Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 03/09/2019. | Atualizado em 02/09/2019


Confira 8 ideias de como se manter atualizado e se preparar para o futuro do trabalho!

O futuro do trabalho já está acontecendo para algumas pessoas que vem acompanhando as tendências de mercado há algum tempo. Elas saíram na frente e já estão, praticamente, adaptadas às novas dinâmicas na relação entre profissionais e empresas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Buscar ideias para não ficar desatualizado é um eficiente modo de se inserir nesse novo contexto.

Seguindo o padrão de comportamento das gerações mais recentes, como a Y e a Z, profissionais têm buscado mais flexibilidade de horários e uma hierarquia horizontal, em que colaboradores tenham autonomia para tomar decisões e gerir suas tarefas do dia a dia por conta própria. 

Os feedbacks nunca foram tão valorizados, o que faz com que as pessoas cresçam e amadureçam profissionalmente com mais rapidez. Isso as levam a uma nova descoberta: que são capazes de andar com as próprias pernas e de realizar boas entregas, mesmo sem supervisão.

Por isso, continue a leitura e entenda como aderir a essa realidade com algumas ideias para não ficar desatualizado.

1. Entenda as novas necessidades no mercado de trabalho

Nesse novo cenário, muitos dos bons profissionais não querem mais se manter vinculados a uma única empresa e optam por uma carreira, na qual tenham mais liberdade para fazer seus próprios horários e planejar os seus ganhos.

Assim, as empresas que já entenderam isso estão adaptando a própria cultura a esse novo contexto, para não perderem seus talentos. Estão oferecendo aos colaboradores uma hierarquia mais democrática, possibilidade de ganhos por produtividade, incentivo à qualificação, além da liberdade de trabalharem em home office ou em espaços de coworking ― em São Paulo existem vários deles.

Em contrapartida, elas estão exigindo atitudes, habilidade e conhecimento compatíveis com o que estão oferecendo, ou seja, profissionais com altíssimo rendimento, excelente qualificação e liderança desenvolvida. Além de preparados para produzir muito e bem, e ainda, capazes de motivar os demais

2. Obtenha habilidades compatíveis com o futuro do trabalho

Entendidas essas novas necessidades, é hora de buscar por qualificação profissional especializada. Para isso, o ideal é investir em cursos de pós-graduação, participar de eventos da área em que deseja atuar ou, até mesmo, fazer os cursos online que estão disponíveis em plataformas de ensino a distância como Iversity, Rock University, Coursera, Future Learn, entre outras.

3. Desenvolva a sua capacidade de autogestão

Ter a liberdade de trabalhar onde e quando quiser tem suas vantagens, mas também tem algumas exigências, como a disciplina e a capacidade de gerir suas tarefas sabendo como definir prioridades.

Trabalhar sem a presença de um líder, também exige a habilidade de tomar decisões em situações de crise e, também, saber como se comunicar assertivamente diretamente com clientes e parceiros comerciais.

4. Fortaleça a sua inteligência emocional e liderança

A inteligência emocional já não é mais novidade como exigência no mercado de trabalho. Empresas preferem manter profissionais que saibam conviver bem em grupo, receber e dar feedbacks com sabedoria e que consigam se adaptar a qualquer situação, do que ficar com aqueles que têm uma excelente formação, porém, não conseguem manter o equilíbrio diante de contextos adversos.

Portanto, investir em treinamentos de liderança e práticas para melhorar a sua qualidade de vida e saúde mental, como o mindfulness, são boas ideias para não ficar desatualizado.

5. Tenha um planejamento financeiro

Com tanta flexibilidade em jogo, o que vai manter você produtivo são as metas, e a melhor maneira de as estabelecer de modo consistente é a partir das suas necessidades financeiras. 

O planejamento financeiro dá a você uma visão completa de quanto você gasta e quanto precisa ganhar para arcar com suas despesas fixas e, ainda, realizar seus objetivos de vida e de consumo, como comprar uma casa ou aquela smartTV de 50 polegadas.

Powered by Rock Convert

6. Amplie a sua capacidade de negociação

Sempre acontecem situações em que há a necessidade de negociar prazos de entrega ou melhores compensações financeiras por trabalhos realizados. Isso já era uma realidade, que se transformou em tabu no modelo antigo de trabalho. Por exemplo, as pessoas ensaiavam meses para pedir um aumento de salário.

No contexto atual, até para manter a produtividade em alta, é preciso sim, saber negociar valores justos para o tempo dedicado a cada serviço prestado e, em alguns momentos, prazos mais longos de entrega. 

A fórmula é simples: quanto menor o prazo, maior o preço. A qualidade precisa ser mantida sempre. Com isso em mente, negociar ficará muito mais fácil.

7. Busque trabalhos como freelancer

Uma das alternativas mais adotadas pelos profissionais que conseguiram desenvolver as competências que citamos até aqui é o trabalho como freelancer. A tecnologia permite, cada vez mais, que reuniões sejam feitas e serviços sejam prestados remotamente. 

É possível trabalhar do sofá da sua casa para empresas em qualquer lugar do mundo. O segredo aqui é construir uma boa rede de contatos, o LinkedIn é perfeito para isso, e contar com a parceira de empresas que oferecem trabalho para freelancers como a Rock Content.

8. Trabalhe em espaços de coworking com frequência

Por fim, uma dica que serve tanto para empresas, que estão em busca de ideias para não ficarem desatualizadas, quanto para profissionais que trabalham por conta própria, é a utilização de espaços de coworking, que além de oferecerem excelentes oportunidades para networking, ainda reduzem consideravelmente, os custos operacionais.

Eles oferecem toda infraestrutura necessária, inclusive salas privativas, conexão com a internet de alta velocidade, climatização, serviços de impressão, e até, aquele cafezinho que não pode faltar. Se você quer entender melhor como funcionam esses espaços, aqui tem um e-book sobre coworking com tudo muito bem explicadinho. 

Como você pôde ver, as ideias para não ficar desatualizado são muitas e a necessidade de aplicá-las é real. Disso depende a permanência de profissionais no mercado de trabalho. Entender as tendências para o futuro do trabalho em 2019 também é uma excelente maneira de se manter alinhado com o que está acontecendo no universo corporativo.Se você ainda não entende muito bem do que se tratam e como eles podem ser úteis na sua vida profissional, saiba mais detalhes sobre o que é coworking e comece agora mesmo a se atualizar!

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do Beer or Coffee.

Posts populares com esse assunto