Por Ana Júlia Ramos

Uma quase jornalista apaixonada por séries de televisão, cinema, livros e péssima em auto descrições.

Publicado em 27/05/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Quais são seus hábitos que podem te levar ao sucesso?

Se inspirar em hábitos de sucesso de pessoas realizadas profissionalmente pode ser uma ótima ajuda para quem se encontra em um período da vida onde falta motivação ou perspectiva em relação ao futuro.

Não pense que várias das características que transformaram a realidade de figuras que têm rendimento satisfatório e acima da média são mirabolantes, difíceis de serem alcançadas ou que custarão caro.

O texto a seguir existe para mostrar que, ao observar e reproduzir simples ações, você pode estar um passo mais próximo do sucesso. Quer descobrir quais são elas?

Aprenda algo novo diariamente

Se você é um profissional que não estuda e nem procura se manter atualizado em relação à área em que trabalha, saiba que pode estar ficando para trás de muita gente.

Ninguém nunca conseguirá dominar por completo nenhum assunto, então, a desculpa de que você já está há muito tempo no mercado ou que “já estudou demais” não pega.

Uma forma simples e leve de aprender coisas novas é a partir da seleção de blogs/sites especializados e divisão por editorias. Você pode fazer o seguinte:

  • assuntos que eu já domino;
  • assuntos que eu não conheço mas tenho vontade de aprender;
  • assuntos nos quais eu sou fraco;
  • leituras aleatórias/de lazer.

Depois de separar as melhores fontes de conteúdo para cada uma dessas características, faça uma espécie de calendário. Não precisa ser nada muito trabalhoso, caso contrário fica chato e a tarefa pode se tornar desanimadora.

Reserve certos dias da semana para cada assunto e leia sobre eles em momentos em que você não precisará sacrificar nenhuma outra atividade importante. O legal é ter essa atividade como hobby e um hábito positivo que você preza e tem vontade de manter.

Ao aprender coisas novas dia após dia, sua bagagem de conhecimento vai se expandir de maneira incrível. A leitura, quando construtiva e feita com seriedade, é capaz de levar um indivíduo onde quiser. Melhore seu valor pessoal!

Aproveite a facilidade de encontrar conteúdo online e invista em novos aprendizados.

Não faça metas simplesmente por fazê-las

Falar de meta atualmente virou algo muito comum. No entanto, sempre existe aquele tipo de “realização de final do ano” ou “realização de segunda-feira” na qual existe a vontade de mudar e ser bem-sucedido em algum aspecto da vida, mas ela sempre é deixada para depois.

Mais do que um profissional que cumpre metas no trabalho para manter o emprego, seja uma pessoa que estabelece metas na vida. Quer economizar? Estabeleça a meta de um valor a ser gasto mensalmente. Quer ser mais saudável? Proponha um calendário de exercícios físicos durante a semana.

Mark Zuckerberg, no ano de 2015, definiu uma meta pessoal para si mesmo: ler um livro por semana para que, dessa forma, ele ampliasse sua bagagem cultural.

É importante que, ao cumprir esse objetivo, você se dê um bônus pela atividade cumprida. Parabenize a si mesmo por ter trabalhado duro e chegado onde pretendia!

Ao se tornar uma pessoa que rege a própria rotina a partir de metas, sua forma de enxergá-las será muito mais natural, o que terá total reflexo na rotina profissional. Muitas pessoas vêem a prática como algo desmotivador e chato, mas não precisa ser assim.

Trabalhe com aquilo que você sabe que pode cumprir e, após perceber que o nível está aumentando gradativamente, capriche ainda mais na meta. Dessa forma, você se tornará uma pessoa regida pelo sucesso e que acumula pensamentos estratégicos com foco na vitória.

Pratique a oratória

Uma das características mais “invejáveis” de pessoas realmente bem-sucedidas é a capacidade de falar em público. Mesmo que você não seja alguém que precisa palestrar em um evento de duzentas pessoas ou que o seu trabalho na verdade não demande muita conversa, a oratória ainda é importantíssima para o sucesso profissional.

Saber se expressar de forma direta, coesa e estratégica te levará a conquistar muitos objetivos desejados. Pode ser uma nova oportunidade de emprego, uma promoção, um investimento, novos clientes ou maior capacidade de fazer networking, por exemplo.

Não seja tão ‘multitarefas’

Essa característica é exaltada por muitas pessoas que se consideram bem-sucedidas, mas há quem diga que na verdade ela não é tão positiva assim.

Ao focar em várias coisas de uma vez, existem grandes chances de você não estar depositando atenção de verdade em nenhuma delas.

Um profissional de sucesso é bom no que faz e produz com excelência. Quantidade e qualidade são palavras que, por mais que se pareçam, não são valorizadas da mesma forma — e nem devem ser. Não adianta nada entregar 100 demandas mal feitas no final do dia quando você poderia ter entregado 20 ideias brilhantes.

Sabendo disso, estabeleça prioridades e foque em uma. Estabeleça um padrão e não aceite entregar com qualidade menor do que você sabe que consegue fazer.

Mantenha a mente e o corpo saudáveis

Pense em você enquanto uma máquina. Se alguma engrenagem não funciona direito, todo o resto ficará prejudicado. Por isso, não esqueça do seu bem estar antes de qualquer outra demanda que possa aparecer no meio do caminho.

Para deixar a mente saudável, não se force por incansáveis horas de trabalho. Proponha um limite para si e saiba respeitar as próprias necessidades. Jornadas duplas ou até mesmo triplas podem até parecer produtivas, mas garanto que não são.

Tente dar pausas sempre que o estresse falar mais alto e saiba definir os limites entre a vida profissional e a pessoal (não deixe um passar por cima do outro).

Já em relação ao corpo “físico”, saiba que não adianta em nada ser inteligente e bem-sucedido se você vive doente. Tire intervalos entre uma tarefa e outra para descansar os olhos — principalmente após horas no computador, dê uma passeada pela casa ou pelo escritório, vá a pé até a padaria mais próxima no horário do lanche, alimente-se de maneira saudável e evite forçar seus próprios limites.

Se o sono chegou, durma! Se o corpo dói, pare um pouco. Além disso, é importante manter uma rotina de atividades físicas. Se for algo que te dá prazer como um esporte em especial, por exemplo, melhor ainda.

Já deu para perceber que os hábitos de sucesso não são tão difíceis de serem alcançados, certo? A verdade é que, com um esforcinho diário, você pode estar mais próximo do que imagina de atingir os objetivos tão sonhados!

Se você gostou desse texto e acredita que tem o que é preciso para se tornar um profissional bem-sucedido, conheça os melhores hacks de produtividade e gestão de tarefas!

Curso por email - Hacks de produtividade banner

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *