Por André Mousinho

Redator na Rock Content.

Publicado em 27/11/2014. | Atualizado em 16/06/2017


Você que escreve para blogs ou tem o seu blog próprio, já deve saber da importância que uma imagem tem para o seu texto. Uma boa escolha pode aumentar sensivelmente a incidência de cliques no seu conteúdo. A imagem é uma das primeiras coisas que o leitor repara, às vezes antes até do título, por […]

Você que escreve para blogs ou tem o seu blog próprio, já deve saber da importância que uma imagem tem para o seu texto. Uma boa escolha pode aumentar sensivelmente a incidência de cliques no seu conteúdo. A imagem é uma das primeiras coisas que o leitor repara, às vezes antes até do título, por isso uma boa opção de imagem pode despertar a curiosidade do leitor para o resto do artigo.

Com certeza também, você já teve dificuldades para escolher fotos para alguns artigos, achar imagens royalt free (sem direitos autorais) é difícil e os bancos de imagem são bastante limitados. Portanto é muito comum ter dificuldade ao selecionar uma para um artigo mais específico, ou que aborde um tema ou marca que você não encontra opções sem direito autoral. Nesse post você aprenderá a improvisar e usar imagens genéricas que podem se encaixar em qualquer tema.

Business man/ Business woman

O homem ou mulher de negócio é uma imagem extremamente útil em diversas situações. Se o texto fala sobre estratégia, sucesso, negócios ou qualquer termo parecido, o Business man está lá para te ajudar. A ilustração do homem de terno com braços cruzados ou mexendo no computador passa grande credibilidade e você não precisa especificar a área que ele atua.

homem de negócios

Handshake

O que representa melhor qualquer tipo de parceria do que um aperto de mãos? Não só parceria, mas um negócio fechado, uma venda concretizada, um acordo, amigos de negócios. O handshake pode te salvar em diversas situações, se a sua palavra chave tem a ver com parceria de qualquer tipo, você já tem sua solução!

aperto de mão

Facepalm

É muito comum textos para blogs abordarem temas como: os principais erros cometidos, como evitar uma falha, o que não deve ser feito em determinada situação. Bom, não há nada que transmita uma ideia de erro ou frustração melhor do que uma boa e velha mão na testa. Dessa forma você não vai precisar achar uma imagem especifica para aquele erro ou falha, apenas uma pessoa que se aproxime da persona que você está visando.

frustração

Hand typing

Você já deve ter escrito textos sobre trabalhos online, sobre alguma de programação ou sobre um software específico que você não encontrava uma foto de jeito nenhum, não é verdade? Porém, todos esses exemplos acima podem ser simplificados com uma mão digitando. Simples, tudo que você faz no computador você usa o teclado, portanto essa imagem genérica vai te ajudar com praticamente tudo que se refira a informática.

digitando

Charts

Os gráficos são soluções para muitos problemas na hora de se encontrar uma imagem. Muitos textos abordam temas comparativos, ou dizem respeito à melhoria no número de vendas, eficiência dos funcionários, sair do vermelho, aumentar lucros. O que todos esses temas têm em comum? Podem ser ilustrados por um gráfico. Eles mostram melhorias e perspectivas e dão credibilidade ao conteúdo que será lido. Pessoas gostam e confiam em gráficos e estáticas, 82,3% delas sabem disso.

gráficos

Calendar/ Clock

Muitos textos também abordam temas como: organizar sua rotina, otimizar o seu tempo, frequência, compromisso com negócios. Nada melhor para exemplificar organização e rotina do que um relógio, que pode ser de parede ou no braço de um homem de negócios, e também um clássico calendário. Ele, além de passar a ideia de rotina, demonstra organização e compromisso com as coisas.

relógio

Hand on chin

O grande curinga dos bancos de imagem — e meu preferido, diga-se de passagem — que pode se encaixar em qualquer texto sobre qualquer tema, vide a imagem principal desse post. A mão no queixo é uma solução incrível para os seus problemas. A imagem com um homem ou mulher com a mão no queixo passam uma ideia de pensamento, de aprendizagem, de compreensão.

A maioria dos textos para blog possuem em seus títulos palavras como: aprenda, conheça, dicas, saiba como ou saiba mais, entenda, o que é, entre outros. E tendo em vista que seu leitor, teoricamente, estará sempre buscando informações novas, o hand on chin passa essa ideia sempre. Seja um termo novo, seja o tema que for, a pessoa com a mão no queixo nunca falhará! Pode pensar nos seus últimos 10 textos, aposto que em pelo menos 8 (não digo 10 com receio de perder a credibilidade do resto do texto) você poderia ter usado um hand on chin.

Woman With Hand On Chin Looking Away In Coffeeshop

Para todos esses exemplos, claro, cabem as derivações. Usando o exemplo do hand on chin, você pode especificar de acordo com o seu texto, se é sobre negócios “business hand on chin”, se é sobre um software “computer hand on chin” e por aí vai. Isso serve também para o facepalm e outros.

Essas imagens já te ajudaram em alguma situação ou otimizaram seu tempo? Você tem alguma imagem genérica que usa de curinga para posts mais complexos? Deixe seu comentário e conte pra gente.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *