Confira 5 habilidades que todo redator precisa desenvolver para ter sucesso

Confira 5 habilidades que todo redator precisa desenvolver para ter sucesso

Uma das profissões do futuro é a de redator, principalmente para a web. Trata-se de um dos mercados mais promissores para profissionais que possuem as habilidades básicas necessárias para começar e estão dispostos a se atualizar constantemente.

O mercado moderno está repleto de novas oportunidades e as profissões do futuro já são responsáveis por boa parte dos empregos na atualidade.

Entre as principais delas, a de redator se destaca, principalmente no contexto web. Trata-se de uma carreira muito visada, tendo em vista a sua flexibilidade e resultados.

O redator pode atuar tanto dentro de uma empresa quanto de forma autônoma, prestando serviços como freelancer.

Se você já pensou em trabalhar nessa área, mas não sabe o que é preciso para começar, separamos um conteúdo que com certeza vai te ajudar.

Descubra quais são as 5 principais habilidades de redator e veja se você tem o que é preciso para seguir essa carreira.

1. Gostar de escrever

Uma das primeiras e mais importantes habilidades de redator é gostar de escrever.

Todos nós já escrevemos em algum momento da vida, seja uma carta, um poema, um bilhete ou um texto para as redes sociais. Mas nem todas as pessoas gostam de escrever de forma contínua e profissional.

Não é preciso nascer com o dom para ser um escritor. Muito pelo contrário, as habilidades de redator podem ser adquiridas ao longo da vida, através da leitura, da pesquisa e principalmente da prática de escrever.

É durante o treino que melhoramos as nossas habilidades e aprendemos mais sobre a escrita.

Por isso, para escrever bem é necessário gostar desse processo de escrever, de conhecer o universo das palavras e das ideias.

Mas, por mais não seja necessário nascer com o dom da escrita, é fundamental ter gosto pela área. Afinal, quanto mais uma pessoa se envolve e se aprofunda nessa atividade, melhor a sua capacidade de escrever.

Então, se você gosta de escrever e consegue se relacionar bem com esse universo ou tem vontade de desenvolver mais essa habilidade, pode ser uma excelente ideia começar a trabalhar nessa área.

Resumindo, para aprender como escrever bem é fundamental gostar de escrever em primeiro lugar. Fazemos muito melhor aquilo que gostamos de verdade. Por isso, a paixão pela escrita deve estar em primeiro lugar.

Confira um compilado de conteúdos para te inspirar a produzir textos incríveis! ✍️
Como escrever bem: 39 dicas para começar agora
Inspiração para escrever: 15 dicas de como ter ideias para escrever
Storytelling: tudo sobre a arte de contar histórias inesquecíveis
Copywriting: entenda como dominar a escrita persuasiva

2. Entender de marketing digital

Entre as profissões do futuro, a de redator web é certamente uma das mais interessantes para aqueles que gostam não só de escrever, mas também de trabalhar com internet.

Por isso, uma das habilidades de redator é conhecer e entender o marketing digital. Afinal de contas, a grande maioria do material produzido em texto, na atualidade, tem como destino a publicação em ambientes online, tais como sites, blogs, e-mails e redes sociais.

Em razão disso, o redator deve dominar a arte de escrever e estar pronto para incluir no seu processo de trabalho temas e conceitos que são próprios do mercado digital.

Um texto para um blog, por exemplo, deve ser otimizado em SEO (Search Engine Optimization), para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas no Google.

Além disso, é importante também conhecer as técnicas de copywriting, ou seja, a escrita com foco na persuasão, para influenciar pessoas a tomarem uma decisão.

Em páginas de venda, essa técnica é utilizada para levar os leitores a fazerem uma compra, assinar uma lista de e-mail ou baixar algum conteúdo, por exemplo. Por isso o redator deve estar sempre buscando aprender sobre o mercado digital, como ele funciona, quais são as principais atividades e oportunidades profissionais.

Como a maioria das vagas e oportunidades para redatores estão justamente nesse segmento, saber bem sobre marketing digital é uma das habilidades que não podem ficar de fora.

3. Aprender algo novo sempre

Escrever já foi uma simples questão de colocar as ideias no papel de forma coesa e organizada. Porém, o mundo moderno trouxe novas exigências, elevando o número de habilidades de redator.

Escrever em papel, por exemplo, de forma analógica, já é algo extremamente raro. Atualmente, tudo é digital, inclusive o processo de escrita.

Para conseguir se destacar nesse mercado, o redator deve estar disposto a aprender algo novo sempre. Ou seja, além de dominar a escrita de modo geral, é fundamental descobrir novos arranjos e formas de aplicar essa técnica.

Além de textos convencionais, como aqueles para livros e publicações em revistas e jornais, outros formatos devem ser explorados.

Estamos falando da escrita para blogs, anúncios publicitários, e-mails, e-books e outros. Todos estes formatos exigem linguagens diferentes, que devem ser aprendidas e postas em prática pelo redator.

E já que estamos falando sobre aprender algo novo com frequência, essa é uma das habilidades de redator que não se relaciona apenas com os formatos de escrita, mas também com o conteúdo.

O redator, ao longo de sua vida profissional, é levado a escrever sobre uma multiplicidade de temas.

Para conseguir entregar resultados e material de qualidade para os seus clientes ou para a empresa na qual trabalha, o redator deve buscar estudar diversos assuntos. Afinal, a sua escrita pode flutuar entre diversas áreas do saber, motivo pelo qual é importante conhecer um pouco sobre tudo.

4. Ser flexível

Uma das habilidades de redator e de qualquer profissional na atualidade é a flexibilidade.

O tempo em que os processos de trabalho eram bem rígidos acabou. Na atualidade, profissionais devem estar dispostos a se adequar às mais diversas necessidades e demandas.

No mundo da redação web, essa flexibilidade implica em ser capaz de adequar o tom de escrita para cada persona.

A persona nada mais é do que a imagem ideal de um cliente, a ser atingido por uma empresa através dos seus conteúdos publicitários, muitos deles desenvolvidos pelo redator, como os textos para blog, site, e-mail e e-book.

Como a persona de cada empresa é distinta, a escrita do redator deve ser completamente flexível e maleável. Escritores com uma só visão de escrita não são capazes de acompanhar a multiplicidade de linguagens exigidas no mercado digital.

Então, o profissional deve ser capaz de compreender os interesses em questão e produzir conteúdo personalizado.

5. Ser organizado

Por fim, na lista de habilidades de redator, a organização não pode ficar de fora.

No seu dia a dia de trabalho, seja dentro de uma empresa, seja atuando como freelancer, o profissional deve estar sempre comprometido com prazos, não podendo atrasar na produção do conteúdo.

Sem organização é praticamente impossível conseguir criar conteúdo sob demanda, principalmente quando estamos falando da escrita criativa, que exige concentração e inspiração.

Para conseguir ser organizado em sua vida profissional, o redator deve estar ciente das suas limitações. Saber quanto de trabalho é possível realizar de forma simultânea é um dos segredos para não perder prazos, nem deixar o cliente esperando pelo conteúdo.

Organização é a chave para conseguir entregar tudo na data combinada.

Mesmo quem escolhe trabalhar em casa deve ter cuidado para não perder de vista a organização.

Muitas vezes, as pessoas imaginam que trabalhar no ambiente de casa é sinal de poder trabalhar na hora que quiser, como quiser, o que está longe de ser verdade. Existe flexibilidade, mas é fundamental que também exista ordem e rotina.

Quando o redator agarra mais trabalhos do que é possível fazer, acaba criando uma bola de neve. O resultado pode ser catastróficos. E como o mercado moderno leva em alta consideração as recomendações de clientes antigos, ter uma avaliação negativa é algo que permanece para sempre no perfil profissional do redator.

Você está preparado para o futuro?

Conforme mencionados, uma das profissões do futuro é a de redator, principalmente para a web. Trata-se de um dos mercados mais promissores para profissionais que possuem as habilidades básicas necessárias para começar e estão dispostos a se atualizar constantemente.

Toda empresa necessita de trabalhos nessa área, seja para alimentar um site ou blog, seja para criar sequências de e-mail marketing, seja para criar um ebook para isca digital.

Por isso, caso você possua as habilidades de redator, vale a pena tentar ingressar nesse mercado. As oportunidades são incríveis inclusive para começar o seu próprio negócio, de forma autônoma.

Mas, além dessa profissão, existem muitas outras que estão em alta e que são promissoras. Caso você queira conhecer mais sobre elas, separamos um post completo com 25 profissões do futuro para ficar de olho.

Quais serão as profissões do futuro?Powered by Rock Convert

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.