Por Ana Júlia Ramos

Uma quase jornalista apaixonada por séries de televisão, cinema, livros e péssima em auto descrições.

Publicado em 22/06/2020. | Atualizado em 12/05/2020


Entre as várias características que devem fazer parte da rotina de um freelancer, como organização e uma boa produtividade, a comunicação assertiva entra no grupo de destaque e merece devido reconhecimento

A comunicação assertiva é relevante por um motivo simples: enquanto dono do próprio negócio — e a maior autoridade no serviço que você se propôs a fazer — é importante se fazer ouvir de forma clara e ir além, encontrando as melhores formas de tirar dúvidas e evitando possíveis ruídos de comunicação.

Muitos problemas ou desgastes que atrapalham a rotina e podem prejudicar na entrega de um projeto têm relação direta com a falta de comunicação assertiva, e é justamente sobre isso que vamos falar neste post.

Além de entender o conceito, você será capaz de desenvolvê-lo de forma simples, descomplicada e construtiva não só para si mesmo, mas para toda a equipe de trabalho.

O que é comunicação assertiva

A comunicação assertiva é a forma de se expressar visando a redução de conflitos e disseminação da mensagem de maneira clara, objetiva e coerente.

Pensando de forma prática, pense em um freelancer que trabalha com gerenciamento de redes sociais. O dono de uma loja de sapatos procura pelo profissional porque sabe que as estratégias de marketing digital se tornam cada vez mais importantes, mas existem grandes chances dele não dominar os conceitos técnicos e forma prática de fazer.

É justamente por isso que ele buscou pela terceirização do trabalho, então, obviamente é de se esperar uma certa quantidade de dúvidas.

Para que as dúvidas não se transformem em ruídos de comunicação — que acarretam em um relacionamento complicado com o cliente — é importante que o freelancer em questão saiba se comunicar de forma clara, simples e “direto ao ponto”, mas sem deixar os principais conceitos do seu trabalho para trás.

Algumas formas de fazer isso são:

  • ao apresentar orçamentos, demonstrar a qualidade do trabalho e sustentar de forma mais prática possível o motivo pelo qual os custos são aqueles;
  • deixar os prazos de entrega claros e ir além, explicando por que eles existem e como são importantes para manter a qualidade do trabalho;
  • como, quando e onde são as melhores formas de entrar em contato com você;
  • principais termos técnicos e processos que envolvem a sua rotina de produção.

Poderíamos ir além e apresentar mais uma centena de exemplos práticos, mas o ponto é simples: na comunicação assertiva, você deve esclarecer os principais pontos do seu trabalho e ir além, demonstrando de forma prática como ele funciona e quais são os tópicos que devem ficar esclarecidos para que a parceria possa acontecer.

A importância de ser assertivo na comunicação

Conforme já adiantamos, a comunicação assertiva é fundamental para manter um fluxo de trabalho coeso, produtivo e saudável para ambas as partes.

Se você não esclarecer os principais pontos que envolvem prazos, por exemplo, imagine quantas vezes terá que explicar novamente para o cliente o motivo de um post ser entregue em 2 horas enquanto um story animado só fica pronto depois de 5.

Além de atrasar os prazos e prejudicar na entrega, a relação com o contratante fica desgastada, e perde-se um tempo que poderia ser investido em assuntos como discussão de tendências, reuniões de briefing e brainstorms.

Um outro motivo pelo qual essa estratégia é importante no dia a dia de um freelancer é, na verdade, algo bem desagradável. Quantas vezes você já ouviu que o seu trabalho “é muito caro”, além daquele famoso “me dá um descontinho” ou “mas o que eu quero pedir é bem simples”?

Quando o freelancer é eficaz nos momentos iniciais da conversa e apresentação do trabalho, fazendo uma espécie de defesa e embasamento que sustente o valor daquele serviço, dificilmente a conversa chegará em níveis desagradáveis.

Aprender a definir o próprio valor é muito importante e necessário não somente na hora de ganhar dinheiro, mas para manter a própria autoestima em relação a si mesmo e ao próprio trabalho.

Podemos pensar em mais outros vários exemplos que sustentam a importância de desenvolver a comunicação assertiva na rotina, mas de forma geral o que acontece como benefício é a construção de um relacionamento muito mais rico e que permite o desenvolvimento de projetos ainda mais legais.

3 motivos para ser eficaz ao se comunicar sendo freelancer

Agora que você já entendeu o que é a comunicação assertiva na vida freelancer e visualizou sua importância na prática, listamos alguns motivos práticos capazes de demonstrar os principais benefícios de usar a estratégia.

1.Aumento na produtividade

Se você não precisa recorrer ao seu cliente toda vez que for fazer o seu trabalho, terá mais tempo para se concentrar nas entregas e aumentar a produtividade.

A qualidade do trabalho também ganha — e muito — já que você terá mais insumos sobre o que o cliente gosta, quais são aqueles pontos que devem ser evitados e qual é a melhor abordagem em todos os processos.

Essa troca de feedbacks aumenta e você tem a grande possibilidade de aprender muito sobre o nicho de trabalho daquela pessoa, quais são seus principais desafios e, principalmente, como você pode ajudar na construção do sucesso do negócio a partir das suas estratégias.

2.Possibilidade de expandir os clientes

O aumento na produtividade faz com que você tenha mais tempo livre para investir em outros projetos. Seja expandindo a cartela de cliente ou até mesmo criando novas possibilidades de serviço para aqueles que você já atende, a ideia é conseguir melhorar a renda e diversificar a atuação.

3.Construção de uma rotina mais saudável

A rotina de um freelancer pode passar das mil maravilhas para um grande pesadelo em questão de minutos. E, sem perceber, você emendou o fim de semana inteiro trabalhando em projetos que poderiam ter sido entregues ainda na sexta-feira caso tudo fosse alinhado corretamente.

A saúde mental ganha muito com isso, já que os processos tendem a ficar muito mais claros, o que torna o trabalho infinitamente mais prazeroso.

Seja por qualquer um dos benefícios da comunicação assertiva, lembre-se que essa característica, ao aplicada no nosso dia a dia, é capaz de agregar benefícios não apenas para você enquanto profissional, mas também como pessoa. 

Se você gostou de aprender mais sobre o assunto e pretende continuar aprimorando a rotina de freelancer, conheça as melhores formas de trabalhar o contato e feedback para se relacionar ainda melhor com o cliente.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto