Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 26/11/2019. | Atualizado em 26/11/2019


Às vezes, temos a impressão que o dia tem mais horas para algumas pessoas. Mas a verdade é que essas pessoas superprodutivas apenas desenvolvem alguns hábitos diferentes. Conheça agora mesmo 11 deles!

Depois de um dia mega produtivo no trabalho, você deixa o escritório com aquele sentimento enorme de satisfação? E se você tivesse isso todos os dias? 

Algumas pessoas chegam a ser até duas vezes mais produtivas do que outras no mesmo período de tempo. Pode parecer que elas têm um poder mágico que as permitem ter tudo feito em um dia sem desistir de nenhum projeto, mas a verdade é que qualquer um pode ser efetivo no trabalho e nas tarefas pessoas. O segredo não é ter horas a mais ou até tentar encaixar tudo o que precisa ser feito em apenas um dia, mas tentar ao máximo trabalhar de forma inteligente e eficiente. 

O site de empregos Adzuna criou uma lista de 11 coisas que pessoas superprodutivas fazem diferente para te inspirar e te ajudar a ser mais efetivo no trabalho e na vida pessoal, confira: 

1. Nunca lide com as coisas duas vezes

Um dos maiores motivos de muitos profissionais perderem tempo, é que muitos começam uma tarefa e logo pulam para outro afazer, deixando a tarefa inicial inacabada para outro momento.

Pessoas ultra-produtivas começam suas tarefas e as terminam assim que elas entram em sua frente – mesmo que elas escolham um momento certo para começar ou decidam delegar a alguém. 

2. Deixe o escritório com o dia seguinte planejado

Sempre termine o dia de trabalho com o dia seguinte planejado. Planejar as suas tarefas diárias não é só produtivo para você entender o que foi feito hoje, mas também organizar seus afazeres para que o dia seguinte também seja produtivo. Não demora muito, e pode fazer toda a diferença na sua produtividade!

“Para todo minuto que é gasto organizando, uma hora é ganha” – Benjamin Franklin

3. Comece o dia “descascando os abacaxis”

Pode soar estranho, mas essa é uma boa dica para evitar a procrastinação! Comece o dia já fazendo as tarefas mais indesejadas e menos interessantes, assim você tem o resto do dia livre para se dedicar às suas tarefas mais inspiradoras e favoritas. Menos procrastinação, e mais produtividade!

4. Saiba decidir quais são as prioridades

Sempre vai ter algo mega urgente para ser feito de última hora, mas se você não é cuidadoso, dias e semanas podem passar sem que coisas realmente importantes sejam feitas. Ninjas da produtividade priorizam completar as tarefas mais importantes e trabalham super focados para não se distraírem apagando fogos que podem ser delegados ou momentaneamente ignorados.

5. Crie um guia para suas reuniões

Reuniões podem ser um inimigo para a produtividade e eficiência de tempo. Que tal criar um plano simples com todos os tópicos para a reunião, baseado no tempo que ela deve durar? Isso pode ser uma grande motivação para todas as pessoas envolvidas, pois as coisas podem ser resolvidas de forma mais rápida no período de tempo certo. 

6. Apenas diga “não”

A gente sabe que pode soar mal dizer “não” no trabalho, as às vezes essa pode ser uma palavra poderosa! Se você é o tipo de pessoa que diz “sim” para todos e aceita todas as tarefas que aparecem na sua frente, as chances de você estar sobrecarregado e estressado podem ser grandes, e isso afeta de forma negativa a sua produtividade. Dizer “não” te permite manter-se focado em suas tarefas existentes e realizá-las de maneira efetiva. 

7. Evite responder emails durante suas tarefas

Os magos da produtividade avisam: evite ser interrompido por e-mails que chegam em sua caixa de mensagem. Estabeleça determinados horários para checá-los, e use ferramentas para te ajudar quando você está à espera de uma mensagem importante. Dessa forma, você não ficará distraído e conseguirá ser mais eficiente respondendo emails de uma só vez. 

8. Multitasking talvez não seja tão produtivo quanto você pensa

Um estudo feito pela Universidade Stanford revelou que os profissionais realizam diversas tarefas ao mesmo tempo, na verdade, não são tão produtivos quanto os que fazem uma tarefa de cada vez. Tudo porque eles acham mais difícil filtrar informações relevantes, divagam mais para mudar de uma tarefa para outra e se distraem facilmente. Aqueles que realizam suas tarefas de maneira eficiente e bem feita são as terminam antes de começar uma nova. 

9. Saia do radar

Não tenha medo de sair do radar se você precisar. Às vezes, um projeto importante demanda que você saia totalmente de cena e mantenha o foco. Se você tem um laptop, que tal ir para aquele local mais reservado do escritório? Ou até mesmo para o café da esquina? Caso você trabalhe de um computador que não te permita isso, coloque o fone de ouvido e avise seus colegas que precisa manter-se em foco.

10. Pessoas ultra-produtivas delegam

Pessoas ultra-produtivas não têm medo de delegar, então confie no seu time e procure conhecer as qualidades e pontos fortes de cada um. Lembre-se: você é apenas um e não pode fazer tudo por si só! 

11. Tecnologia ultra-produtiva

A tecnologia é culpada por ser uma das maiores distrações em casa e no trabalho, porém há diversos aplicativos e plataformas super úteis que podem te ajudar na sua produtividade se forem usados de maneira certa.Uma boa forma de fazer a tecnologia trabalhar ao seu favor, é para sincronizar tudo da sua lista de afazeres e do seu calendário para seus dispositivos como celular, tablet e laptop. Assim, você pode otimizar as tarefas, e criar alertas quando precisa se lembrar de algo importante.

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do Adzuna.

Nota do editor:
O dia a dia de um produtor de conteúdo fica mais fácil quando pequenas tarefas são automatizadas. Por isso, criamos uma lista com mais de 100 aplicativos recomendados e usados no dia a dia pela equipe da Rock Content. Confira a lista e melhore sua produtividade!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto