Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 27/07/2017. | Atualizado em 09/01/2019


Neste mundo complicado, em que tudo é público e as críticas vêm com força total, estes truques da psicologia podem mudar completamente a forma como você leva a vida!

Ter uma vida social estabelecida e, principalmente, interagir em público, pode ser particularmente difícil. Em situações que vão desde postagens em mídias sociais até blog posts, podcasts ou mesmo palestras ao vivo, você está se expondo e criando uma imagem pública de si.

Nesse processo, muita coisa pode acontecer: opiniões contrárias, pessoas que vão te criticar pessoalmente e até mesmo sem motivo algum.

Nesse mundo complicado, a forma como você se posiciona vai determinar a imagem que as pessoas têm de você — e isso pode significar muito no futuro.

Felizmente, alguns padrões de comportamento são bem aceitos socialmente e podem servir como um norte sobre como se comportar nesse tipo de situação. Por isso, se você quer saber como lidar com um grupo e, ainda por cima, fazer disso um alicerce para o seu marketing pessoal, conheça estas dicas:

Ensine alguma coisa

Sempre que surgir algum assunto sobre o qual você domina, transmitir ensinamentos é um sinal de autoridade. Além do mais, compartilhar conhecimentos valiosos, daqueles que só você conhece, é um padrão de comportamento de pessoas relevantes.

Além de mostrar que você é uma pessoa estudiosa, também demonstra que você não tem medo de falar sobre as suas maiores descobertas.

Afinal, pessoas inseguras não gostam de falar abertamente sobre suas descobertas, pois têm medo de serem criticados ou até mesmo copiados. Enquanto isso, pessoas de sucesso entendem que ideias vêm e vão e não se pode apegar demais a elas. Se você for criativo, suas ideias estarão sempre se renovando.

Concorde com quem discorda de você

A maneira como as pessoas se comportam em relação a críticas e discordâncias diz muito sobre elas. Por isso, em um debate ou diálogo, se demonstrar paciente é uma grande virtude.

Poucas pessoas conseguem aguentar perguntas difíceis, que expõem as suas maiores fraquezas.

Portanto, aproveite momentos como esse para fazer uma reflexão e admitir certas falhas. Isso é um sinal de nobreza, e pode desarmar os seus debatentes. Afinal, muitas vezes o objetivo dos seus discordantes é justamente tirar a sua seriedade.

Além do mais, esse tipo de prática realmente te ajuda a receber críticas e, como sabemos, elas são importantes para evoluirmos.

Ofereça algo primeiro

Se você quer conquistar a confiança ou a simpatia de alguém, a primeira coisa que você precisa entender é o que a agrada. Por mais que pareça uma coisa egocêntrica, isso é bastante natural, tendemos a gostar de quem nos dá alguma coisa sem pedir nada em troca.

Dale Carnegie, em seu livro clássico Como fazer amigos e influenciar pessoas, defende a ideia de que a gentileza e a educação são os melhores métodos de se conquistar a confiança de alguém.

E, de fato, isso não é tarefa fácil. Pois, se você quer ser bem-sucedido com essa prática, é preciso

  1. ter empatia e, com as suas impressões, entender o que vai agradar as pessoas próximas de você;
  2. em seguida, você deve trazer alguma coisa de relevante a partir disso — em outras palavras, tentar agradar —, correndo o risco de isso não ter nenhum retorno.

Olhe as pessoas nos olhos

Manter contato ocular com as pessoas é decisivo na construção da sua imagem. Pesquisas indicam que manter o contato ocular torna as pessoas mais atraentes. Ou seja, se você quer ser bem visto, perca o medo de olhar diretamente nos olhos.

Uma dica interessante, nesse caso, é parar para perceber a cor dos olhos da pessoa sempre que você a ver pela primeira vez. Assim, esses pequenos instantes já vão ser suficientes para transmitir essa impressão, além de ser um gatilho que vai te ajudar a desenvolver o hábito.

Evidentemente, nada substitui o seu conteúdo verdadeiro, o que você tem a dizer, mas vai eliminar barreiras importantes a uma boa primeira impressão.

Interessantes essas dicas, não? São atitudes pequenas, mas que precisam ser praticadas todos os dias para te ajudar a criar a sua autoridade na web.

Por isso, se esse conteúdo foi útil para você de alguma forma, temos um material que certamente vai te agradar ainda mais! Neste ebook, você aprenderá a estruturar um texto perfeito, desde a elaboração das ideias até as técnicas de persuasão que você pode aplicar!

Até logo! 🙂

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *