11 ações diárias que você deve praticar ao fazer home office

O trabalho remoto e o home office já são não apenas uma tendência, porém uma realidade! Mas você sabe como trabalhar bem de casa? Aprenda agora com 11 ações diárias que você deve praticar!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

O trabalho remoto, também conhecido como home office, é uma das grandes tendências da última década. Isso porque, o avanço das tecnologias, principalmente da internet, derrubou as barreiras da comunicação e interligou pessoas e empresas a qualquer hora e em qualquer lugar, favorecendo cada vez mais a figura do freelancer.

Muitos profissionais buscam o conforto e a comodidade que apenas o trabalho em casa pode proporcionar. Essa mudança oferece vários benefícios, como a possibilidade de ser o próprio chefe, começar a trabalhar quando quiser e ter liberdade e autonomia no serviço.  

Apesar de parecer simples, muitas pessoas não estão preparadas para superar desafios e empreender com sucesso trabalhando em casa, especialmente por misturarem a vida pessoal com a profissional.

Nessas horas, todos os detalhes fazem a diferença para obter resultados positivos e evitar a queda da produtividade. É necessário ter muito empenho para não se distrair e não perder o foco em sua rotina.

Então, você deve se preparar de maneira correta.

Por isso, este post vai mostrar 11 ações diárias que vão ajudá-lo em seu caminho rumo ao sucesso ao empreender. Confira a seguir.

1. Separar e organizar um local da casa para ser seu escritório

A tranquilidade e o silêncio são premissas para a realização de qualquer atividade. Tentar trabalhar em um ambiente caótico e bagunçado não é uma boa ideia, pois atrapalha a concentração em uma só linha de raciocínio. Dessa maneira, você deve ter um lugar especial para trabalhar com home office.

Em alguns momentos, é possível trabalhar na mesa do café ou até mesmo com o notebook em seu quarto. Mas essas devem ser situações corriqueiras e especiais, não fazendo parte de sua rotina de trabalho.

O ideal é que você tenha um escritório com todas as ferramentas necessárias para a execução de suas funções. Além de aumentar sua produtividade, isso melhora a preparação e o funcionamento de seu cérebro.

2. Não interromper o trabalho para realizar tarefas domésticas

O trabalho em home office exige muita seriedade e dedicação.

Você não pode, por exemplo, paralisar suas atividades para ir ao supermercado ou ao sacolão. As interrupções atrapalham a formulação de linhas de raciocínios, que são essenciais em seu desempenho como profissional.

Portanto, converse com as outras pessoas em sua casa e deixe bem claro que você está trabalhando, e não apenas se divertindo ou passando o tempo.

Caso você more sozinho, separe um tempo específico para realizar as tarefas domésticas. Assim, você não mistura as atividades e consegue obter os resultados que almeja.

3. Escolher o melhor horário para trabalhar

Cada ser humano trabalha em um ritmo diferente. Enquanto alguns gostam de acordar cedo e tomar um banho gelado, outros preferem levantar mais tarde e trabalhar no período da noite. Essas diferenças devem ser respeitadas para não atrapalhar sua performance.

Conseguimos trabalhar melhor quando temos uma rotina pré-determinada. Então, crie um horário adequado às suas necessidades, que maximiza suas potencialidades e talentos.

4. Evitar distrações

Sua casa é um local aconchegante e cheio de mimos, não é mesmo?

Ela sempre conta com decorações, móveis e adereços escolhidos a dedo por você. Assim, cria-se um ambiente confortável para receber amigos e passar momentos em família.

No entanto, esses objetos podem muito bem distraí-lo enquanto você faz home office.

A televisão e o telefone celular são os grandes vilões nessas horas. Eles são essenciais para a conexão e a comunicação com o mundo, porém, é necessário saber utilizá-los corretamente. Não é à toa que muitas empresas não permitem, por exemplo, o uso de smartphones no horário de trabalho, pois eles tiram a atenção dos funcionários.

Essa mesma regra é válida para o home office!

Deixar o telefone no silencioso ou até mesmo desligá-lo é uma ótima ideia para quem deseja ter mais concentração, evitando distrações.

As redes sociais e outros sites da internet também oferecem grandes perigos para sua produtividade. Por isso, evite todas as distrações e tenha foco em suas metas.

5. Aproveitar o tempo de descanso

Estar disponível 24 horas durante toda a semana é um grande erro de quem trabalha em casa.

Começar um novo negócio é uma tarefa árdua, que exige muita dedicação e empenho. Porém, você não pode se esquecer de outras questões em sua vida.

O trabalho em home office, em alguns casos, demanda a realização de algumas atividades aos finais de semana. Contudo, isso não pode se tornar uma rotina, já que a vida vai muito além de caixas de e-mails lotadas e reuniões a fazer.

Sua família e seus momentos de lazer são fundamentais para manter o equilíbrio físico e emocional de seu corpo. Então, crie um planejamento e veja como é possível ter tempo para tudo o que você quer fazer.

6. Focar em apenas um projeto

É muito comum tentar realizar várias atividades ao mesmo tempo, porém, isso é extremamente prejudicial para o desempenho de uma pessoa que trabalha em casa.

Em muitos casos, você não conta com o suporte e a infraestrutura que uma empresa convencional tem, como secretárias e outros trabalhadores para ajudá-lo.

Além disso, algumas pessoas pegam vários projetos pequenos sobre nichos completamente diferentes.

Por exemplo: por mais que você goste de artesanato e trabalhos à mão, é melhor focar em seu blog sobre empreendedorismo e alcançar os resultados que deseja.

Não estamos falando para você deixar suas vontades e sonhos de lado, queremos apenas alertá-lo que os resultados são alcançados com mais facilidade quando você tem apenas um objetivo.

Outra questão muito importante também está relacionada a seu cansaço. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo é algo estressante e consome muita energia. Por isso, saiba separar os ofícios e priorize aqueles que são mais importantes.

7. Ter um bom networking

Um profissional de sucesso é formado por várias características, e uma delas é saber se relacionar bem. Independentemente do trabalho remoto ou em um escritório, é fundamental que você conheça pessoas influentes, que podem ajudá-lo em seu dia a dia.

Dessa forma, participe de fóruns de discussão, faça cursos de especialização e se mantenha antenado com o que há de mais moderno em sua área de atuação.

Nessas horas, a internet é uma de suas grandes aliadas. Ela permite a conexão com colegas que moram distante e até mesmo que você realize uma reunião com um possível cliente por Skype ou qualquer programa de comunicação online.

Lembre-se também de estar presente em palestras e eventos relacionados aos conteúdos que você trabalha. Geralmente, as mentes mais brilhantes e influenciadoras da atualidade fazem apresentações e mostram dicas valiosas para o êxito em sua carreira.

Quem tem um bom networking também é sempre indicado para novos projetos e trabalhos. Portanto, realize suas funções com maestria e mostre que você é um profissional diferenciado.

8. Utilizar ferramentas adequadas

O notebook é um dos equipamentos mais utilizados durante o home office. Portanto, você deve ter um computador que comporte os programas necessários para a realização de seu trabalho.

Tentar economizar ao comprar uma máquina mais barata é uma péssima ideia, e que você deve evitar a todo custo.

Tenha também uma boa conexão de internet. Isso é essencial para garantir sua produtividade em casa. Se você achar necessário, contrate um plano melhor e dê um upgrade em sua conexão.  

9. Procurar espaços de coworking

Trabalhar em casa é benéfico e libertador quando realizado de maneira correta. Porém, muitas pessoas caem na rotina e acabam perdendo a empolgação que existia inicialmente.

Não sair de casa e não interagir com pessoas são situações que desanimam quem trabalha em home office.

Entretanto, não é preciso se desesperar. Os coworking são ótimas opções para solucionar esses problemas. Eles são espaços de trabalho compartilhado, que começam a ganhar o gosto das grandes cidades em nosso país.

É possível encontrar pessoas com especializações e características diferentes realizando suas funções em uma mesma mesa.

Na verdade, um espaço de coworking é uma comunidade que visa desenvolver negócios juntos, crescendo de uma forma rápida e colaborativa.

Você encontra várias opções em inúmeras cidades do Brasil com uma simples pesquisa na internet. Certos locais oferecem comodidades como cozinha, áreas de lazer e salas de reuniões.

Assim como ficar 8 ou 10 horas em escritório não é bom, ficar sempre dentro de casa também não é. Portanto, teste essa experiência uma vez e descubra como ela pode melhorar o desenvolvimento de suas tarefas.

10. Usar a roupa certa

Essa dica pode parecer estranha, mas alguns profissionais acreditam que o home office significa trabalhar de pijama em frente ao computador. Essa situação pode até acontecer algumas vezes, mas ela não ajuda em sua performance.

O simples ato de tomar um banho ou colocar uma roupa para sair para trabalhar já prepara seu cérebro. Claro que não precisa ser um terno ou um vestido de baile, mas escolha uma roupa confortável e não deixe o clima de domingo chuvoso tomar conta de seu ambiente.

11. Respeite a ergonomia

A ergonomia estuda o relacionamento do ser humano com o ambiente a sua volta. Em uma situação laboral, ela determina boas condições de trabalho que visam o bem-estar em sua jornada de trabalho.

Em outras palavras, você deve ter muito cuidado para criar um local confortável, que não gera problemas para sua saúde. Por exemplo:

  • deixe a cadeira em uma altura confortável;
  • posicione os pés firmemente no chão;
  • coloque o monitor em um local que toda a tela seja enxergada sem movimentos bruscos;
  • ilumine o local de trabalho corretamente, aproveitando a iluminação natural.

Preparado para fazer home office?

Se você chegou até aqui, percebeu que várias questões influenciam o desempenho de um profissional que trabalha em casa.

O home office é uma ótima opção para quem busca novos ares e quer encarar o mercado de trabalho de forma diferente. Nessas horas, é necessário se dedicar muito para não perder o foco em seus objetivos.

Ao seguir nossas 11 dicas, você está se preparando para trilhar um caminho de sucesso e empreender da maneira que deseja.

Se você tem mais interesse neste assunto, mas ainda não sabe qual atividade escolher, não se preocupe. Temos um post com uma lista com 30 ideias de negócios em alta para ser seu próprio chefe, não deixe de conferi-lo!

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

banner levantada de mão redação