Por Amanda Gusmão

Amante do homeoffice, geek old school e mãe de dois pequenos padawans.

Publicado em 29/07/2020. | Atualizado em 19/06/2020


Bigode: Sabe como identificar objetivos e convertê-los em metas para conquistar um novo mercado de atuação? Neste post trazemos algumas dicas práticas para ter sucesso na organização de uma nova carreira. Confira.

Um belo dia resolvi mudar e fazer tudo que eu queria fazer. Esse trecho da música escrita por Rita Lee pode ser muito libertador se você está pensando em fazer uma transição de carreira mas, sem identificar objetivos para esse processo, é provável que dê muitas voltas sem sair do lugar.

Longe de mim te desanimar, meu papel aqui é sugerir algumas reflexões. Uma delas é se você tem certeza sobre essa decisão, afinal de contas, algumas insatisfações momentâneas não devem influenciar sua escolha, certo?

A outra, que vai ser o foco deste post é: você consegue traçar um caminho realizável para conquistar os resultados que deseja? Se a resposta foi negativa, não se preocupe, porque, é claro, separamos algumas boas práticas para compartilhar. Confira.

Defina aonde quer chegar

E vamos de citação, né?

Alice perguntou: pode me dizer qual caminho eu devo tomar?

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir — disse o gato.

Mas eu não sei para onde ir! — disse Alice.

Então, o gato respondeu: se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Essa passagem do livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll é um clássico em palestras e mentorias motivacionais, e não é por acaso.

Se você não tem um objetivo claro, qualquer diretriz que coloque para sua carreira profissional vai servir, certo? Se você quer trabalhar como tradutor ou especialista em SEO, por exemplo, já sabe aonde quer chegar.

Ou seja, você tem um ponto de partida e um destino final, o que permite definir muito mais claramente quais são seus objetivos intermediários que vão te levar até lá, como o currículo que precisa construir, os contatos que precisa estabelecer etc.

Saiba quais skills são necessárias no novo mercado que você almeja

Quem são os profissionais que você considera referências no mercado de atuação que você deseja entrar? Quais são as principais empresas e especialistas? Você já pesquisou sobre eles?

Pois deveria, afinal de contas, isso vai ajudar a mapear quais são as hard e soft skills que você precisa ter para conquistar uma oportunidade na área.

Hard skills

Essa é uma categoria que engloba as capacitações técnicas que o profissional adquire e pode comprovar apresentando diplomas, certificados ou pontuação mínima em testes.

Alguns exemplos são as graduações em diferentes níveis escolares, pontuações em testes de entidades reconhecidas e certificados de conclusões de cursos técnicos e suas respectivas carga-horárias.

Soft skills

São habilidades e comportamentos que não podem ser comprovadas por documentos, mas, sim percebidas nas relações do cotidiano profissional.

Um redator que deseja especializar em storytelling nas redes sociais, por exemplo, precisa ser criativo, saber ouvir o que o cliente deseja transmitir em um conteúdo e converter tudo isso em um texto e comunicação envolvente.

Sabendo quais são as hard e soft skills esperadas pelo mercado de atuação, é possível identificar objetivos de capacitação que precisam ser inseridos no processo de transição de carreira mas, antes, é preciso fazer uma avaliação do currículo atual.

Avalie seu perfil profissional na atualidade

Então você decidiu não “dar uma de Alice no País das Maravilhas” e definiu aonde quer chegar. Também já sabe o que o novo mercado valoriza em seus profissionais. Ok, então, o momento agora é de avaliar seu currículo e definir qual é a situação do seu ponto de partida.

Comece revisando seu currículo destacando os conhecimentos, habilidades e experiências que poderiam ser aproveitadas na área de atuação do seu interesse.

Cursos de língua estrangeira, formação superior, cursos complementares, experiências sociais, dentre outras características da sua formação profissional podem ser aproveitadas em qualquer área, não é mesmo?

Veja como potencializar seu currículo para a carreira almejada

Pronto! Agora o caminho entre sua situação atual e aquela que você ver conquistar já pode começar a ser desenhado. Para isso, é necessário potencializar seu currículo.

Além de adquirir as hard skills necessárias em instituições com credibilidade na área, você também pode participar de eventos, criar um networking na área, se oferecer para estágios ou trabalhos voluntários etc.

Todas as experiências e novos conhecimentos vão potencializar seu currículo e fazer com que sua imagem inicial não seja alguém inexperiente e alienado sobre o mercado que deseja entrar, entende?

As redes sociais como o LinkedIn também são essenciais nesse processo. Você precisa revisar sua descrição e outros dados do seu perfil para direcioná-los para a nova área.

Mas, importante: o compromisso com a veracidade das informações é imprescindível, ok? Você deve colocar as informações da forma como elas são mas, ressaltando as características e experiências que são valorizadas na nova área de atuação.

Uma experiência como educador auxiliar em uma escola infantil bilíngue, por exemplo, pode ser aproveitada para demonstrar que o profissional já exerceu uma função em que a língua estrangeira era predominante.

Inserir essa informação no currículo de quem deseja ser um freelancer de tradução, por exemplo, pode ser um diferencial, principalmente se a descrição ressaltar o uso diário da língua estrangeira e, não somente o lado pedagógico da função de professor auxiliar.

Estabeleça metas para seu desenvolvimento profissional

Revisando o que colocamos até aqui, nós temos: definição do objetivo, análise do mercado, pessoal e definição de ações a serem tomadas, como buscar especializações e criar conexões profissionais.

Para alguns, o trabalho parece ter terminado, certo? Mas, falta a cereja do bolo que vai tornar seu planejamento realista, a definição de metas.

Metas precisam ser claras, mensuráveis e terem prazos para a realização. Também precisam estar alinhadas com a realidade de quem vai cumpri-las.

Não adianta determinar que você vai concluir um curso de psicologia em dois semestres porque isso é fora da realidade, não é mesmo? Também não adianta estabelecer que vai fazer seu cadastro de Microempreendedor individual “assim que puder” pois isso só vai atrasar o andamento das próximas etapas.

Por isso, ao criar metas, é fundamental considerar que elas devem ser realistas, terem um prazo que dá para ser realizado e uma forma de quantificar o seu sucesso, como determinar qual a nota mínima que deseja obter em uma prova de proficiência em inglês.

Saiba que ajustes podem e são necessários

E o que vem a seguir? Depois de traçar metas e executar cada uma delas, é provável que você comece a colher seus primeiros frutos, seja a carreira desejada, seja as oportunidades que vão te levar até ela.

Esse processo de planejamento e execução também vai colocar você lado a lado com as tendências do mercado, assim, você entenderá melhor para qual direção o mercado está evoluindo e talvez tenha que fazer alguns ajustes nas suas metas e objetivos traçados.

Erros no percurso e na realização dos prazos também podem acontecer e, quer saber? Está tudo bem. Não se cobre demais. O processo de encontrar e entrar em um novo mercado não é simples.

Nessa jornada de identificar objetivos e criar uma estratégia realizável, você também vai ter vários insights sobre o mercado que deseja atuar, ficar por dentro das tendências e novos modelos de trabalho, como é o caso dos freelancers.

Esse tipo de profissional têm sido cada vez mais requisitado no mercado, afinal de contas, são especialistas e estão disponíveis para realizar projetos sob demanda. A questão é que os contratantes costumam exigir uma relação de prestação de serviço regular, ou seja, o freelancer precisa atuar de maneira formalizada.

Acabou de identificar objetivos novos para sua transição de carreira e quer mais dicas para fazer isso? Sem problemas, temos um material sobre como profissionalizar sua carreira freelancer que vai ajudar.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto