Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 07/09/2020. | Atualizado em 20/08/2020


É indiscutível a importância da família em nossas vidas, não acha? Porém, nem sempre isso fica tão explícito assim. Descubra como ela pode ajudar nos seus desafios profissionais!

Reconhecer a importância da família e todo apoio que ela pode oferecer faz parte do seu crescimento pessoal. Porém, o suporte também pode se estender para a vida profissional, mesmo que as pessoas não tenham a mesma formação ou carreira que você.

No final das contas, eles podem ajudar com apoio emocional e até financeiro quando se decide encarar novos desafios profissionais e alavancar a sua carreira. Nos tópicos a seguir, você entenderá qual é o papel dos seus entes queridos nesse processo e como eles farão toda diferença. Vamos lá?

Apoio emocional nos desafios profissionais

Familiares e amigos são fundamentais para encorajar quem pretende trocar de carreira, tendo em vista que essa é uma decisão que pode mudar completamente sua vida. Essa situação não é fácil e o apoio que dessas pessoas importantes para você faz toda a diferença.

Quando você expõe suas ideias para os seus entes queridos, as chances de concluir a tarefa com êxito são maiores, pois você sabe que as pessoas que ama estão cientes da sua decisão e vão apoiá-la. Além disso, com uma boa relação, você saberá que ninguém está ali para fazer julgamentos ou deixar você andar sem companhia por esse caminho.

Lembre-se de não se cobrar tanto. Ocasionalmente você pode ter algum receio de decepcionar essas pessoas mais próximas, mas, na maioria das vezes, é um medo que existe só na sua cabecinha, enquanto os outros estão orgulhosos de todo o seu esforço para crescer profissionalmente.

Ter um suporte emocional para encarar desafios é sempre muito importante. Então, se você tem a oportunidade de chamar as pessoas queridas mais para perto e contar com elas, especialmente naqueles dias mais cinzentos, saiba que a sua jornada ficará um pouco mais leve.

Ajuda para identificar suas potencialidades

Familiares também são muito importantes na hora de ajudar a expandir o seu potencial. Por meio deles, podem nascer incentivos à especialização na nova carreira, profissionalização em segmentos emergentes e indicações de leituras e estudos capazes de expandir seus conhecimentos e, até mesmo, servir de inspiração para seus novos projetos.

Caso esteja com dificuldades de manter o foco ou com dúvidas dos caminhos que deve seguir nessa nova etapa da vida, serão eles que darão bons conselhos.

Se, ainda assim, você tiver dúvidas quanto à busca profissional, não deixe de contar ajuda especializada que sabe como auxiliar nesse processo, como um mentor ou um psicólogo, por exemplo. São ajudas totalmente diferentes, mas que terão um papel fundamental nesse seu amadurecimento.

Suporte financeiro

Quando necessário, os familiares e amigos podem ajudar com algum apoio financeiro, tendo em vista que, começar um novo negócio ou investir em uma nova carreira é algo que demanda não só tempo, mas também dinheiro.

Se é algo que se tem vontade de fazer há muito tempo, mas ainda não conseguiu juntar a quantia necessária para realizar esse sonho, pegar emprestado com quem acredita no seu sucesso pode ser uma solução viável para adiantar o processo de mudança.

Caso você resolva largar tudo para estudar para algum concurso ou pretende fazer uma nova faculdade que vai exigir muito tempo, essa é a hora de contar com o suporte dos entes queridos (além de outras situações, claro!) para manter as finanças em dia.

Planilha de Controle de Gastos MensaisPowered by Rock Convert

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Se as pessoas tiverem condições de contribuir de alguma forma, pode ter certeza que elas farão isso de bom grado. Além do mais, lá na frente, quando você já estiver com a carreira estabelecida, você poderá recompensá-las de alguma forma — além de financeiramente.

Inspiração profissional

A importância da família também pode aparecer em forma de inspiração profissional, já que eles podem servir de espelhos profissionais, tornando as suas decisões e os seus caminhos menos difíceis.

Por meio disso, você pode, tanto ver os erros que foram cometidos por essas pessoas próximas a você durante suas trajetórias quanto listar os pontos e atitudes corretas que foram tomadas por eles até chegarem ao sucesso profissional.

Eles também podem ser os responsáveis por oferecer feedbacks que vão ajudar a aprimorar seus conhecimentos acerca de determinado assunto ou sobre alguma atitude que você deseja tomar.

Além disso, eles podem auxiliar com ideias que, de repente, você não pensaria, mas que podem ser muito úteis, seja no momento de transição ou até mesmo depois de estar ingressado na nova carreira.

Vale lembrar que eles não precisam ter alguma formação específica e muito menos trabalhar na área que você almeja. Seus familiares podem servir como espelho apenas por serem dedicados, determinados e inspiradores de alguma forma.

Oferta de networking

Por serem as pessoas que, provavelmente, tem as melhores intenções em relação a você, serão úteis na hora de te ajudar a criar uma rede profissional, especialmente se houver grande variedade de profissionais em diversas áreas na sua família.

Assim, essas pessoas podem indicar você para conhecidos ligados às suas novas pretensões de carreira, que, consequentemente, podem trazer uma oportunidade de validar suas ideias e aprender mais sobre o universo no qual deseja ingressar.

Ter um bom networking é essencial para se desenvolver profissionalmente e também para ter bons contatos no mercado de trabalho. Se você cultivar um bom relacionamento com a sua rede, pode ser que uma dessas pessoas indique você para uma vaga boa em alguma empresa.

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

Como você pôde ver, existem várias atitudes que mostram a importância da família e todo suporte que ela pode oferecer para você correr atrás dos seus sonhos profissionais. Se for o caso, converse com as pessoas próximas, exponha seus objetivos e dificuldades, e peça alguma ajuda. É bem provável que você encontre apoio em alguém, mesmo que seja em forma de incentivo.

Já que estamos falando de questões profissionais, como estão as outras áreas? Será que você está garantindo a mesma dedicação para outras coisas igualmente importantes (como o lazer)? Utilize a roda da vida para descobrir como direcionar suas energias para encontrar um equilíbrio!

Roda da VidaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *