A importância da semântica para a sua escrita

A importância da semântica para melhorar a sua escrita e rankeamento no Google

Não adianta encher seus conteúdos com uma palavra-chave para rankear. Em vez disso, aposte na semântica e em excelentes conteúdos!

A escrita correta da língua portuguesa sempre foi um grande desafio, tanto para estudantes quanto para quem já atua no mercado de trabalho. Essa dificuldade pode ser um empecilho em uma estratégia de marketing digital que envolvam ações de SEO.

Isso, porque com as constantes alterações feitas pelo Google para tornar a experiência do leitor cada vez melhor e mais natural, textos mal escritos e com excesso de palavras repetidas podem não garantir mais boas posições. Saber utilizar sinônimos na escrita é essencial tanto para SEO quanto para quem faz a redação do Enem.

Por esse motivo, é essencial para quem escreve entender a importância da semântica, que é o estudo do significado e a interpretação do significado de uma palavra, de uma frase ou expressão em um determinado contexto.

Neste texto você vai entender como esse importante estudo pode melhorar a forma como você escreve e tornar os seus conteúdos cada vez mais atraentes e interessantes para os leitores e também motores de busca.

Como os sinônimos melhoram o conteúdo

A atualização de algoritmo do Google feita em 2013, conhecida como Hummingbird, tornou necessário produzir textos feitos de maneira mais natural e fluída. Ou seja, não é mais recomendado encher o conteúdo com a mesma palavra-chave, deixando a leitura sem valor para o usuário.

O mesmo vale para a produção de qualquer tipo de texto, seja ele otimizado para buscadores ou até mesmo para outras situações, como a tentativa de conseguir uma bolsa do Prouni ou auxílio do Fies. Para garantir uma boa nota, é preciso escrever um texto com variedade de palavras, utilizando sinônimos e palavras semelhantes.

Isso torna a leitura mais agradável e menos cansativa, o que melhora o engajamento com o conteúdo, no caso de texto para motores de busca, quanto aumenta as chances de ter uma nota melhor, para o estudante que quer ingressar na vida universitária.

Variedade de palavras para um texto mais rico

Para garantir que o texto produzido não utilize técnicas antigas e sem valor para o leitor, como keyword stuffing, ou seja, a repetição excessiva da mesma palavra-chave, é importante pensar em sinônimos e também formas variadas de se escrever a frase ou palavra.

É essencial ter mente a experiência do usuário e a resolução de sua dúvida da maneira mais clara possível. Um texto bem escrito, com parágrafos bem distribuídos, sem palavras repetidas, utilizando sinônimos e palavras próximas, intertítulos convidativos e conteúdo de qualidade é tudo que um leitor procura na hora que está fazendo suas pesquisas.

Nota do editor:
Para aprender mais sobre as as melhores práticas no uso de palavras-chave em seu conteúdo, assista à nossa videoaula Escrever para SEO: como usar palavras-chave corretamente!

Como escrever para SEO

Conteúdos aprofundados deixam o texto melhor

Uma forma de deixar o texto mais bem escrito e menos cansativo é aprofundar o conteúdo e desenvolvê-lo de forma que responda todos os níveis de dúvida que um leitor possa ter sobre o tema.

Na hora de desenvolver um novo conteúdo, é importante ter feito uma pesquisa aprofundada, que traga muitas informações, assim fica mais fácil de desenvolver a ideia com embasamento e referências que deixam o texto mais bem elaborado e capaz de satisfazer seu leitor.

A atenção dedicada para a leitura está cada vez menor hoje em dia, por isso, é fundamental pensar em como prender a atenção de quem acessa seu texto. Isso se dá a partir da produção de conteúdos bem escritos e que tragam informações novas, que não são encontradas em todos os textos sobre o assunto.

Textos que tragam a parte teórica e expliquem de maneira didática o que está sendo procurado, além de apresentar uma aplicação dessa teoria são ferramentas necessárias para a criação de um conteúdo que irá engajar o usuário do seu site ou o corretor da sua redação.

A semântica no marketing de conteúdo

Atualmente, muitas empresas já entenderam a importância do marketing digital e, principalmente, do marketing de conteúdo para a atração de novos cadastros e clientes para seus sites, serviços ou produtos. E como se diferenciar de tantas pessoas fazendo a mesma coisa para chamar a atenção?

Isso faz com que seja fundamental ter uma equipe criativa para produzir os textos para a sua empresa. É imprescindível que seja um time formado por redatores que tenham domínio da língua portuguesa e, também, saibam realizar pesquisas aprofundadas e em locais de referência para servir de base para a produção de seus textos.

A 1ª página do Google é quase como um campo de batalha, em que há inúmeras empresas criando páginas repletas de conteúdo, imagens, vídeos e áudio, tudo para chamar a atenção de quem está fazendo a pesquisa. Por isso, é preciso um bom conhecimento das palavras para saber como usá-las de forma a chamar a atenção do usuário.

Um SEO title chamativo, que não tenha palavras repetidas, acompanhado de uma meta description que traz informações importantes e que despertem a curiosidade e interesse do leitor. Tudo isso fica mais fácil quando a página é feita com qualidade e traz um conteúdo diferenciado.

Agora você já sabe qual é a importância da semântica para a sua criação de textos, seja na criação de páginas para alavancar as visitas de seu site ou seja no desenvolvimento de uma redação para um importante vestibular. Seja qual for a necessidade, o bom uso da língua portuguesa pode ser muito útil para você.

Nota do editor:
Para seguir aprendendo ainda mais sobre SEO e conteúdo, confira a ementa da Imersão Freelancer e garanta seu acesso gratuito a mais de 10 horas de videoaulas que te ensinarão a ter sucesso na carreira autônoma! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freela