Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 21/08/2017. | Atualizado em 11/02/2020


Para pesquisar assuntos relevantes para incluir no seu conteúdo, nós utilizamos algumas técnicas fundamentais. Conheça agora ferramentas e hacks que vão facilitar a sua vida e te ajudar a criar conteúdos épicos!

Você está criando conteúdos para a web e seu prazo está cada vez mais perto do fim, mas a tela ainda está em branco (ou quase).

Então, você se pergunta: “sobre o que eu devo falar?”.

Não importa se você está procurando um tema para post ou ideias para um assunto pré-definido, há formas de encontrar tópicos interessantes por toda a internet!

Aprenda agora como incrementar a sua pesquisa de conteúdo usando ferramentas incríveis da web — e também algumas técnicas super atuais no mundo do Marketing de Conteúdo!

Confira o que vem a seguir:

Encontrar assuntos usando ferramentas de palavra-chave

Existem dezenas, talvez centenas de ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Muitas delas nós tratamos aqui, como o Keyword Tool.

Hoje, vamos aprender a usá-los para conseguir insights sobre assuntos para blogar!

Sugestões da Busca Google

Essa é uma das formas mais básicas de saber o que está atraindo o seu público. Ao realizar uma busca no Google, ele auto-completa os termos inseridos, o que você já deve saber.

No entanto, o que nem todos sabem é que isso é feito com base no volume de pesquisas realizadas com determinada palavra-chave.

Ou seja, é como uma pesquisa breve, feita imediatamente, que retorna tópicos relacionados ao assunto que você está buscando. Em outras palavras, é uma mina de ouro para quem está escrevendo.

Veja alguns temas que encontro imediatamente, somente ao pesquisar uma palavra-chave qualquer, como esta: “livros online”.

Keyword Tool

Frequentemente falamos do KeywordTool.io aqui em nosso blog, mas não é à toa. Afinal, essa ferramenta além de gratuita é super prática!

Além de mostrar resultados relacionados e relevantes, o software gera uma lista super completa — bem maior do que a caixinha de buscas do Google — além de também mensurar outros motores de busca, como Bing, Yahoo e outros!

SerpStat

Confesso que esta é uma ferramenta recente, mas também ganha pela praticidade. O SerpStat é uma ferramenta bastante ampla de search engine marketing.

E, com isso, a funcionalidade de sugestão de palavras-chave, além de super completa, também tem uma interface bem interessante, que exibe diversos termos relacionados e palavras-chave head tail.

Muito bacana, não é mesmo? E você ainda pode navegar por outras opções ali dentro, que podem ser úteis para diversos fins.

No entanto, o SerpStat ainda não cobre domínios no Brasil e, por isso, tive que fazer a minha pesquisa em inglês. Nesse caso, fez bastante sentido, mas isso é algo que você deve avaliar antes de usar essa ferramenta!

Answer the Public

O Answer The Public é uma das minhas ferramentas preferidas na web. Com apenas um clique você pode, além de encontrar palavras-chave relacionadas, separá-las por tipo de pergunta (o que, como, onde etc) ou preposição (para, ou, com).

Encontrar assuntos usando mídias sociais

Mídias sociais são lugares onde as pessoas estão sempre interagindo e se posicionando. Por isso, se você busca algo mais específico e dinâmico do que as ferramentas tradicionais de busca, as redes podem ser o lugar perfeito.

Grupos de Facebook

Esta é uma dica básica. Se você quer saber quais tópicos a sua audiência está buscando, por que não perguntá-la diretamente? 🙂

A desvantagem, aqui, é que as respostas dependem das pessoas, e podem demorar a vir. Então, nem sempre você conseguirá informações interessantes rapidamente.

Você pode:

  1. Analisar as perguntas em um grupo específico.
  2. Fazer uma pergunta você mesmo e aguardar as respostas.

Nesse exemplo, perguntei em um grupo de especialistas em cursos online sobre o que motivaria um redator freelancer a criar o seu próprio curso.

Com as respostas que eu obtive, além da discussão que eu provoquei, tirei diversos insights e consegui encontrar o ponto certo para abordar em um conteúdo.

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta incrível de rastreamento de conteúdo. Buscando uma palavra qualquer no BuzzSumo, ele exibe também o volume de compartilhamento em mídias sociais.

Observe:

Demais, não? Se o que você busca são assuntos que viralizam nas redes, essa tática vai te ajudar muito.

Além disso, você pode testar a ferramenta de análise específica para Facebook.

Mesmo que você não queira assinar, você pode testar o produto durante 14 dias e verificar se vale a pena utilizar essa (ou outra) funcionalidade do BuzzSumo para encontrar temas relevantes para blogging.

Espero que o conteúdo de hoje tenha sido relevante para você! Você deve ter percebido que utilizamos muitas ferramentas aqui. Por isso, se você quer hackear tudo em produção de conteúdo, conheça a nossa lista de 20 melhores ferramentas para produção de conteúdo e divirta-se!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *