainda mais visitantes para seu site e canais de comunicação para, futuramente, convertê-los em clientes.

O usuário que compartilha um vídeo acredita que o conteúdo poderia ser útil para outras pessoas do seu círculo social tanto quanto foi para ele.

Então, quando você fizer um vídeo, tenha em mente as emoções que são geradas por esse material, pois elas serão as razões pelas quais alguém poderá ser estimulado a compartilhá-lo.

Para obter resultados mais eficazes, lembre-se que o compartilhamento do seu vídeo nas redes sociais deve seguir um plano parecido com a postagem dos conteúdos do seu blog e site.

Essa ação deve começar com você e ser continuada pelo público ao longo do tempo. Ou seja, não limite seu conteúdo apenas a uma plataforma ou mídia social para ser compartilhado.

4. Conteúdo interativo

A importância dos vídeos em suas estratégias de marketing é que eles são conteúdos interativos. Esse tipo de material é ótimo porque pode aumentar o envolvimento do seu público com seu conteúdo, o que ajuda a elevar a taxa de cliques e oferece mais oportunidades para educar e encantar sua audiência.

Além disso, mesmo que os vídeos sejam gravados, é possível encontrar maneiras de interagir com seu público enquanto você passa todas as informações planejadas. Inclusive, se você estiver pensando em fazer uma transmissão ao vivo, perceberá que o engajamento é ainda maior.

É claro que conteúdos interativos exigem mais esforço para serem criados, mas eles mantêm os usuários em sua página por mais tempo, além de agregarem mais valor ao que você quer abordar.

Uma dica para deixar seus vídeos mais interativos é incluir cliques em outras páginas de destino ou até mesmo outros vídeos, criar questionários para as pessoas responderem ou até mesmo reproduzir determinadas seções com base nas escolhas do usuário, por exemplo.

O YouTube, por exemplo, permite a inserção de cartões de interação simples que podem levar seu espectador a se inscrever em seu canal ou assistir a um vídeo ou playlist relacionados ao tema abordado no vídeo.

5. Proximidade com o público

A última característica que separamos para mostrar a importância dos vídeos é que com eles você consegue envolver mais seu público e, com isso, conhecê-lo melhor para até mesmo definir o próximo passo do seu negócio.

Lembra que falamos que você consegue ter um engajamento maior com esse tipo de conteúdo?

Com isso, é possível também se aproximar mais de seus clientes de acordo com o conteúdo que você produz. Você consegue ver, por exemplo, quais são os temas que atraem mais a atenção de sua audiência e quais são os formatos de vídeos que eles mais gostam.

Dessa forma, a distância entre o cliente e o seu negócio se tornará cada vez menor, favorecendo uma comunicação mais aberta e muito mais interativa e assertiva.

Além disso, entre todos os benefícios que seu negócio pode conseguir com um vídeo, o maior é a empatia que você e sua marca podem estabelecer com o público. A junção da imagem, od áudio e das emoções passadas por um vídeo são capazes de gerar essa empatia, que aproxima ainda mais a audiência do seu negócio.

Use vídeos em sua estratégia de marketing

Como você pode perceber, os vídeos são muito importantes em qualquer estratégia de conteúdo. Por isso, é fundamental que você utilize esse formato para alcançar sua audiência, fornecer conteúdo de qualidade e que agregue valor ao seu negócio.

Esse tipo de conteúdo facilita a conexão entre você e os usuários, o que aumenta a visibilidade e o alcance do seu negócio.

Por isso, explore ao máximo o potencial dos vídeos nos diversos canais de comunicação que você utilizar.

Qualquer pessoa pode fazer vídeos e obter sucesso nesse mercado, inclusive você!

E aí, os vídeos já fazem parte da sua estratégia de marketing?

Se sua resposta foi não, saiba que você pode começar a testar esse formato de conteúdo para entender se ele realmente funciona para sua audiência. Caso você ainda não saiba como começar, confira nosso post com dicas para gravar seus vídeos.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.