Por Mateus Pimenta

Redator e revisor web, leitor profissional e aspirante a Jedi consular.

Publicado em 14/08/2020. | Atualizado em 18/06/2020


Mudar de carreira é um passo que requer o desenvolvimento de algumas habilidades profissionais, como espírito de trabalho em equipe, criatividade, boa comunicação e adaptabilidade. Entenda por que isso é tão importante.

Diversas circunstâncias podem levar um profissional a mudar de carreira. Uma delas é ter sido demitido, embora outros motivos também possam fazê-lo considerar dar esse passo, como falta de propósito, estresse, cansaço e um salário baixo.

De qualquer modo, para atuar em outra profissão, é preciso se planejar e desenvolver certas habilidades profissionais. Isso é importante tanto para conseguir um novo emprego quanto para trabalhar como freelancer — que, a propósito, é uma ótima forma de mudar de carreira.

É aí que entram as habilidades transferíveis. Veja que interessante: algumas habilidades são específicas de determinada profissão. Entretanto outras são úteis em qualquer tipo de trabalho e em várias áreas da vida. Então, é importante desenvolvê-las caso esteja planejando mudar de carreira.

Por isso, continue a leitura e confira algumas habilidades profissionais que vão ajudar você a atingir seus objetivos.

O que são habilidades transferíveis?

Habilidades transferíveis são competências ou talentos que podem ser aproveitados em diferentes profissões. Por exemplo, se você é professor, deve ter desenvolvido uma capacidade de comunicação que pode ser muito útil em outra área. Atuando como gestor, isso ajudará no exercício de uma boa liderança, que inclui feedbacks claros, didáticos e empáticos.

Se você trabalha com arte final e design, sua criatividade poderá ser aproveitada ao mudar de carreira. Por exemplo, o design thinking é muito valorizado no gerenciamento de qualquer tipo projeto para trazer versatilidade aos processos.

Quais habilidades profissionais são importantes em uma mudança de carreira?

Naturalmente, algumas habilidades estão mais ligadas a alguma área específica, e outras têm uma natureza mais ampla e podem se aplicar a mais profissões. Vamos aprofundar no assunto e falar especificamente sobre algumas delas.

Boa comunicação

A importância das habilidades de comunicação em certas áreas é muito evidente. Por exemplo, se você é jornalista ou um profissional de relações públicas, expressar-se por meio da fala e da escrita faz parte da sua rotina.

Acontece que essa habilidade que você desenvolveu também será muito útil em sua futura carreira. Afinal, uma boa comunicação é fundamental no relacionamento com colegas de trabalho, clientes e encarregados.

Saber organizar argumentos e articular bem as ideias contribui muito para a harmonia entre você e as pessoas à sua volta, bem como para o seu sucesso profissional. Seja ao conversar ou escrever e-mails, seja ao criar apresentações de slides, uma boa comunicação é um grande diferencial.

Tente imaginar o quanto essa habilidade será importante no caso de você decidir seguir uma carreira como freelancer, mesmo que apenas temporariamente. Será preciso fazer networking e principalmente manter um contato constante com o cliente durante todas as etapas dos jobs.

Se você entrar para a comunidade de freelancers da Rock Content, verá como é importante se comunicar bem. O motivo é a necessidade de ter contato com analistas, colegas de trabalho e clientes, o que requer saber expressar bem suas ideias.

Além disso, uma boa comunicação será essencial se seu interesse for trabalhar com redação, produzindo artigos como o que você está lendo agora. Diante de tudo isso, percebe a importância de saber expor suas ideias adequadamente?

Trabalho em equipe

Não é difícil entender por que tantas empresas procuram candidatos que demonstrem espírito de trabalho em equipe. Afinal, muitas atividades precisam ser realizadas por times.

Demonstrar que você tem a habilidade de trabalhar em equipe pode fazer uma grande diferença em um processo seletivo para uma vaga de emprego. Contudo essa habilidade também é um diferencial para quem quer seguir uma carreira como freelancer.

Se você for prestar serviços para uma empresa como a Rock Content, não haverá uma verificação para analisar se você tem essa habilidade. Entretanto, no dia a dia, saber trabalhar em equipe pode garantir mais oportunidades, ao passo que uma dificuldade nessa questão poderia levar a um desinteresse em seus serviços.

Acontece que quem não tem um espírito de trabalho em equipe muitas vezes acaba gerando mal-estar nos relacionamentos profissionais, além de prejudicar prazos e até a qualidade do serviço.

Por outro lado, quem sabe trabalhar em equipe ajuda a criar um ambiente positivo e contribui para o objetivo principal, que é a satisfação do cliente.

Criatividade

Em qualquer área, a criatividade é uma habilidade que ajuda muito na procura por soluções. Uma pessoa criativa pode lidar melhor com um problema — enxergando-o a partir de um ponto de vista completamente diferente e inovador, o que muitas vezes resulta em economia de tempo e recursos.

Mas se você está pensando em trabalhar com marketing, já deve imaginar como a criatividade é importante, certo? Freelancers da área atuam com design, redação e desenvolvimento de estratégias, ou seja, atividades que demandam uma boa capacidade de criação.

Você tem criatividade e muita vontade de usá-la? Há empresas procurando pessoas com esse perfil, e prestar serviço como freelancer para elas pode ser uma maneira de alcançar seu objetivo de mudar de carreira.

Adaptabilidade

A capacidade de se adaptar a novas situações está intimamente ligada à personalidade do profissional. Em algumas pessoas, a possibilidade de enfrentar uma mudança na vida causa uma grande sensação de desconforto. Em alguns casos, pode até gerar revolta.

Mas a verdade é que não dá para fugir das mudanças. Elas acontecem na vida pessoal e, no campo profissional, não é diferente.

Há empresas, por exemplo, que são bem dinâmicas, como é o caso das startups. Nesse caso, uma pessoa pode mudar de cargo em um período curto à medida que os desafios vão surgindo e o plano de negócios se desenvolve.

Entretanto, mesmo as empresas mais tradicionais podem enfrentar mudanças, principalmente em cenários de crise econômica ou social, o que geralmente leva a adequações internas.

No caso de freelancers, as mudanças fazem parte da vida. Um cliente vem, outro vai. Certos conhecimentos ficam defasados e requerem atualização. Novas habilidades precisam ser desenvolvidas para manter clientes ou conseguir novos. Tudo isso faz a adaptabilidade ser necessária.

Mudar de carreira é um passo que pode se originar de desejo ou necessidade, mas em qualquer um dos casos é essencial desenvolver certas habilidades profissionais. Com um bom planejamento, é possível alcançar seu objetivo e passar a se dedicar a uma atividade que traga um verdadeiro sentimento de realização.

Gostou da ideia de mudar de carreira trabalhando como um profissional freelancer? Então venha fazer parte do nosso banco de talentos!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *